A Associação Allegr’Arte tem o prazer de convidar toda a comunidade da vila de Mira a estar presente nas celebrações do 5º aniversário da União Músicos de Mira (UMM) que se irá realizar no dia 18 de Dezembro, na Igreja Matriz de Mira pelas 17h30.
As celebrações iniciar-se-ão com a participação da UMM na missa dominical pelas 11h30 e continuarão durante a tarde com a realização de um brilhante Concerto de Natal pelas 17h30 que contará com a participação especial do Grupo Coral da Barra, do Grupo Coral de Mira e da escola de música da Allegr’arte - a Academia de Artes, no qual também se procederá ao sorteio do Cabaz de Natal.
A União de Músicos de Mira é uma banda de música que nasceu em Dezembro de 2011, pela vontade de um grupo de jovens em se juntar novamente para vivenciar em conjunto a Música. É um grupo misto, constituído por cerca de 30 elementos, que alia a energia dos mais jovens à experiencia dos mais velhos, e possui como objetivos a divulgação da música, a preservação do património cultural da Região, a formação e o incremento da criatividade musical. Ao longo destes cinco anos tem vindo a desenvolver a sua atividade em arruadas, procissões, concertos, missas, inaugurações, animação de eventos, casamentos e batizados.
No ano de 2012 nasceu um outro projeto muito desejado pela Allegr’Arte: a Academia de Artes. É uma escola de música direcionada a toda a população, desde bebés até à idade sénior, que se destina ao ensino de aulas de formação e teoria musical, classe de conjunto vocal e instrumental, aulas de instrumento e atualmente engloba aulas de violino e de expressão dramática.
Ao longo destes cinco anos, o projeto que estava inicialmente num berço, agora já começa a ganhar forma e a dar mais do que os seus primeiros passos. Com agenda cheia ao longo de todo o ano e durante as festividades de Verão, verifica-se um sucesso crescente desta banda e de que tanto nos orgulha. A UMM destaca-se não só pela sua presença assídua em diversas festas e eventos do município, e participação em atividades a convite de outras associações, bem como pelas suas iniciativas de formação musical exteriores como workshops e masterclass e pela procura incansável por uma qualidade musical de excelência tanto a nível profissional como pessoal para cada um dos seus músicos, maestrina e elementos da associação.
Contudo, nada disto seria possível se não tivéssemos o público, o apoio das diversas instituições municipais e locais, as famílias das nossas crianças, os nossos músicos, os jornais locais e ainda o apoio de pessoas externas à associação que demonstram vontade em colaborar connosco. É por todas estas pessoas que temos vontade de realizar mais e melhor para levar a nossa cultura e as nossas raízes a cada um de vós.
Contamos com a vossa presença no dia 18 de Dezembro, na missa dominical e no concerto de natal para vos presentear com o melhor que sabemos fazer: a Música!

A Direção,
                                                                                                                      Allegr’Arte!