domingo, 11 de dezembro de 2016

Não é só um dérbi: pode ser uma ultrapassagem adiada há meio século

Resultado de imagem para Não é só um dérbi: pode ser uma ultrapassagem adiada há meio século
Desde 1965/66 que o Sporting não consegue o desafio que tem hoje pela frente: chegar ao topo da classificação com um triunfo em casa dos eternos rivais.
Não é só mais um dérbi dos dérbis que hoje se joga na Luz: em discussão está a liderança da I Liga e Jorge Jesus tem pela frente um desafio que assume contornos históricos para os de Alvalade. Com mais de meio século de história, para se ser mais preciso. Foi há 51 anos, em 1965/66, que o Sporting pela última vez chegou ao topo da classificação na visita aos eternos rivais, então com um expressivo triunfo por 4-2, mercê de uma épica exibição de Lourenço, que castigou as águias com um póquer - Eusébio e José Torres marcaram pelos encarnados.
Há três épocas, em 2013/14, o Sporting encontrava-se em circunstâncias idênticas às que se encontra neste momento, com a equipa então comandada por Leonardo Jardim a visitar a Luz a dois pontos do líder Benfica e com a possibilidade de ir roubar o primeiro lugar a casa do rival. Perdeu, contudo, por 2-0 e ficou a cinco pontos, o que também sucede hoje, em caso de derrota. Em 2011/12, os leões deslocaram-se à Luz a um ponto dos encarnados que seguiam na frente, mas foram batidos por 1-0 e regressaram a Alvalade a quatro pontos da liderança. Também em 1993/94, o Sporting falhou o desafio de roubar a liderança no reduto do eterno rival: em igualdade pontual com o Benfica, mas, em segundo lugar, os leões foram batidos por 2-1 e ficaram a três pontos do primeiro lugar.
Mais melodramático para os homens de Alvalade foi o dérbi de 2004/05, quando seguiam na frente do campeonato, com os mesmos 61 pontos que o Benfica, que levou a melhor por 1-0 e roubou, então, a liderança até ao fim, dias antes da final da Taça UEFA que os leões perderiam para o CSKA em Alvalade.
Jorge Jesus enfrenta, hoje, a história e o desafio de conseguir o que em 50 anos nunca foi feito.
o jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário