quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Assis diz que Costa está paralisado (& as 8 ideias de Trump que ameaçam mudar tudo)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público

Bom dia!
Obama justificou as suas últimas decisões. “Quisemos enviar um sinal”, “tentamos chamar a atenção”, “era preciso dar um contexto”, explicou ponto a ponto o ainda Presidente, na sua última conferência de imprensa. E também disse o que espera de Trump.
A CIA publicou cerca de 930 mil documentos desclassificados, mais de 12 milhões de páginas, que estão agora online e acessíveis a todos. A documentação inclui relatórios sobre avistamentos de OVNIS ou experiências psíquicas. Se tiver curiosidade, encontra o link aqui.
Paul McCartney pôs a Sony em tribunal. O antigo “beatle” quer recuperar os direitos de autor de músicas como Across the UniverseLove Me Do ou I Want to Hold Your Hand.
Uma avalanche em Itália causou muitos mortos. As vítimas para já conhecidas estariam num pequeno hotel em Farindola, dizem os media italianos esta manhã.
Benfica deu mais um passo rumo a uma época perfeita. Ontem à noite colocou um ponto final no “sonho” do Leixões. Rui Vitória continua a perseguir um feito inédito, explica o David Andrade. Aqui ao lado, em Madrid, o Real voltou a perder (e já vão duas consecutivas).

As notícias do dia

O primeiro socialista dissonante no caso TSUFrancisco Assis diz que o Governo está paralisado - e sugere eleições antecipadas, seja a curto ou a médio prazo. O artigo do eurodeputado do PS está no PÚBLICO. À direita, parece haver mixed-feelings: se Morais Sarmento sugere uma abstenção a Passos, a polémica deu ânimo à bancada do partido.
A pressão não acaba - e atinge todosPassos tem recebido cartas de empresários, pedindo que viabilize a redução da taxa, diz o NegóciosA OCDE pede uma TSU reduzida para todos os salários baixos (sendo que pede também despedimentos mais fáceis). E o Bloco antecipou a data de revogação, para que o acordo nem entre em vigor.

O Governo, entretanto, anuncia medidas: vão ser contratados mais 500 professores para ajudar alunos em risco. E mais uma: os estudantes voltam a poder pedir empréstimos - e há 80 milhões disponíveis. E ainda há uma promessa aos cientistas.
Na Justiça, Ricardo Salgado é o 20º arguido do caso Sócrates, ficando proibido de falar com o ex-PM. O ex-banqueiro mostrou-se "surpreendido".
A propósito da banca, um tiro da Relação atingiu o sigilo da Caixa. Para já não há ninguém a recorrer da decisão, que vai dar gás à comissão de inquérito parlamentar, explica a Liliana Valente.
A EDP foi para os tribunais. Objectivo: contestar a taxa extraordinária da energia, à semelhança do que já fizeram REN e Galp.
A Santa Casa retirou licenças por venda ilegal de jogo a menoresO problema está sobretudo no Placard.
Fraudes na Saúde: “Não se justifica tudo para salvar vidas”, diz ao PÚBLICO a inspectora-geral das actividades em saúde, alertando que o SNS ainda tem muitos casos de fraude e de desperdício. A entrevista é da Romana Borja-Santos e da Ana Henriques.
Os imigrantes explorados arranjaram outros trabalhos, “no Alentejo e em Espanha”. Paletes de madeira a fazer de camas, dezenas de bilhas de gás, caixas de papelão e roupas amontoados. Foi o cenário encontrado pelos inspectores da ACT quando foram ao barracão em Pedrógão que é propriedade de um emigrante português na Suíça. A nossa equipa esteve lá, a filmar tudo.

Parar para pensar: agora, Trump

Estamos a 24 horas da posse de Donald Trump, abrindo uma nova era em que "o improvável pode acontecer e o inesperado prevalecer". A frase é de Paulo Portas, o entrevistado de hoje do PÚBLICO e Renascença. Portas aponta "um risco muito grande com Trump", que atingirá a economia europeia. Mas também olha para a relação EUA-Rússia, onde vê uma oportunidade para resolver problemas sensíveis. Para além da entrevista, aqui ficam mais alguns textos, para que possa estar preparado para o que pode vir:
  • As oito promessas de Trump que ameaçam mudar o mundo, um puzzle difícil que só não sabemos se acabará por ser uma política estruturada - ou se foi apenas uma mão cheia de tweets sem consequência (para ver aqui).
  • E se Trump transformar as ameaças à China numa guerra comercial? O Sérgio Aníbal começa o texto assim: "Nos últimos quinhentos anos, mostra um estudo realizado na Harvard Kennedy School, em 12 dos 16 casos em que a potência mundial dominante foi desafiada por uma potência emergente, o resultado final foi a guerra" (para ler o resto, que vale bem a pena, clique aqui).
  • Merci, Mr Trumpdiz com ironia o Miguel Esteves Cardoso, explicando ao quase-Presidente meia dúzia de coisas - e aos líderes europeus a consequência disso.
  • Os criadores de moda devem vestir Melania e Ivanka na tomada de posse? Espere, a resposta é mais complexa do que parece. É que uma série de designers, entre eles Mark Jacobs e Tom Ford, não querem associar o seu nome ao de Trump. O texto é um exclusivo Washington Post/ PÚBLICO.
Amanhã, claro, voltaremos ao tema.

Hoje acontece
  • O BCE tem a sua primeira reunião sobre política monetária de 2017, depois de em Dezembro ter anunciado uma retirada gradual dos estímulos à economia.
  • Em Davos, na Suíça, António Guterres apresentará a sua visão para a ONU, num painel sobre a cooperação para a paz integrado no Fórum Económico Mundial.
  • Mais de 50 mil médicos são hoje chamados a votar nas eleições que vão eleger o seu novo bastonário, havendo quatro candidatos a disputar o cargo.
  • Começa a operação de aumento de capital do BCP, de 1,33 mil milhões de euros, que visa o reembolso total da ajuda estatal de 700 milhões de euros e o reforço dos rácios de capital.

Só mais um minuto...

... para um elogio público. O Presidente Marcelo andou esta noite pela cidade de Lisboa, a recolher sem-abrigo para que não passassem a noite ao frio. Num refúgio, Marcelo ouviu coisas boas, mas as más também. Fez o que devia - e nestes dias só isso é digno de um registo.
Para si, fica o nosso desejo de um dia bom. Produtivo, animador, feliz. Passe por nós aqui, estaremos sempre atentos e ao seu dispor.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário