quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Um programa extra de realojamento (& Alepo destruída, à espera da evacuação)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
Foi adiada a evacuação de Aleposem justificação oficial, mas decidida depois de as forças militares de Bashar al-Assad terem terminado uma batalha agonizante. O acordo de cessar-fogo, para que cerca de 50 mil pessoas possam abandonar a zona, continua a ser respeitado - mas a ONU já denunciou aexecução de civis pelas forças pró-Assad. O que resta de Alepo depois da guerra é isto.
O Daesh reivindicou um atentado no Cairo, que este domingo matou mais de 25 pessoas e feriu perto de 50 na catedral copta de S. Marcos.
Por cá, soubemos que os filhos do embaixador iraquiano saíram de Portugalacompanhados pelo próprio pai - isto depois de o Governo ter dado mais uns dias para que lhes fosse retirada a imunidade diplomática. De mãos atadas, o MNE vai agora "pedir explicações".
No desporto, o Sporting protestou um controlo anti-doping feito noite dentro e em véspera de competição, isto enquanto Bruno de Carvalho dava uma entrevista para se mostrar revoltado com o árbitro e a falta de sorte do jogo contra o Benfica. Segundo o Record, o árbitro do jogo teve nota positiva do observador do jogo (estão a ver a polémica que se segue, certo?).
Uma nota ainda para lhe dizer que não temos notícias sobre Mário Soaresinternado desde ontem em estado crítico num hospital em Lisboa. A nossa esperança é dar-lhe boas notícias durante o dia de hoje. 

Notícias do dia 

O Governo compromete-se a estudar um programa extraordinário de realojamento no país, que seria o primeiro desde 1993. O objectivo é verificar “se a dimensão do problema exige uma intervenção adicional” e, nesse caso, se há recursos financeiros para tal. A promessa está aqui registada e vem na sequência da denúncia de uma equipa da ONU, que esteve agora em Portugal e lançou este alerta sobre o impacto da crise na habitação em alguns bairros sociais. Um exemplo? O que viu a Margarida David Cardoso no Bairro da Torre. Outro? Veja e leia o que escreveu a Joana Gorjão Henriques no bairro 6 de Maio: Este é o apocalipse dos "sem direito a casa"

Outras notícias a reter

Muitas suspeitas de corrupção no negócio do sangue e para além destes: o ex-presidente do INEM é também suspeito de ter recebido luvas para beneficiar duas empresas do Norte num negócio com a informática do instituto público. A nossa notícia de hoje está aqui, juntando-se o perfil de Cunha Ribeiro e a história de um nome que já aparece em três processos: neste, no caso Sócrates e ainda nos vistos Gold
JN acrescenta a isto uma nota: houve em 2013 um aviso a Passos Coelho e a Paulo Macedo sobre o que se podia estar a passar no INEM.

Um negócio pendurado... a venda do Novo Banco está perante mais um impasse, aguardando que um dos principais candidatos apresente novas garantias de disponibilidade financeira. 
... um outro travado: o Governo rescindiu os contractos de exploração de petróleo no Algarve, argumentando com pareceres da PGR e do regulador. O mais provável é que se siga, agora, uma disputa em tribunal. À TSF, esta manhã, Sousa Cintra garantiu que cumpriu em tudo e que nada recebeu a dizer que o negócio estava cancelado. 
... e um negócio inevitável... O BPI “encolheu” em Angola com a pressão do BCE e com queixas sobre o silêncio do Governo.
Um pagamento em atraso: as empresas públicas já devem 450 milhões pelos swap do Santander.
Um aviso de greveos aeroportos podem parar entre o Natal e o ano novo.
Uma aparente vitória: o acordo para as quotas de pesca na Europa em 2017 deu mais margem aos pescadores portugueses. A ministra diz que foi o melhor acordo de sempre, mas agora convém fazer as contas a cada espécie.
Uma conta às pensõeso aumento máximo em Janeiro será de 4,20 euros. O aumento extra virá em Agosto.
E uma proposta a caminho: os patrões vão apresentar amanhã umaproposta conjunta para um acordo abrangente na concertação social.
Na política, sobra uma garantia do PSDPassos não será candidato a Lisboa(e talvez venha a apoiar Cristas). E um voto ao contrário: em Lisboa, os sociais-democratas são a favor da municipalização da Carris (clicar aqui e tentar perceber). Sobre este PSD, o Manuel Carvalho tem uma conclusão: chegámos ao Passos Coelho's blues.

Boas leituras

Ciência e tecnologia: o novo mundo que chega em 2017. Preparado para as realidades paralelas que estão a caminho? Para os ambientes de realidade virtual a criações de inteligência artificial, passando pela terraformação de outros planetas? O Future Today Institute lança desde há uma década um Relatório de Tendências Tecnológicas para o ano que se segue. O que saiu ontem antecipa-nos este futuro.
O documentário que quer abalar Lisboa. Vêem-se aviões e mais aviões, navios gigantes a cruzar o Tejo, autocarros turísticos, eléctricos, tuk-tukssegways e outros semelhantes. Estamos em Lisboa, uma “cidade embrulhada para presente” oferecido aos turistas. Estamos em TERRAMOTOURISM, documentário do colectivo espanhol Left Hand Rotation, que há quatro anos começou a perceber (e acompanhar) a mudança da capital portuguesa. A comparação que serviu de mote ao filme é impactante:mostrar semelhanças entre as ruínas do terramoto de 1755 e as  produzidas à conta de um boom turístico em Lisboa. Excessivo? Certo. Mas no alvo? O melhor é avaliar por si.

Hoje acontece

Mesmo a terminar

Uma surpresa: havia um 'da Vinci' esquecido numa pasta de cartão. A Lucinda Canelas começa assim a contar a história: "Um médico aposentado francês entra numa importante leiloeira de Paris levando consigo uma pasta de cartão com 14 desenhos, que pertencera ao seu pai, um bibliófilo. Tivera-os em casa durante anos sem lhes prestar atenção e entretanto decidira avaliá-los." Lendo, parece um daqueles deliciosos contos de Natal.
A propósito de Natal, que tal uma tentação? A Fugas deixou-nos uma lista de 10 coisas doces para a época de festas, com preço e localização precisa. Pelo caminho, aqui vai uma lista de sugestões de compras para miúdos e graúdos - roupa na moda, pois claro, porque ao que nos conta este estudo, é isso que a maioria prefere receber no sapatinho. 
Agora é altura de me despedir com um até já e desejo de um dia feliz. Sim, o tempo não ajuda, mas nada como um belo sorriso para puxar pelo melhor que o dia nos traz. Vamos a isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário