sexta-feira, 21 de abril de 2017

Ataque e eleições em França// Milagre (ou não) em Fátima// Mudanças no seu banco

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
O Daesh reivindicou o tiroteio nos Campos Elísios. A dois dias da primeira volta das presidenciais, um homem disparou uma metralhadora no coração da capital francesa, provocando a morte de um polícia e deixando outros dois agentes em estado grave. Um civil foi também atingindo, aparentemente com menos gravidade. O atacante, identificado pelo grupo terrorista como Abu Yousif, "o belga", foi abatido pelas autoridades. As últimas pistas sobre o que aconteceu estão aqui, assim como as imagens da noite em que o glamour deu lugar às armas nos Campos Elísios. Se preferir numa versão mais resumida, aqui fica uma síntese do que já sabemos e não sabemos sobre o ataque. Na campanha, pelo menos dois candidatos cancelaram todas as acções políticas - mas neste ponto há mais para contar (já lá vou, mais abaixo, se me permitir).
A polícia alemã deteve o atacante do autocarro do Dortmund. O comunicado da procuradoria alemã diz que o ataque terá tido motivações "económicas" - na sequência da queda das acções do clube de futebol.
Trump abriu uma investigação - que é uma nova frente de tensão. O Presidente americano quer saber se a segurança nacional está em causa com uma excessiva importação de ferro, o que abre a porta à imposição de restrições à sua entrada no país. Na mira está a China
O Irão travou um candidato à presidência. A decisão abre uma janela de oportunidade à ala mais conservadora do ex-líder Ahmadinejad, num momento em que o Presidente Hassan Rouhani enfrenta contestação interna pela sua aproximação ao ocidente (e externa também, via administração Trump).
No futebol, José Mourinho conseguiu o objectivo. Mas foi preciso sofrer no prolongamento para o Manchester United chegar às meias-finais da Liga Europa.

As notícias do dia  

Na nossa manchete está mais uma mudança imposta à banca: a venda abusiva de produtos aos clientes vai ser punida com expulsão. Como a notícia é da Rosa Soares e da Liliana Valente, o melhor será elas lhe explicarem quem está na mira, cabendo-me acrescentar mais estes dois dados: os bancos vão ter de gravar as conversas com clientes; e a CMVM e Banco de Portugal obrigados a comunicar mais (esta promete).
Anote também esta mudança para os políticosa AR admite criminalizar a não entrega de declaração de rendimentos no TC (veja lá como isto começou e vai acabar).
Do Governo, uma novidade: a idade mínima da reforma vai aumentar e não deverá estagnar tão depressa. De acordo com o Jornal de Negócios, a ideia é aumentar a idade mínima da reforma, ano após ano, ao ritmo da idade legal da reforma. Mas como isto não é exactamente o que o Bloco e PCP pediam, António Costa já disse isto.
Para doentes celíacos, não há boas novasos produtos sem glúten não podem ser sempre deduzidos no IRS.
Voltando ao surto de sarampo: há profissionais de saúde não vacinados(mas a DGS não diz quantos são). Há coisas inexplicáveis, não há? Vá lá, a próxima notícia é melhor: os boletins de vacinas electrónicos vão permitir alertas.
Na Justiça, há um alerta aos deputadosa base de dados de impressões digitais vai longe demais, diz o Ministério Público.
... e uma dúvida: para onde vai Luís Montenegro (e na companhia de quem)?

Para nos pôr a pensar

1. A França votará. É mesmo a única certeza que temos. Não sabemos até onde o que se passou ontem à noite muda, ou não, a votação de domingo. Mas nesta corrida já nada era certo. É como explica o texto que arranca o nosso destaque do dia: "Na primeira volta das presidenciais, tudo pode acontecer. Há seis combinações possíveis para o duelo da segunda volta. Macron contra Le Pen ou esta contra Mélenchon. Sem esquecer uma recuperação de Fillon." Em suma, diz o Jorge Almeida Fernandes,França está a 48 horas de um voto táctico e flutuante. E agora? Agora, mais ainda depois do que aconteceu ontem, podemos dar isto por certo: os franceses vão votar sob um dispositivo de alta segurança.
2. "Maria não vem do céu por aí abaixo". Atenção: a frase é de D. Carlos Azevedo. Numa entrevista ao PÚBLICO, o bispo delegado do Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano diz que a leitura de Fátima não pode ser literal, mas teológica. E que é o momento de falar com "a linguagem exacta" sobre o que se passou há 100 anos na Cova da Iria: foram visões místicas e não aparições. Como sabe, o Papa Francisco anunciou ontem a canonização dos pastorinhos para 13 de Maio, atribuindo-lhes a "cura inexplicável" de uma criança de seis anos (aqui ficamalgumas perguntas e respostas, que ajudam os menos praticantes a saber algo mais). Tenha ou não tenha fé, o facto é este: a canonização alegra os fiéis e é boa para o negócio.
3. Que livros proibidos estão guardados em Mafra? O texto é da Lucinda Canelas - e o que lhe proponho é que caminhe sobre ele. Vou abrir a porta, esperando que siga caminho, porque vale muito a pena: "Quem ali entra não pode deixar de ficar impressionado com o que vê. A sala é enorme e as paredes estão cobertas por dois andares de estantes carregadas de livros cuidadosamente arrumados (...). Em Mafra, D. João V não se preocupou em poupar. Aquela que é uma das mais importantes bibliotecas históricas do mundo é prova disso. Que livros proibidos guarda nas suas estantes?"
4. Bruno Vieira do Amaral caminha atrás da morte de outro homem. É a capa do Ípsilon de hoje: "João Jorge foi degolado aos 21 anos. A sua vida passou a ser a sua morte. Bruno Vieira Amaral resgata-o — era seu primo — num corajoso registo autobiográfico sobre a memória e a culpa: Hoje Estarás Comigo no Paraíso", o romance depois do Prémio Saramago. Eis, portanto, Bruno Vieira Amaral no lugar do morto.

Hoje na agenda
  • A DBRS avalia Portugal, sabendo ter o nosso futuro nas mãos (masjá sem o suspense de há uns meses).
  • FMI e Banco Mundial voltam a juntar líderes mundiais, banqueiros e economistas, perspectivando o estado das economias do mundo.
  • Há sorteio da Liga dos Campeões, numas meias-finais com repetentes e desafiantes.

Ideias para estes dias  

Com o fim-de-semana à porta, aí vai uma ideia diferente: que tal levar as crianças auma exposição sobre a boa alimentação? É claro que elas vão adorar: logo à entrada há um modelo do sistema digestivo humano, que começa no cérebro e acaba na sanita. É verdade. E adivinhem qual é a parte de que as crianças mais gostam?Bem-vindos à exposição “Bom Apetite! A Ciência Está na Mesa”, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Mas com o calor, há mais por onde petiscar. Na Santo António, por exemplo. Não se deixe enganar pelo nome de santo lisboeta. As três petiscarias estão na baixa do Porto e ganham a partir desta semana uma ementa com as cores da estação Primavera-Verão. Só com petiscos à portuguesa, com certeza.
Se preferir o ar condicionado de uma sala de cinema, também se arranjam alternativas. Tem um minuto para olhar as estreias?
Hoje fico-me por aqui, não sem antes lhe desejar um belíssimo fim-de-semana. Nós estaremos muito atarefados por aqui, entre o Sporting-Benfica, o que se está a passar em Paris e as eleições francesas (para além de tudo o resto). Se passar por cá, prometemos contar-lhe tudo. 
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário