sexta-feira, 2 de junho de 2017

Trump contra o mundo// O Metro que virou autocarro// Uma polémica nas secretas

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Trump tirou os EUA do Acordo do Clima por ser "um mau negócio". E disse que quer voltar a negociar um pacto climático, "mais justo" para os contribuintes norte-americanos. Se abrir o minuto-a-minuto que abrimos ontem, perceberá como o presidente americano ficou sozinho no seu discurso: vários estados e cidades americanas garantiram que vão seguir as metas de Paris; todos os líderes mundiais saíram em crítica. Macron terá sido o mais certeiro: "Não há plano B, não há mundo B". A Rita Siza fez a síntese de uma noite de loucura. Se me permitir, voltei ao tema já a seguir.
Um ataque ao casino de Manila fez pelo menos 36 mortos - mas ainda ninguém parece ter certezas sobre o motivo do crime: o Daesh reivindicou um atentado, a polícia rejeitou ligações ao terrorismo. A maioria das vítimas terá morrido sufocada, segundo a Presidência. Há mais de 50 feridos. Eis o que já sabemos.
Nicolas Maduro prometeu um referendo na Venezuela, para que o povo vote a Constituição nova que o presidente está a preparar sozinho. O anúncio foi feito esta noite.
Por cá, um avião quase chocou com um drone ao aterrar no Porto -mas teve de efectuar diversas manobras para evitar a colisão.
Olhando para coisas boas: Portugal voltou a subir ao pódioSomos agora o 3.º país mais pacífico do mundo.

As notícias do dia

A notícia que marcará o dia está aqui: afinal, o Metro do Mondego vai ser um autocarro. É caso para dizer: vão-se os carris, ficam as rodas
A nossa manchete de hoje é sobre outra polémica: as denúncias sobre o novo chefe das secretas deixaram Costa sozinho. O PSD, que apoiou a nomeação, está agora "apreensivo" com o que veio a público sobre o papel do diplomata na crise pré-independência de Timor-Leste; o Bloco não apoia a nomeação; e José Júlio Pereira ainda terá que passar por uma audição parlamentar antes da posse. O primeiro-ministro, apesar de tudo, diz ao PÚBLICO que mantém a nomeação. A história está aqui, com as respostas do embaixador ao que disse Ana Gomes. Mas deve ser acompanhada por este artigo do Luciano Alvarez, que esteve naquela altura em Timor e diz que o embaixador "está a mentir".
Outra notícia nossa: o BE quer que Centeno liberte verbas do Orçamento “imediatamente”, tendo em conta a folga criada pelo crescimento da economia. A entrevista a Jorge Costa, dirigente do partido, foi feita pela Maria João Lopes, antecipando as jornadas do Bloco que hoje começam.
Mais pressão, na Educaçãoos sindicatos de professores marcaram greve para 21 de Junho, dia de exames nacionais. Mas ainda vão dar uma oportunidade ao ministro.
Algumas novidades na economiao Banco de Portugal está a analisar as contas do Montepiojá se conhecem os culpados do caos no aeroporto de Lisboa (mas as multas são baixinhas); e os patrões acusam o Governo de não cumprir um acordo no salário mínimo (sabendo nós, entretanto, que os novos contratos estão cada vez mais a ir pelo mínimo).
Há ainda tempo para lhe dar um guia útil (o que muda com as alterações à lei do tabaco). E para lhe mostrar um estudo que compara percepções sobre trabalho doméstico em 20 países e Portugal (o título é sugestivo: "Se uma empresa não fizer reuniões à sexta-feira, já está a ajudar as famílias"). 

Trump, Beatles e mais 

1. Trump, Paris e o mundo limpo. Já lhe contei aqui como Donald Trump seguiu sozinho, tirando a América dos objectivos de Paris. Mas falta dar-lhe os linkspara outras leituras que o ajudarão a perceber quão sozinho ele está, de facto. Comece pelo texto da Clara Barata, onde ela explica que Pequim se prepara para assumir a liderança no clima (começando hoje, numa cimeira com a UE). Pare neste outro, onde Tim Loch, da Bloomberg, explica que Wall Street não está convencida de que o carvão sairá a ganhar com esta decisão de Trump. E também nesta história que nos chega da América: a da revolta dos accionistas que mudou a posição de uma petrolífera sobre as alterações climáticas (uma história incrível do Washington Post, que mostra como o mundo está mesmo a mudar, apesar do inquilino da Casa Branca).
A meio caminho, e porque só é possível perceber a importância de um tema quando o sentimos como nosso, a Andrea Cunha Freitas decidiu fazer este texto: o que é que as alterações climáticas já fizeram a Portugal? E por fim, como paragem final, deixo-lhe três textos de opinião que vale a pena ler: "A enorme irresponsabilidade de Trump", de Francisco Ferreira; "Com um nim, Nikki Haley esconde um não", da Bárbara Reis; e "Estamos covfefe", onde o Rui Tavares resume tudo.

2. O doutor Zeca mostra a sua aldeia ao país. Vamos aliviar um bocadinho? O "doutor Zeca" desta história é José Rentes de Carvalho, a "sua aldeia" é em Trás-os-Montes. E esta reportagem da Ana Cristina Pereira vem a propósito de uma visita guiada que ele, um dos mais importantes escritores portugueses, fez sob mote do seu novo livro, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Vai uma visita?
3. O fim-de-semana mais longo de Serralves já está em movimento. Chegou à Baixa do Porto com as espirais hipnóticas de Ola Maciejewska e do seu vestido vindo dos primórdios da dança. E seguem-se 50 horas sem parar - e um banho de multidão. A Inês Nadais terá muito gosto em acompanhá-lo numa visita guiada.
4. Sgt. Pepper aos 50: é lendário, é um marco, é só um disco? Diz o Mário Lopes que sim, que também é só um disco (posso dizer assim, Mário?). Sim, este foi o álbum que marcou o início de uma era, um “momento decisivo na história da civilização ocidental”. Mas exactamente 50 anos depois, talvez devamos tentar ouvi-lo como um disco. "Continua magnífico", diz o Mário, com tanta razão. Mas, falando dele, temos que falar de tantos outros álbuns que saíram quando esta porta se abriu: foi você que falou do Verão do amor? (Já agora, sobre isto, leia também o Nuno Pacheco que ele fala disto tudo e de como tudo começou).

A agenda de hoje
  • O Bloco começa as suas jornadas parlamentares, no Algarve;
  • Há uma cimeira UE/China em Bruxelas, mesmo a tempo de uma reacção conjunta à decisão de Trump de tirar os EUA do Acordo do Clima;
  • É dia de ratings na Europa: a Moody’s poderá anunciar decisões relativamente aos ratings do Reino Unido e da Finlândia, a Fitch avalia a Bulgária, a S&P a Irlanda e a DBRS pode fazer uma nota sobre a UE;

Só mais um minuto...

E se lhe pagassem 2500 euros por mês para dar a volta ao mundo? Os 12 escolhidos deste ano vão partir de Lisboa.
E se chegasse a uma aldeia e lhe dissessem "proibido fotografar"? A resposta certa seria que estava a entrar em Bergün. Por lá, máquina não entra.
E se esta noite voltássemos aos clássicos? Os Guns N'Roses vieram tocar para nós. Mesmo a sério.
Se não é o seu género, se hoje não dá jeito, não há problema. O fim-de-semana está a chegar e nós temos muitas sugestões para o poder preencher bem. No ípsilon, naFugas, no Guia do Lazer e no Cinecartaz. Tudo isto e a nossa homepage, onde as notícias nunca lhe faltarão (nem as gargalhadas sonoras, por mérito d'O Inimigo Público). 
Tenha um dia bom. E um excelente fim-de-semana. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário