quarta-feira, 15 de março de 2017

Nutrição Funcional


Nutrição Funcional

O estresse pode ser causa. A predisposição genética pode ser causa. Muitas coisas podem ser causa, assim, não existe uma receita de bolo.

Atualmente, muitas pessoas sofrem males físicos, em função de alimentação inadequada. A nutrição funcional enxerga o corpo humano como um conjunto todo, e entende que necessitamos especificar as dietas alimentares, focando a prevenção e o tratamento das doenças causadas por desequilíbrios orgânicos, e nos requerimentos específicos de cada pessoa, através de uma correta e adequada nutrição.
Somos únicos como indivíduos. Somos iguais, mas somos diferentes, isto é, eu posso comer algo e não ter nenhum problema, entretanto, minha filha pode comer este mesmo algo, e passar mal. São os distúrbios alimentares, e tem origem em diversas etiologias. O estresse pode ser causa. A predisposição genética pode ser causa. Muitas coisas podem ser causa, assim, não existe uma receita de bolo.

Saúde nos dias atuais não é ausência de doenças."

— João Antonio Pagliosa

Então, o tratamento precisa ser focado no paciente, daí é imperativo esmiuçar os sintomas que tal paciente apresenta para descobrir a causa da doença. É um serviço investigativo, mas procedente, e de real eficácia. Fazer as perguntas certas ao paciente é fundamental.
O estresse aumenta o nível de cortisol no sangue, o que acarreta maior fome, daí o desejo de consumir carboidratos confortáveis como as massas, por exemplo. Pão de trigo integral e massas em geral, são ricos em carboidratos e devem ser ingeridas com moderação.
Evite consumir sucos de frutas industrializados, porque estes produtos não tem nenhuma fibra, e são altamente calóricos porque os fabricantes “carregam” no açúcar. Faça suco natural caseiro, meu prezado.
Prefira sempre a manteiga (possui gordura saturada e é muito mais saudável) que a margarina (resultado da hidrogenação da gordura vegetal para solidifica-la, e possui gordura trans que contribui para levantar seu colesterol ruim e baixar seu colesterol bom).
Ingira muita fruta (pelo menos três por dia) e muita verdura e legumes (pratos coloridos significam vitaminas e minerais a baixo custo).
Sou carnívoro, amo carnes, e minha saúde é perfeita, mas não tenho nenhum preconceito com vegetarianos. Cada um no seu quadrado.
A adiponectina é um queimador natural de gorduras. (google)
Não podemos olvidar que equilíbrio entre os nutrientes, depende da biodisponibilidade destes nutrientes. É a biodisponibilidade que interessa, pois ela determina a oferta do nutriente, e otimiza a nutrição a nível celular.
Outra questão assaz importante é a inter-relação dos sistemas orgânicos, e dos processos bioquímicos, e a influência de um sobre o outro. Uma ocasião, concluímos que um vermífugo adicionado à ração de suínos, ocasionava cegueira em porcas acima da terceira cria. Só ocorria nestes animais porque além das inter-relações alimentares, havia um terceiro fator que era o tempo de ingestão do vermífugo. Verdadeiro serviço de Sherlock Holmes, mas a partir deste descobrimento, o vermífugo foi usado apenas para suínos de abate, com idade máxima de 180 dias.

Saúde nos dias atuais não é ausência de doenças. Saúde é estar bem física, mental e emocionalmente. Isto nunca será possível se você estiver muito acima de seu peso (até dez por cento acima, considero legal), nunca será possível se você não se exercitar pelo menos três dias por semana, e eu recomendo que façam Tibetanos Cinco (google), todos os dias porque você só gastará dez minutos nisso, nunca será possível se você não se relacionar bem com os seus próximos. Relacionar-se bem com todos que nos cercam é fundamental para sermos felizes.
Ah, finalizando, saiba que é sábio sair com um pouquinho de fome da mesa. Deixe a última garfada para o “gordinho”.
E álcool, só uma pequena dose diária. Tenha dó de seus neurônios.
João Antonio Pagliosa - Engenheiro Agrônomo e Nutricionista Animal - www.palestrantejoaopagliosa.blogspot.com.br - joaoantoniopagliosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário