sexta-feira, 2 de junho de 2017

Aveiro: Polícia Marítima apreendeu 12 quilos de amêijoa-japónica contaminados

Resultado de imagem para Aveiro: Polícia Marítima apreendeu 12 quilos de amêijoa-japónica contaminados
A Polícia Marítima apreendeu 12 quilos de amêijoa-japónica contaminados com toxinas que terão sido apanhados na ria de Aveiro por um mergulhador ilegal, durante o período de interdição em vigor, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Em comunicado, a AMN refere que os bivalves foram apreendidos durante uma ação de fiscalização da orla marítima, que decorreu na passada quinta-feira.
A AMN explica que a Polícia Marítima intercetou no Canal do Espinheiro, em Aveiro, um indivíduo, equipado com fato de mergulho que ao aperceber-se da presença dos agentes colocou-se em fuga, abandonando as capturas dissimuladas na água, bem como todo o material de mergulho utilizado na captura dos bivalves.
"Como resultado da ação, a amêijoa foi apreendida e, posteriormente, devolvida ao seu habitat natural, por se encontrar interdita a captura de várias espécies, onde se inclui ameijoa-japónica, devido à presença de toxinas", refere a mesma nota.
A interdição da captura de bivalves, contaminadas por toxinas marinhas, aplica-se ao público, mariscadores profissionais e armadores, independentemente do processo de captura, conforme a orientação diária do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A AMN relembra ainda que a ingestão de bivalves contaminados por toxinas marinhas "pode causar graves problemas de saúde".

Fonte: MadreMedia/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário