quarta-feira, 3 de maio de 2017

Imagens de Myanmar e palavras de George Orwell em exposição na Biblioteca Municipal


A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura na sexta-feira, dia 5, pelas 18h00, a exposição de arte e fotografia “After the Storm”, de Beatriz Manteigas. A mostra é inspirada numa viagem que a artista realizou a Myanmar e nas obras do escritor George Orwell, que viveu no país durante a ocupação colonial britânica.

  Beatriz Manteigas viajou até Myanmar, antiga Birmânia, no início de 2016, tendo assistido à tensão que o país então vivia após a eleição de Aung San Suu Kyi como presidente. A Prémio Nobel da Paz estava a ser impedida de assumir o cargo por estar casada com um cidadão inglês e foi num ambiente de incerteza e desconfiança do povo que surgiram os primeiros trabalhos de “After the Storm”.

Beatriz Manteigas descreve as obras nascidas neste período como “nuvens de pós-tempestade remetendo para a alucinação vivida no país, com um pé no mundo moderno e a sua idolatria, e outro na tradição asiática (castrada pelo regime, enraizado na cultura)”. A acompanhar cada obra, a artista incluiu excertos de “Animal Farm” (“A Quinta dos Animais”/”O Triunfo dos Porcos”) e “1984” de George Orwell. No tempo em que viveu na antiga Birmânia, o escritor já relatava situações de opressão e insegurança, sendo possível traçar um paralelismo com a atualidade. Os textos de Orwell estão escritos em Inglês e em Birmanês.

  Beatriz Manteigas nasceu em Lisboa em 1990. Licenciada em Pintura e Mestre em Anatomia Artística, é atualmente aluna de Doutoramento na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Tem complementado os seus estudos com períodos nas Faculdades de Belas-Artes do Porto, na Politécnica de Valência, em Espanha, e na Academia de Belas-Artes de S. Petersburgo, na Rússia. Expõe desde 2009 e trabalha também como ilustradora.

A exposição “After the Storm” pode ser visitada até 24 de maio, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário