quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Carta para Trump – o que aconteceu depois?



Queridos amigos, 


É inacreditável! As pessoas estão se mobilizando rapidamente para enfrentar a grande ameaça do estilo Trump de fazer política -- já somos mais de 5 milhões de membros que assinam a carta aberta da Avaaz, e muitos de nós fomos às ruas em oposição ao seu programa político:

Se uma coisa está clara, é que esse movimento está pronto para encarar o desafio apresentado por Trump, pela nova onda de líderes de extrema direita e por facistas em todo o mundo: 


Nossa carta aberta a Trump viralizou e fez manchetes! Veja uma entrevista na CNN sobre a carta e leia as notícias no Washington PostThe IndependentThe Guardian e Jornal Econômico.


A carta aberta foi afixada em um mural na frente da Casa Branca. Centenas de pessoas enfrentaram uma noite gelada em Washington DC para deixar mensagens de resistência e esperança por um futuro melhor.


Os membros da Avaaz participaram das Marchas das Mulheres, quebrando recordes em todo o mundo. Membros nos Estados Unidos reagiram às restrições de viagem de Trump com protestos relâmpago em aeroportos em todo o país e trabalho voluntário para prestar assistência jurídica aos detidos.


Em apenas cinco dias (!!!), nossa carta aberta a Trump disparou de 3 para 5 milhões de assinaturas de todos os países do mundo. São 400 mil pessoas por dia enviando uma forte mensagem de oposição e fortalecendo o movimento contra a política do ódio.


Estamos apenas começando. Trump ameaça romper acordos internacionais, iniciar uma corrida armamentista nuclear e atiçar guerras. Isso está acontecendo em todos os lugares com a ascensão de políticos de estilo Trump na Europa e em todo o mundo. 



Por isso, nas próximas semanas, a Avaaz irá:

  • Publicar nossa carta viral para Trump nos maiores jornais dos Estados Unidos;
  • Fazer milhares de telefonemas e participar de manifestações e reuniões nos Estados Unidos para interromper a programação e os compromissos de Trump;
  • Trabalhar com aliados e especialistas na Holanda, França e Alemanha para garantir que as eleições que acontecem neste ano não sejam envenenadas por ódio e "fake news” (notícias falsas);
  • Atuar junto com líderes locais e países progressistas para proteger o Acordo do Clima de Paris e garantir um futuro com energia limpa para nosso planeta;
  • E muito mais.

Estas são apenas algumas das grandes campanhas que nossa comunidade global de 44 milhões de pessoas planeja fazer. 



Ter coragem para enfrentar as maiores lutas dos tempos atuais não é só a essência do que nosso movimento sempre volta a fazer; é a coisa que mais precisamos neste momento da história. Estamos construindo um poder sem precedentes e, juntos, podemos ganhar vitórias sem precedentes. 



Com amor, esperança e determinação, 



Emma, Ben, Luis, Mais, Luca, Allison, David e toda a equipe da Avaaz 



PS. Quer assinar a carta aberta? Ainda dá tempo! Clique aqui



PPS: Juntos conquistamos mais de 110 vitórias importantes em menos de 10 anos. Abaixo listamos algumas de nossas maiores campanhas. Leia tudo sobre estas vitórias aqui e vamos usá-las de inspiração para a trajetória que temos pela frente! 


  1. Conquistando o Acordo do Clima de Paris: Esse acordo foi a maior vitória global nos esforços contra as mudanças climáticas, sendo que nosso movimento foi o principal motor de mobilização pública para torná-lo realidade.
  2. Garantindo internet livre e aberta para todos: Por cinco anos e em quatro continentes, nossa comunidade lutou para – e conseguiu! – garantir uma internet livre do controle corporativo e da censura governamental.
  3. Criando reservas marinhas gigantes: Em todo o planeta, nosso movimento teve um papel significativo para criar as maiores zonas de conservação oceânica da história.
  4. Colocando a Monsanto para correr: Nosso movimento encarou a gigante agroquímica, da Europa até a América do Sul, atuando junto a corajosos líderes comunitários para deter suas fábricas e pesticidas destrutivos.
  5. Derrotando a Máfia do Murdoch: A Avaaz desempenhou um papel central para acabar com o maior negócio da vida do barão das comunicações, o que expandiria seu império midiático consideravelmente.
  6. Salvando vidas, da Síria ao Nepal: Os membros da Avaaz doaram milhões de dólares/euros/reais para salvar e reconstruir vidas após desastres humanitários.
  7. Promovendo um revolução anti-corrupção no Brasil: Milhões de membros da Avaaz no Brasil são uma poderosa e inspiradora força na luta contra a corrupção desenfreada no país. Segundo o Le Monde, os resultados até agora foram “uma vitória política e moral espetacular para a sociedade civil".
  8. Salvando abelhas de pesticidas: Nossa grande campanha levou a Europa a finalmente proibir um dos pesticidas mais perigosos, mais populares e que mais matam abelhas. Continuamos na luta para levar esta vitória para além da Europa.
  9. Abrindo nossos corações para refugiados: Membros da Avaaz doaram milhões para financiar missões de resgate no mar e programas de proteção durante o inverno. Pressionamos governos para implementar políticas humanas, sendo que alguns de nós acolheram refugiados em nossas próprias casas e comunidades!
  10. Protegendo as florestas, pulmões do mundo: Nosso movimento já conquistou algumas vitórias importantes, protegendo florestas no Brasil e Bolívia. Nossos membros até compraram terras para proteger o habitat de orangotangos na ilha de Bornéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário