sexta-feira, 21 de abril de 2017

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede Conferência “Notícias do início do Mundo” com a presença de Carlos Fiolhais

Cerca de 180 pessoas assistiram hoje, 20 de abril, à conferência “Notícias do início do Mundo” que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. A sessão teve como orador o conceituado físico e professor universitário, Carlos Fiolhais e contou com a presença de Pedro Cardoso, vereador responsável pelo pelouro da Cultura.
Esta iniciativa teve como tónica dominante esclarecer todos os alunos participantes para esta esta temática, proporcionando a oportunidade de conhecer cientistas e figuras de destaque, no caso particular na área da física.
O Professor Carlos Fiolhais explicou aos alunos algumas questões relacionadas com o início do Universo e sobre os conhecimentos atuais que a Física possui sobre vários fenómenos cósmicos como o Big Bang ou Grande Expansão, a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo e o enigma dos buracos negros.
Ao longo da sessão, o físico explanou sobre a importância de figuras de renome na área da Física, como Albert Einstein (Nobel em 1921), John C. Matter (Nobel em 2006), entre outros, e de equipamentos como os telescópios Hubble e o mais recente, o James Webb, a funcionar a partir de 2018, para o avanço dos conhecimentos na área da Física.
O conferencista focou ainda o importante contributo do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça e de todos os que nesse e noutros locais no Mundo contribuem para aumentar o conhecimento humano sobre o Universo.
A iniciativa, organizada pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), foi uma das muitas atividades de promoção do Livro e da Leitura desenvolvidas no âmbito do programa de ações pedagógicas da Biblioteca Municipal.

Sobre Carlos Fiolhais
Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor nos Estados Unidos e no Brasil.
É autor de 140 artigos científicos em revistas internacionais e de mais de 450 artigos pedagógicos e de divulgação. Publicou 42 livros, entre os quais os best sellers "Física Divertida", "Nova Física Divertida", "Breve História da Ciência em Portugal", e os mais recentes "Darwin aos Tiros e outras Histórias de Ciência" e "Pipocas com Telemóvel e outras Histórias de Falsa Ciência" (os dois últimos com David Marçal), na Gradiva; “Ciência em Portugal”, ensaio na Fundação Francisco Manuel dos Santos; série de livros de ciência infantil "Ciência a Brincar", na Bizâncio (em co-autoria); numerosos manuais escolares na Texto Editores (em co-autoria); manual universitário "Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio", na Gulbenkian (em co-autoria); etc. Os seus interesses científicos centram-se na Física Computacional da Matéria Condensada e na História das Ciências. Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico. Tem coordenado vários projetos de investigação e supervisionado vários estudantes de mestrado e doutoramento. Participou em numerosas conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica. Criou e dirige o "Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra".
Dirigiu a revista "Gazeta de Física" da Sociedade Portuguesa de Física e é membro de comissões das revistas de Física internacionais. Foi Diretor do Centro de Informática da Universidade de Coimbra - CIUC, Presidente do Conselho de Investigação do Instituto Interdisciplinar da Universidade de Coimbra - III, membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT e é membro dos corpos gerentes do Forum Internacional dos Investigadores Portugueses - FIIP. É colaborador regular dos jornais "Público", "Sol", “As Artes entre as Letras” e "Jornal de Letras". Foi consultor dos programas "Megaciência" e "ABCiência" para a SIC e RTP e do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. Foi Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (que tem a marca de "Património Europeu"), onde concretizou vários projetos relativos ao livro e à cultura, e do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra - SIBUC, onde criou os repositórios digitais "Estudo Geral" e "Almamater". É co-fundador da empresa "Coimbra Genomics". É corresponsável pelo blogue "De Rerum Natura".

Ganhou vários prémios e distinções: em 1994 o Prémio União Latina de tradução científica, em 2005 o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela SIC; em 2005 a Ordem do Infante D. Henrique; e em 2006 os Prémios Inovação do Forum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora; e em 2012 o prémio BBVA para o melhor artigo pedagógico na área da Física no espaço ibero-americano. É o responsável pelos programas de "Educação" e de" Ciência e Inovação" da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário