quarta-feira, 27 de setembro de 2017

360º - Entre a líder e a amiga da líder, como se faz a luta à direita por Lisboa entre trato, estratégia e estilo? E outra boa notícia sobre mulheres

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... foi descoberta uma nova rota de tráfico de crianças que passa por Portugal. O SEF já está a investigar e, segundo o DNdesde março foram detetadas cinco menores no aeroporto de Lisboa.

Portugal subiu quatro lugares no ranking da competitividade após dois anos em queda. Está agora no 42º lugar em 137 países. Mas a burocracia e os impostos continuam a preocupar os empresários.

Na Arábia Saudita, as mulheres foram finalmente autorizadas a conduzir. A boa nova só é válida a partir de 2018 mas já mereceu aplausos de Trump.

Na Catalunha, o governo regional garante que vai mesmo haver referendo, apesar da polícia e da Guardia Civil já terem apreendido mais de 10 milhões de boletins de voto. Trump também já se pronunciou sobre o tema, apoiando Rajoy (escreve o El País) e pode haver um contra-referendo (diz o El Español).

Ainda Trump nas notícias, porque fez mais um aviso à Coreia do Norte (anota a CNN).


Autárquicas

A guerra à direita em Lisboa faz-se entre a líder e a amiga da líder. Do lado do CDS joga-se a consolidação da liderança, no PSD está em causa o próprio presidente. A Rita Dinis tem andado na estrada com elas e descobriu que Assunção e Teresa são diferentes: no estilo, no trato, na estratégia. E tornaram a disputa pelo 2º lugar na capital uma surpresa.
E porque se vota tão pouco em Sesimbra? A Cátia Bruno foi com o João Porfírio ao concelho que nas últimas eleições locais teve mais abstenção: 62%. E viu que no território comunista há quem continue a achar que o voto nada muda.
Depois de mais um dia de campanha em que Costa foi a Odivelas lembrar as corridas de burro e Ferrari, o podcast do Caça ao Voto entre o Miguel Pinheiro e o Vítor Matos centra-se em Rio, Isaltino e num "perdona cariño" ouvido a norte. Já a crónica do Miguel sobre as frases do dia inclui um elevador panorâmico, um defensor do PSD e a relação da Justiça com André Ventura.

Porque Ventura não foi constituído arguido no caso das declarações sobre os ciganos (o Bloco tinha feito queixa por xenofobia) e aproveitou para fazer campanha por Loures.


Outra informação importante
O Ministério Público responsabiliza António Costa de ter impedido a investigação às secretas. O processo sobre escutas (entre outros meios) ilegais foi arquivado porque o primeiro-ministro puxou dos seus direitos e recusou levantar o segredo de Estado que permitiria saber quem dava as ordens e quem delas sabia

Já Paulo Azevedo puxou da memória recente para contestar a compra da TVI pela Altice (ex-PT). O líder da Sonae lembrou "teias tecidas entre o poder económico, político e mediático”, para dizer que o negócio não visa "o interesse público". E garante que sabe do que fala.

Depois da polémica estival, os livros para meninos e meninas estão de volta às bancas. A Porto Editora concluiu que não há discriminação e o seu Conselho Editorial desmontou, ponto por ponto, as objeções apresentadas pela Comissão para Igualdade de Género: eis os argumentos (que a CIG lamenta).

Sem acordo continuam o Governo e os enfermeiros, depois de o ministro ter considerado os "aumentos de 400 euros absolutamente incomportáveis" e de os enfermeiros ameaçarem, com nova greve em outubro. Fernando Leal da Costa tem um artigo sobre o tema.

Para durar está também a polémica de Tancos. O ministro da Defesa acha "absolutamente fundamental" que o Expresso revele na íntegra o relatório (que o responsabiliza a ele e aos militares); já o secretário de Estado acusou o PSD e o jornal de uma "ação concertada" neste caso. Numa opinião em vídeo, o José Manuel Fernandes fala das "tristes figuras de Azeredo Lopes".

De Angola não vieram bons sinais, por muito que o Presidente e o Governo português invistam e anunciem um bom relacionamento. Na tomada de posse, João Lourenço deixou Portugal de fora da lista de países que considera como principais parceiros; antes tinha enviado uma nota verbal de repúdio contra o processo de Manuel Vicente; já Marcelo foi recebido com um mar de críticas pela oposição angolana mas garante que recebeu uma ovação e não uma vaia durante a cerimónia em Luanda.



Na Liga dos Campeões, o FC Porto redimiu-se e depois da derrota em casa com o Besiktas foi ao Mónaco ganhar por 3-0. Em campo esteve uma equipa com estrelas que já brilharam em França num triunfo em que, escreve o Bruno Roseiro na crónica, houve também muita estratégia de Sérgio Conceição. O 'patrão' de Leonardo Jardim é que não deve ter gostado nada

Destaque ainda para o Real Madrid, que foi vencer a Dortmund com Ronaldo a celebrar o 400º jogo e o 411º golo (ufa, que é obra!). Hoje as atenções estão no Basileia-Benfica, depois de o clube da Luz ter perdido com o CSKA, mas sobretudo no Barcelona-Sporting de Alvalade, para o qual Jesus já treinou (sem grande sucesso) o seu portuñol. Pode conferir todas as probabilidades de resultados desta jornada aqui.

 

Os nossos especiais
Foi Jake LaMotta um touro expiatório? A propósito da morte do pugilista que inspirou o papel de Robert De Niro em "Touro Enraivecido", Bruno Vieira Amaral recorda como uma das personagens mais repugnantes do cinema conquistou o público.

A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre a campanha autárquica e a governação em 'Os omissos, os festivos, o leve, o ventríloquo e a indecência': "Não percebo bem o que possa significar politicamente um novo ciclo. Gostaria apenas que quem não é da geringonça fosse capaz de começar OUTRO ciclo".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre as bombas de insulina: "A mãe de uma menina de 11 anos, com diabetes há 5, contou-me como a filha saiu a chorar quando, pela enésima vez, lhe disseram que já faltava pouco para ter uma bomba. Perguntou-lhe porque lhe mentiam."
  • Maria João Marques escreve sobre consumo e sexismo: "Carregada de mau feitio, insisto em não gastar o meu dinheiro com empresas e produtos que insultem os grupos demográficos a que pertenço. A Google excisou o problema. Luís Onofre nem se apercebeu".
Notícias surpreendentes
Oh!, os famosos e tão fantasticamente sintéticos 140 caracteres do Twitter vão duplicar. A rede social acha que com 280 será mais fácil aos utilizadores expressarem-se. E já está em fase de testes.

Porque é que a Companhia Nacional de Música fez queixa de Tony Carreira? A Rita Cipriano explica o que levou à queixa da editora portuguesa que nada tem a ver com o cantor nem com os artistas plagiados.

Lisboa tem mais restaurante de peixe para entrar nos guias. Chama-se Pesca, é do chef Diogo Noronha, só serve o que vem à rede, e o Diogo Lopes serve-nos a ementa. 

Não me despeço com uma imagem bonita, mas com uma valiosa: a de umas cuecas históricas leiloadas por mais de cinco mil euros: eram de Hitler e terão sido deixadas esquecidas pelo Führer nazi num hotel de luxo em 1938.

Espero que com esta última nota o tenha feito despertar completamente e tenha ficado com a síntese das notícias para começar o dia bem informado. Para o resto da atualidade é só clicar em Observador 

Tenha uma quarta-feira feliz e produtiva
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário