Orquestra Clássica do Centro estreia “In Memoriam” de José Firmino
No próximo dia 30 de setembro, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai estrear a peça “In Memoriam”, da autoria do Maestro José Firmino. Trata-se de uma peça para orquestra, inspirada em Zeca Afonso e, segundo o maestro, este escreveu-a em reconhecimento deste cantautor e do seu trabalho.
O concerto “Insisto Não Ser Tristeza” estava inicialmente previsto para o Dia Mundial da Música (1 de outubro). Porém, realizam-se nesse dia as eleições autárquicas e, não podendo a Orquestra Clássica do Centro deixar de assinalar essa data, 30 de setembro foi o dia escolhido para o concerto.
No ano em que se assinalam os 30 anos do desaparecimento de Zeca Afonso a Orquestra Clássica do Centro e a Associação José Afonso (AJA) associam-se mais uma vez às iniciativas que se realizam por todo o país neste âmbito, com o concerto sob o mote “Insisto Não Ser Tristeza”, a ter lugar no dia 30 de setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. O encontro terá como convidado João Afonso e ainda a participação especial de Rui Pato com direção de José Eduardo Gomes, maestro titular da Orquestra Clássica do Centro.
Recordamos que ao longo do presente ano e após a assinatura do protocolo de colaboração entre a AJA e a OCC, várias foram as iniciativas que já tiveram lugar na cidade de Coimbra. O primeiro destes "Encontros" realizou-se a 11 de março, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, e contou com a presença de Francisco Fanhais (Presidente da AJA - Nacional) e de Rui Pato.
Do programa deste concerto consta também o tema " Do Choupal até à Lapa " numa orquestração do compositor conimbricense, Sérgio Azevedo.
José Firmino, natural de Chaves, é compositor e maestro. É altamente reconhecido pelos seus pares não só em Portugal como no estrangeiro e venceu inúmeros prémios nacionais e internacionais de composição. É responsável pela obra para coro e orquestra “Homenagem a José Afonso”, com quatro andamentos, baseada em quatro temas de Zeca Afonso.
Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra e estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e com Christopher Bochmann e Constança Capdeville na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde concluiu o Curso Superior de Composição, do qual se graduou com nota máxima. Recebeu também inúmeros prémios e é atualmente professor de Composição e Orquestração na ESML.
Relembramos ainda que estão a decorrer até dia 30 de setembro as candidaturas ao Prémio de Composição Francisco Martins 2017, uma iniciativa da associação Orquestra Clássica do Centro com o apoio das Livrarias Almedina, Ava Editora, Ascendum e Antena 2. O regulamento do concurso foi apresentado em Dezembro de 2017 num concerto simbolicamente dedicado ao compositor Sérgio Azevedo. Como reconhecimento do mérito de um compositor referência da actualidade, Sérgio Azevedo integra o júri deste concurso com Luís Tinoco e com o maestro titular da OCC José Eduardo Gomes.
Pode adquirir o seu bilhete no Pavilhão Centro de Portugal todos os dias úteis das 14h30 às 19h. Esta quinta-feira poderá ainda fazê-lo até às 24h ou, no sábado, no local do concerto, a partir das 19h.
CONCERTO 
ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO
RUI PATO, guitarra clássica
JOÃO AFONSO, voz
Maestro, JOSÉ EDUARDO GOMES