quarta-feira, 3 de maio de 2017

360º- De quantos professores precisam as escolas? A entrevista em direto a Ana Catarina Mendes. E o terço, a última obra polémica de Joana Vasconcelos

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Trump e Putin voltaram a falar esta noite ao telefone. E concordaram discutir um cessar-fogo na Síria. Foi a primeira conversa depois dos ataques americanos a alvos sírios, como retaliação pelo uso de armas químicas contra civis pelo regime de Bashar al-Assad que gelou as relações EUA-Rússia. O texto do NYT é bastante analítico. Agora o presidente russo vai ouvir Erdogan e a posição da Turquia (com quem as conversas também têm estado suspensas). 

As tensões na Venezuela fizeram mais três mortos. Houve também pilhagens e vandalismo. O El Mundo chama-lhe a "rebelião civil". Vizinhos como o Brasil já fazem avisos a Maduro.

Uma prenda aos sindicatos: vão poder indicar que precários devem ser avaliados para o processo de regularização. Segundo o Público, de 11 de maio a 30 de junho,trabalhadores e sindicatos podem indicar casos de precariedade que entendem que devem ser resolvidos no Estado. Era uma reivindicação do Bloco.

Ana Catarina Mendes vai ser entrevistada em direto a partir das 11h00 no ObservadorPode acompanhar a entrevista à deputada e secretária-geral adjunta do PS no site, no Facebook ou no Twitter. E fazer as suas perguntas.

Outra informação relevante

Afinal, de quantos professores precisam as escolas?Alexandre Homem Cristo olhou para a redução de professores sem paralelo na restante administração pública, adicionou-lhe o factor envelhecimento e os números da crise, agitou e responde num longo ensaio. São cinco ideias sobre o número de professores que realmente são necessários.

Ronaldo vezes três. Outra vez. Na primeira meia-final da Liga dos Campeões, o Real Madrid bateu o Atlético de Madrid com mais três golos (e um novo recorde) do português e abriu caminho para mais uma final. É a geração R, escreve o Bruno Roseiro na crónica. A Marca chama-lhe "Cristiano, Toro Sentado". Hoje há Mónaco-Juventus. Estas são as probabilidades para a final.

O 'Baleia Azul', o jogo suicida entre adolescentes, vai ser investigado pelo Ministério PúblicoForam abertos três inquéritos aos casos registados em Portugal, Faro, Setúbal e Portalegre e a intenção é bloquear o jogo online. É sobre este tema que escreve a psicóloga clínica Raquel Martins Ferreira.


Marco Gonçalves (Orelhas), o jogador do Canelas que agrediu um árbitro, foi suspenso por quatro anos e cinco mesesSó poderá voltar a jogar futebol aos 38 anos.

Em França, os apoiantes de Jean-Luc Mélanchon já decidiram como (e como não) votar domingo. Os resultados da consulta feita ao movimento França Insubmissa dão maioritariamente  indicação para voto nulo, branco ou a abstenção

Mas a ter em conta os milhões de visualizações de um anúncio viral feito por portugueses, os franceses não se vão abster. Ora veja porquê (deixo-lhe a primeira frase para perceber tudo: “O mundo está cheio de pessoas assim. Sempre que te absténs, são elas a decidir por ti").

Nos EUA, Hillary falou pela primeira abertamente da derrota para Donald Trump. Dizendo que o FBI e a Rússia são os culpados de não ter ganho as eleições. Trump respondeu-lhe via Twitter (aqui e aqui).

Do lado do Trump, há mais duas polémicas na ordem do dia. A dos gastos com a segurança: são oito vezes superiores aos de Obama (só cada visita a Mar-a-Lago, na Flórida, custa uma média de três milhões de dólares). E a do anúncio rejeitado pela CNNfoi considerado fake news.

De Inglaterra veio a resposta de Theresa May a Jean-Claude Juncker. Acusada de estar a delirar quanto ao que espera da UE nas negociações do Brexit, a primeira ministra inglesa avisou o presidente da Comissão que vai ser um “osso duro de roer” [“bloody difficult woman“].

Ainda no Brexit, o El País conta hoje que o braço-de-ferro Espanha-Inglaterra por causa de Gibraltar está para durar. Podem acabar os privilégios nos impostos.

Voltando a Portugal, no arranque das jornadas parlamentares do CDS, onde o tema é o 'trabalho', houve uma proposta (digamos assim) sui generis. Assunção Cristas sugeriu um ano sabático para os trabalhadores. Mas não diz como tal se aplicaria. A líder está já a pensar nas eleições daqui "a quatro ou oito anos".

Para acabar este bloco, a boa notícia do diaPortugal teve a segunda maior descida do desemprego na UE em março.


Os nossos especiais

A revolução digital chegou à política. António Costa é rei no Instagram. Rui Moreira tem milhares de seguidores no Facebook. O PSD criou uma newsletter. Só Marcelo resiste (para já), mas é o protagonista das selfies. O Miguel Santos Carrapatoso foi perceber as estratégias usadas pelos partidos e pelos seus líderes era da Internet.


A nossa opinião
Notícias surpreendentes

Foi descoberta uma nova espécie de dinossauros. Chama-se Galeamopus pabsti e o baptismo é português.Foram paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa, que perceberam que estávamos perante um animal diferente dos que já se conheciam.

Dos EUA chegou uma história realmente surpreendente: a da tradutora do FBI Daniela Greene, que fugiu para a Síria em 2014 para casar com um terrorista. Arrependeu-se, voltou e acabou na prisão. A história é da CNN.

Uma notícia para os amantes da Barca Velha: há mais uma colheita do mítico vinho, a de 1955. Era um mistério que ontem foi confirmado pelo enólogo da marca.

Foi a surpresa do dia em Fátima. A inauguração de uma obra de Joana Vasconcelos no Santuário. Trata-se de um terço gigante, com 26 metros, feito de contas brancas, que será aceso quando o papa Francisco entrar no recinto. E que pode veraqui em vídeo. Mas não é a primeira obra grande e controversa da artista plástica.


Surpresas, notícias, reportagens, histórias e entrevistas em direto (como a desta manhã, às 11h00, com a socialista Ana Catarina Mendes). De tudo isto se faz o Observador. É só clicar e ver por si

Boa quarta-feira, feliz e produtiva (com o calor a chegar aos 30 graus)
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário