quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

360º - Os novos Fact Checks do Observador. Centeno mentiu sobre a CGD? E Costa alguma vez usou a dívida para atacar o Governo PSD/CDS?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
...a noite era agitada na Presidência Trump:

  • Tudo começou com Donald Trump a dizer que a audiência onde três juízes analisaram a lei que pretende restringir a entrada de estrangeiros no país foi "uma vergonha". Mais: a frase foi dita durante um discurso a responsáveis da polícia.
  • A reacção mais forte veio da pessoa mais inesperada: o juiz que Trump acaba de nomear para o Supremo Tribunal, Neil Gorsuch, disse que as declarações do Presidente são "desanimadoras" e "desmoralizadoras".
  • Trump aproveitou ainda o dia para, no Twitter, atacar a cadeia de lojas que decidiu deixar de vender a marca de roupa da filha Ivanka. "Terrível!", escreveu.
  • Ao final da noite, o Presidente teve uma boa notícia: depois de uma longa polémica, o senador Jeff Sessions, do Alabama, foi confirmado como novo secretário da Justiça.
Há mais novidades sobre a troca de correspondência entre António Domingues e o Ministério das Finanças. Os emails mostram que os advogados do ex-presidente da CGD participaram na redação da lei que isentava a declaração de rendimentos. A notícia é do Público.


Informação relevante
O Observador estreou ontem os seus novos Fact Checks. Agora num formato mais directo ao ponto e mais fácil de partilhar, os novos Fact Checks são a imagem de uma das maiores preocupações do Observador: o escrutínio de todos os poderes.

As conclusões dos nossos Fact Checks podem ser uma das seguintes: “Certo“, “Praticamente Certo“, “Esticado“, “Inconclusivo“, “Enganador” e “Errado"A estreia aconteceu em dia de debate quinzenal no Parlamento - e logo numa discussão quentíssima. Os jornalistas do Observador fizeram dois Fact Checks às afirmações do primeiro-ministro.

Primeiro Fact Check: Mário Centeno mentiu sobre o suposto acordo com António Domingues para que os administradores da Caixa pudessem manter privada a sua declaração de rendimentos? Foi uma das principais polémicas do dia, depois da divulgação das cartas sobre o tema enviadas pelo ex-presidente da CGD ao ministro das Finanças. No parlamento, António Costa foi definitivo: Centeno não mentiu. Será mesmo assim?

Segundo Fact Check: é verdade que, quando estava na oposição, António Costa nunca usou o argumento da dívida para atacar o Governo PSD/CDS? O atual primeiro-ministro garantiu que não e utilizou isso para criticar social-democratas e centristas por falarem sobre um assunto que, segundo ele, é demasiado delicado para ser tocado pelo debate político. A declaração feita ontem no Parlamento por António Costa está certa ou errada?

Este segundo Fact Check tem um extra: uma versão condensada em vídeo, que pode ver num minuto e meio e partilhar nas redes sociais. Pode encontrá-la aqui.

O Observador começou a preparar estes novos formatos de Fact Checks há alguns meses, na altura em que contactou a Rede Internacional de Fact-Checking, do Poynter Institute. É uma das principais organizações nesta área - de tal forma que o seu Código de Princípios (a que o Observador também adere) foi acolhido pelo Facebook na sua luta contra a propagação de notícias falsas nas redes sociais. Neste dia de estreia, entrevistámos Alexios Mantzarlis, que dirige esta Rede Internacional de Fact-Checking. Ele não tem dúvidas (e nós também não): "Confrontadas com factos as pessoas mudam de opinião".

Fernando Ulrich deixou a presidência executiva do BPI - e foi substituído por um espanhol. Como o próprio anunciou, já não há dúvidas: "Até agora, o CaixaBank era o maior acionista. A partir de hoje, o CaixaBank controla o BPI". Ulrich mantém-se como presidente do conselho de administração, mas quem toma as decisões é Pablo Forero.

Quem é o homem escolhido para mandar no BPI? Veja aqui alguns detalhes.

Outra consequência da nova estrutura accionista: como 84,5% do capital está concentrado numa única empresa, o BPI sai do PSI 20. Hoje de manhã, o valor das acções teve uma grande queda na abertura do mercado.

O PCP quer acelerar a "geringonça". Por isso, vai propor alterações nas leis do trabalho que revertam medidas do anterior Governo. Em entrevista à Antena 1, João Oliveira, líder parlamentar dos comunistas, disse querer saber se de facto o Governo tem um acordo paralelo com as associações patronais para não mexer na legislação laboral.

Há um novo arguido na Operação Marquês, o 21.º. Rui Horta e Costa, que ontem renunciou ao cargo de administrador não executivo dos CTT, é suspeito de quatro crimes.


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve sobre arte: "Dentro da Fundação Vuitton, uma harmonia luminosa, cá fora uma sombria cavalgada politica a caminho de um previsível desastre. A poucos metros dali, uma França contaminada e corroída pelo mal dos dias".

Helena Garrido escreve sobre "a banca que nos restou": "A CGD é agora o único banco controlado por portugueses. Depois da energia e das telecomunicações foi a vez da banca ser vendida. Também assim evitamos mais austeridade".


Os nossos Especiais
Porque é que o mundo se apaixonou por Fernando Pessoa? No dia em que começa um novo congresso sobre o poeta, a Rita Cipriano falou com cinco investigadores estrangeiros para perceber o que é que os fascina em Pessoa.


Notícias surpreendentes

Há três filmes para ver esta semana. Além de "Jackie", com Natalie Portman, estreiam “Delírio em Las Vedras”, um documentário ficcionalizado de Edgar Pêra, e “El Dorado XXI”, o novo documentário de Salomé Lamas.

Depois da Web Summit, a Wine Summit. É uma conferência dedicada ao vinho que vai acontecer no Estoril em junho e a Ana Cristina Marques dá todos os detalhes aqui.

Acharam que eu hoje não ia falar no Dia dos Namorados? Enganaram-se. Com o espírito romântico que o caracteriza, o Tiago Pais descobriu os seis pratos ideais para partilhar no Dia de São Valentim.

Hoje, o doodle da Google lembra Carmen Miranda. A cantora nasceu em Portugal há 108 anos.

Se tiver coragem, comece o dia ao som de "O que é que a baiana tem?". Depois, venha ter connosco aqui para ficar a conhecer as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário