sexta-feira, 21 de abril de 2017

360º - Mais um atentado no coração Paris (a 3 dias das eleições); e o esquema dos motoristas da Uber para cobrarem por fora (e ganharem mais)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um novo ataque terrorista no coração Paris, a três dias da primeira volta das presidenciais francesas, acabou com um polícia morto e dois outros feridos gravementeUm dos atacantes foi abatido e já se sabe o seu nome. O segundo suspeito entregou-se à polícia. O Estado Islâmico reivindicou o atentado. Mas a informação ainda é escassa e vamos continuar a acompanhar em direto toda a atualidade francesa. Eis o que já se sabe e o que falta saber. Estas são as imagens dos Campos Elísios fechados pela polícia. E as capas dos jornais desta manhã.

Na Alemanha foi detido o presumível atacante do autocarro do Dortmund: será um especulador bolsista. Sergey W., de 28anos e dupla nacionalidade -- russa e alemã --,quereria ganhar dinheiro com a queda em Bolsa da equipa alemã

A venda abusiva de produtos por parte da banca pode ser punida com a expulsão dos gestores. Segundo o Público, os telefonemas para os clientes também serão gravados

A idade da reforma vai subir todos os anos e o acesso às pensões antecipadas vai ficar para lá dos 60. A notícia é doNegócios. Ontem António Costa já tinha afirmado que nem todas as reformas antecipadas para quem tem mais de 40 anos de descontos ficarão isentas de penalizações.

José Miguel Júdice dá uma entrevista muito contundente para o PSD ao i. Diz que Passos "está morto politicamente e ainda ninguém lhe disse" e ataca também Marcelo ("manipulador" e "maquiavélico") e Marques Mendes (um "boneco ventríloquo?").

Na Liga Europa, o Manchester de Mourinho apurou-se para as meias-finais. Mas o jogo com o Anderlecht obrigou a prolongamento e Ibrahimovic lesionou-se. A grande surpresa da prova é mais uma equipa espanhola, o Celta de Vigo.




Outra informação relevante

Os motoristas da Uber que cobram a viagem "por fora".A reportagem do Tiago Palma não deixa dúvidas quanto ao 'esquema': os condutores propõem aos clientes viajar sem utilizar a aplicação, pagando o valor mínimo definido pela própria empresa. Usam o nome da Uber, mas ficam com o dinheiro todo para eles. Uma espécie de Robin dos Bosques em proveito próprio: tiram ao patrão para ganhar mais do que o curto salário.

Está confirmado. A canonização dos pastorinhos vai acontecer mesmo no dia 13 de maio, quando o Papa estiver em Fátima no centenário das aparições. Os detalhes da cerimónia vão ser assimassim e assim. E pode ler também a opinião da irmã Ângela Coelho e do padre Alexandre Palma.

O Vaticano revelou também pormenores do milagre atribuído a Francisco e Jacinta Marto.  Tratou-se da "cura inexplicável" de uma criança brasileira que sobreviveu a uma queda de sete metros, os médicos disseram que ficaria em estado vegetativo e teve alta ao fim de apenas três dias.

No caso do surto de sarampo, a Direcção Geral de Saúde admite vacinar os bebés logo aos seis meses. Mas apenas em condições muito específicas. A Organização Mundial de Saúde diz que a vacinação evitou a morte de dez milhões de pessoas entre 2010 e 2015.

O PSD Lisboa continua a arder. A concelhia reuniu-se, mas a distrital impôs 19 nomes para presidentes de junta. Um deles é o da ex-mulher do escritor Lobo Antunes, que será candidata a Campo de Ourique. O grande derrotado da noite foi Rodrigo Gonçalves, da poderosa família Gonçalves, apontado para substituir Mauro Xavier. 

Lá fora, a Venezuela continua a ser o principal destaque das notícias. Depois da mãe de todas as manifestações, um novo protesto nas ruas acabou com a polícia a usar gás lacrimogéneo contra os manifestantes. Maduro ordenou a abertura de um processo contra o líder da oposição e distribuiu acusações.

A Rússia baniu as Testemunhas de Jeová. O Supremo Tribunal russo considerou o grupo religioso um grupo extremista, tal como o Estado Islâmico e a al-Qaeda.


 
Os nossos especiais
O PS fez 44 anos e festejou a meia idade como "um partido novo". Houve gin, croquetes, concerto de jazz e uma homenagem a Soares, que dá agora nome ao jardim da sede no Rato. O Rui Pedro Antunes conta como foi a festa.
Para onde quer Erdogan levar a Turquia? A pergunta foi o tema do Conversas à Quinta entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. O debate girou em torno do referendo e dos poderes reforçados do presidente turco. Afinal,  quem é este homem e o que é que ele quer?

Vem aí o derby eterno, que este ano pode ser decisivo para o campeonato. Entre tarjas, cânticos, very light e desvio de jogadores, o Bruno Roseiro conta a história da rivalidade sem fim entre Sporting e Benfica.


 

A nossa opinião



Notícias surpreendentes

Mais do que surpreendente, é impressionante. Um homem chinês passou os últimos 36 anos da sua vida a escavar um canal de 10 km em três montanhas de calcário para que a sua aldeia pudesse ter água.

Surpreendentes são também as últimas descobertas dos astrofísicosJá foram encontrados cinco planetas onde pode haver vida. Ora veja quais são e porque é os cientistas estão tão entusiasmados.


Agora uma informação útil para os lisboetas. Já é possível alugar uma das 170 scooters que a empresa eCooltra espalhou pela capital. Custam 24 cêntimos por minuto.

E como estamos à beira do fim de semana, fique também com estas duas sugestões de novos espaços na capital.Um fica na Avenida da Liberdade e outro no Príncipe Real. E já agora saiba qual destes 62 pode ser eleito o melhor cocktail de Lisboa.

Se puder, não deixe também de visitar  a exposição "Operação Condor" de João Pina. São fotos das vítimas do maior plano de repressão política na América Latina. Porque as fotos são lindas e porque o tema é obrigatório para quem gosta de História recente.

Com boas sugestões, mas também as hard news, passe pelo Observador para ficar a par de toda a atualidade. Hoje é dia da DBRS anunciar como está o rating nacional, mas não se esperam novidades. A manhã parlamentar também vai ser movimentada. Vá clicando 

Boa sexta e bom fim de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário