quarta-feira, 15 de março de 2017

Câmara Municipal entrega “Kits do Empreendedor” a crianças do 1.º Ciclo

O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, e os Vereadores Delfim Bismarck e Catarina Mendes entregaram mais de 250 “Kits do Empreendedor” a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho. A iniciativa faz parte do “Empreendedorismo nas Escolas”, um programa municipal desenvolvido em parceria com os agrupamentos de escolas e o Colégio de Albergaria, que visa desenvolver atitudes e competências empreendedoras nas crianças e jovens dos vários ciclos de ensino.

 O Executivo Municipal esteve, esta semana, nos seis estabelecimentos de ensino, com 1.º Ciclo, que participam no programa – Escola Básica de Albergaria-a-Velha, Escola Básica Integrada de São João de Loure, Centro Escolar de Angeja, Escola Básica da Igreja (Valmaior), Escola Básica de Fradelos (Branca) e Colégio de Albergaria. Nas visitas, foram acompanhadas pela mascote oficial, Gaspar, bem como por representantes das direções dos Agrupamentos de Escolas e do Colégio de Albergaria, Albérico Vieira, Pedro Araújo, Filomena Bastos e Cláudia Machado (Albergaria-a-Velha), Victor Peixe (Branca) e Pedro Marques (Colégio de Albergaria).

No âmbito do “Empreendedorismo nas Escolas”, as crianças do 1.º ao 4.º ano estão a resolver diversos desafios relacionados com a temática e a criar um jogo pedagógico sobre empreendedorismo, que depois irão mostrar à comunidade durante a Feira de Empreendedorismo Jovem, agendada para maio. O “Kit do Empreendedor” é um estímulo para as crianças continuarem a desenvolver o seu espirito criativo e de iniciativa e contém um livro de atividades do Gaspar, um crachá com a mascote, um cartão-de-visita do Empreendedor, autocolantes, lápis de cor, uma borracha e um postal com uma mensagem do Gaspar. Salientase que o livro de atividades contém desafios específicos de Albergaria-a-Velha, que dão a conhecer os símbolos, as freguesias e as especificidades do Concelho.

  O programa “Empreendedorismo nas Escolas” decorre há três anos consecutivos e envolve mais de 860 alunos dos quatro ciclos de ensino - 1.º, 2.º 3.º, Secundário e Profissional. Cada ciclo tem desafios próprios. Enquanto no 1.º ciclo os alunos criam um jogo pedagógico sobre o empreendedorismo, no 2.º e 3.º desenvolvem um negócio, com a criação de produtos, que depois também apresentam na Feira de Empreendedorismo Júnior. Os alunos do Ensino Secundário e Profissional preparam projetos empresariais, em torno de produtos inovadores, que podem apresentar no Concurso de Ideias de Negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário