terça-feira, 9 de maio de 2017

Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga reforçam Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Os Municípios de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga estão a reforçar a Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios em zonas florestais que são comuns aos dois Concelhos. O projeto, orçado em cerca de 144 mil euros, é financiado em 85 por cento pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

 O projeto de Defesa da Floresta Contra Incêndios consiste na abertura de ligações entre faixas de gestão de combustíveis, com cerca de 55 hectares, e a adaptação da rede viária florestal de acesso a pontos de água.

Os trabalhos a executar consistem no corte de árvores, no arranque de cepos de eucaliptos e pinheiros, no desbaste de árvores, no corte de arbustos e plantação de sobreiros. No que toca à rede viária, tratase de adaptar caminhos, corrigindo as suas deficiências, procedendo-se igualmente à conservação do piso e manutenção do sistema de drenagem. As faixas de gestão de combustíveis servem para direcionar o fogo, de forma a proteger pessoas e bens e a minimizar os estragos na floresta.

As intervenções previstas permitem diminuir a área ardida, reduzir o tempo de intervenção dos meios de combate a incêndio, facilitando o seu reabastecimento nos pontos de água existentes. A criação da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios vai reduzir a continuidade da floresta, sobretudo de eucalipto, com a plantação de outras espécies, como o sobreiro, que é autóctone e resistente ao fogo. Com as intervenções, pretende-se melhorar a gestão dos espaços florestais, reduzindo o risco de erosão e de contaminação dos recursos hídricos.

 As áreas onde será implementado este projeto da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios abrange uma população superior a 15 mil habitantes e corresponde às Freguesias de Ribeira de Fráguas, Albergaria-a-Velha e Valmaior, Silva Escura e Sever do Vouga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário