quarta-feira, 15 de março de 2017

Ibuprofeno e Diclofenac ligados a risco de paragem cardíaca

remedio-comprimidos-saude-medecina

Estudo concluiu o Ibuprofeno está ligado a um risco 31% maior de paragem cardíaca, com a percentagem de risco a subir para 50% com a toma de Diclofenac.

Novas descobertas feitas por estudo dinamarquês leva os cientistas a pedir que se restrinja a venda do analgésico ibuprofeno.
Em causa está a conclusão do estudo que aponta que tomar este medicamento aumenta o risco de paragem cardíaca em 31%.
Outros medicamentos do mesmo grupo de analgésico, conhecidos como drogas anti-inflamatórias não esteroides, apresentavam um risco ainda mais alto. Segundo as conclusões do estudo publicadas no European Heart Journal, o Diclofenac aumentava este risco para 50%.
Segundo reporta o jornal britânico The Guardian, o principal autor do estudo prof. Gunnar Gislason, da Universidade de Copenhaga, exigiu controlos mais rigorosos sobre a venda de ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroides.
O investigador sublinha: “Permitir que esses medicamentos sejam adquiridos sem receita médica e sem qualquer conselho ou restrição, envia uma mensagem ao público de que devem ser seguros. Estas descobertas são um forte lembrete de que os anti-inflamatórios não esteroides não são inofensivos. O diclofenac e o ibuprofeno, ambos fármacos comummente utilizados, foram associados com risco significativamente aumentado de paragem cardíaca".
Fonte: Notícias ao minuto
Foto: JE

Nenhum comentário:

Postar um comentário