quarta-feira, 3 de maio de 2017

Liberdade de imprensa é crucial para combater atual desinformação

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje aos líderes internacionais para defenderem uma imprensa livre e "o direito à verdade", salientando que a liberdade de imprensa é crucial para combater uma "desinformação predominante".

Resultado de imagem para Liberdade de imprensa é crucial para combater atual desinformação
"Precisamos de líderes que defendam uma imprensa livre. Isto é crucial para combater a desinformação predominante", afirmou Guterres, numa breve mensagem divulgada por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, assinalado hoje.
"E precisamos que todos defendam o nosso direito à verdade", reforçou.
No início da mensagem de vídeo, com cerca de 40 segundos, o secretário-geral das Nações Unidas mencionou que os jornalistas "vão aos lugares mais perigosos para dar voz aos que não têm voz".
O responsável salientou que os profissionais da comunicação social enfrentam na atualidade vários perigos: "difamação, violência sexual, detenções, ferimentos e, até, a morte".
"No Dia Internacional da Liberdade de Imprensa apelo ao fim de todas as medidas de repressão contra jornalistas. Porque uma imprensa livre promove a paz e a justiça para todos", reforçou o antigo primeiro-ministro português.
"Quando protegemos os jornalistas, as suas palavras e imagens podem mudar o nosso mundo", concluiu.
Pelo menos 93 jornalistas ou profissionais de órgãos de comunicação social foram mortos em ataques direcionados, bombas ou fogo cruzado durante o exercício da profissão em 2016, recordou hoje a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).
Num comunicado divulgado na página 'online' da organização, a FIJ destacou ainda que pelo menos 13 profissionais de órgãos de comunicação social perderam a vida em situações de violência desde o início do ano corrente.

Fonte: Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário