quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Talvez não saiba, mas em Mira também há Karate!

É ali, na Escola dos Leitões, bem junto à Estrada que liga Mira a Cantanhede, que Rui Miguel de Oliveira, professor e praticante de Karate, ministra as aulas aos seus pupilos.
Regressado de Angola, onde esteve por vários anos em trabalho, Rui Oliveira ponderou e, depois tomou a decisão de fazer o que tanto gosta: passar a uma nova safra de futuros Karatecas, um pouco do muito que conhece desta arte-desporto!
Encontrando obstáculos de variada ordem, que iam desde "perceber como estava o Karate em Mira" até encontrar uma localização que se aproximasse ao máximo da ideal para a prática deste desporto, lá foi ele calcorreando os caminhos do Concelho, até que encontrou o espaço onde ministra as aulas... um espaço cedido pela Associação dos Leitões, que viu ali uma oportunidade de atrair jovens e menos jovens para a prática do exercício físico, que vai muito para além do futebol, do futsal ou mesmo do atletismo: o Karate une o ritmo à mentalização necessária para a sua boa execução.
E foi assim que, Rui Oliveira começou a encontrar miúdos e miúdas desde tenra idade dispostos a praticar um desporto que é por demais exigente e cansativo. Mas, é ali, nos Leitões, numa pequena localidade, que ele tem encontrado gente que até pensa em grande. Porque não sair daquele pequeno espaço, alguns futuros campeões? Porque não acreditar que a força de vontade, a perseverança e o crer deste homem pode vir a ser premiada com o nascimento, através das suas mãos e mediante as suas explicações, de atletas com um futuro risonho pela frente?
Tal como ele, que chegou a patamares altos a nível nacional, podem aparecer novos talentos que ainda estejam escondidos sob a carapaça do receio e da timidez. Mas, é lá, naquela pequena escola de uma pequena aldeia, que podem estar a hibernar, sem que os próprios saibam ainda, meninos e meninas que possam orgulhar o mestre, suas famílias e toda uma sociedade local que se inspira no talento formado, tantas vezes, por muito sangue, suor e lágrimas.
Sem isso, podemos ter a certeza, nada termina em realização pessoal...
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário