sexta-feira, 21 de julho de 2017

Centro de saúde de Oeiras vai recrutar dadoras de leite materno

O protocolo, que é hoje assinado entre o Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras e o Centro Hospitalar, e que integra a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), tem como objetivo ajudar a aumentar a oferta de leite humano pasteurizado para recém-nascidos muito prematuros.
A primeira consulta para selecionar e recrutar mães lactentes interessadas em doar leite destinado a bebés prematuros, vai abrir brevemente no centro de saúde de Oeiras.
Esta é a única zona do país a ter um banco de leite humano, que funciona na Maternidade Alfredo da Costa  e que desde 2009 já ajudou mais de mil bebés a receberem leite de outras mulheres.
Em declarações à Lusa, a enfermeira Ana Lúcia Torgal, coordenadora do projeto, disse que a ideia deste projeto surgiu da dificuldade que muitas vezes a Maternidade Alfredo da Costa sente em ter doações de leite materno, até porque muitas das mulheres que podem ser candidatas acabam por circular mais nos cuidados de saúde primários.
Para isso foi criada uma consulta específica, que é gratuita, onde é aferido se as potenciais dadoras de leite cumprem os requisitos necessários. Um dos objetivos é conseguir 12 mães dadoras no primeiro ano de funcionamento.
Apesar de o banco de leite funcionar na MAC, o leite doado pode ser fornecido a outras unidades de cuidados intensivos neonatais da área de Lisboa, mediante pedidos e protocolos estabelecidos entre as várias instituições.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário