Enquanto dormia...
... foram conhecidas as vagas para o acesso ao Ensino Superior. São 50.838 lugares, mais 150 que no ano passado. A Marlene Carriço preparou um guia pesquisável com as vagas por universidade e por curso e as médias de entrada. Mas o dossier completo do Observador inclui ainda:
- Os 16 cursos que garantem pleno emprego (e não são só os Medicina).
- Os 14 cursos em que um em cada cinco diplomados não arranja trabalho.
- Quais são as instituições de ensino que dão mais garantias de emprego.
- Como os privados já têm taxas de desemprego inferiores aos públicos.
- Quais vão ser as profissões mais procuradas em 2020, informáticos ou carpinteiros?
- O vídeo que resume os principais dados a reter nas listas deste ano.
- E ainda os custos de estudar pelo país, as alternativas profissionais e as dicas para escolher o curso certo.
Outras notícias da manhã:
Portugal é o único país da União Europeia que não admite sanções à Venezuela. A notícia é do El País, que conta que segundo a delegação da UE em Caracas, os outros 27 dos 28 Estados membros estão abertos à possibilidade de punir o governo de Nicolàs Maduro. Esta madrugada morreu queimado mais um manifestante anti-regime e amanhã há greve geral.
Tiago Antunes, o novo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, é irmão de Miguel Barreto, arguido no caso EDP e suspeito de corrupção e tráfico de influências. A ligação familiar vem contada no i (sem link).
Os pagamentos em dinheiro vão ser limitados a 3 mil euros. O BCE contestou a medida mas o Parlamento ignorou e vai mesmo levar o diploma a votação, escreve o Negócios.
Fake news, garante Trump sobre a revelação de que teveuma segunda reunião -- privada -- de mais de uma hora com Putin, à margem do G20. Pelo meio, o presidente americano não consegue que o seu partido o ajude a revogar o Obamacare. Not good.
Outra informação importante
Bronca no Parlamento: o relatório com as conclusões da Comissão de Inquérito à recapitalização da CGD, assinado pelo PS, foi chumbado porque faltaram deputados... socialistas. João Galamba, por motivos pessoais, e Susana Amador, em trabalho, não estavam na sala. O PSD fala no maior branqueamento político em Portugal.
Mas afinal o que concluiu a Comissão? A Ana Suspiro leu o relatório chumbado e retirou seis conclusões: o apoio aos projetos Vale de Lobo e La Seda são questionados, mas não foram encontradas provas de pressões políticas.
Na outra Comissão de Inquérito à Caixa, o ex-presidente António Domingues confirmou que há SMS trocados, mas só ele o governo os viram.
E há outro banco que não deixa de causar engulhos às contas do País. Segundo a UTAO, as mudanças no empréstimo para a resolução do BES podem custar 633 milhões ao Estado. Mais uma espécie de perdão que ficou caro.
Sem apoio do CDS, mas com o voto de confiança do PSD e absoluta tranquilidade de Passos, André Ventura vai continuar a ser candidato à Câmara de Loures. O presidente da União Romani é que não o poupou nas palavras: “Parece que estou a responder ao Hitler". António Costa também não: usou palavras como racista e desonra.
No novo pacote legislativo da reforma das florestas houve acordo limitado e só à 25ª hora. Socialistas, bloquistas e comunistas apenas se entenderam em pleno no combate ao eucalipto. No resto, nem por isso.
Uma medida que previa que passavam a ser os hospitais a financiar os tratamentos da Hepatite C durou três dias. Depois foi revogada.
Nos incêndios, acalmaram os fogos no terreno, incendiaram-se os bastidores. A Protecção Civil vai impor lei da rolha aos bombeiros e centralizar as informações à comunicação social, enquanto os bombeiros querem um comando autónomo da Protecção Civil. E soube-se ainda que há postos de vigia que ficam vazios por horas porque os vigilantes contratados pela GNR gozam férias.
Três semanas depois do roubo de Tancos, a Associação de Praças falou pela primeira vez do caso. E com uma denúncia grave: a de que "não há militares para garantir a segurança de espaços vitais". Pelo meio ficam ainda várias críticas às "palavras pífias" sobre o assalto.
Portugal vai mesmo comprar novos helicópteros para substituir os míticos Alouette. Há duas propostas sobre a mesa, num negócio de mais de 20 milhões.
Os abusos continuam a assombrar a Igreja Católica. No coro da Igreja de Ratisbona, o mais famoso da Alemanha, liderado durante trinta anos pelo irmão do Papa Bento XV, pelo menos 547 crianças foram alvo de abusos físicos e 67 de abusos sexuais.
Um português brilha no circuito mundial de surf no ano de estreia. Frederico Morais fez história e eclipsou estrelas como Mick Fanning e John John Florence.
Já no futebol, o Sporting acabou o estágio na Suíça com mais uma derrota (1-2 frente ao Marselha). Mas mais que resultados, diz o Bruno Roseiro, o que falta é aquilo que Jesus considera o princípio de tudo: um sistema de jogo.
Hoje é a vez delas, da estreia da seleção feminina num Europeu. Portugal joga às 17h00 com a Espanha um encontro histórico.Vale por isso a pena reler a entrevista de Dolores, Suzane e Mónica no Observador.
Os nossos especiais
Jane Austen morreu há 200 anos e a Maria João Marques escreveu sobre o seu "vício austeniano" e sobre a vida e obra da escritora britânica. A "mulher não tradicional" que escreveu Orgulho e Preconceito e Sensibilidade e Bom Senso só aceitou uma proposta de casamento da qual se arrependeu na manhã seguinte.
A nossa opinião
- Luís Aguiar-Conraria escreve sobre as reações às declarações de Gentil Martins:"As pessoas não gostam que lhes chamem homofóbicas, mas, pondo o politicamente correcto de lado, que outro nome chamar a quem inventa resultados científicos para negar direitos aos casais homossexuais?".
- Maria João Marques escreve sobre questões de género: "Somos, machos e fêmeas, biologicamente diferentes. Os cérebros funcionam de forma distinta, as hormonas não coincidem, os órgãos do corpo não são iguais. Quem ignora isto ou é lírico ou é ignorante".
- Gabriel Mithá Ribeiro escreve sobre pluralismo de expressão: "Como se não lhes bastasse o controlo hegemónico das salas de aula, programas como o Fórum TSF, Antena Aberta ou Opinião Pública permitem ver como a brigada fundamentalista toma de assalto o pluralismo".
Notícias surpreendentes
Há mais um cantinho no restaurante Bairro do Avillez. E serve comida peruana.
Afinal, há algum mal em ter a máquina de lavar roupa na cozinha? Uma apresentadora britânica acha que é um nojo e a polémica não pára.
É oficial: Ronaldo vai voltar a ser pai. Foi o próprio jogador quem o confirmou, dizendo estar muito contente com o bebé que está a caminho. Leia-se na barriga da namorada, Georgina.
Na Arábia Saudita pode-se ser presa por usar minissaia.Que o diga uma jovem que foi detida em Okaz.
Entre os anos 70 e 90, o metro de Nova Iorque era pouco recomendável. Havia crimes quase diários e cenas de sexo explícito. Ficou tudo registado nos arquivos da cidade.
Quanto às notícias, estão também sempre registadas no Observador. Passe por cá
Boa quarta-feira feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário