Enquanto dormia...
... houve uma boa nova vinda dos EUA: os democratas chegaram a acordo com Donald Trump para reverter a lei e proteger os jovens imigrantes sem documentos.Estão em causa cerca de 800 mil dreamers, entre eles centenas de portugueses.
Na frente Coreia do Norte, a escalada de tensão continua: Pyongyang ameaça agora o Japão e a Coreia do Sul, que apoiaram novas sanções ao regime de Kim Jon-un. Do outro lado, vêm notícias de que a Coreia do Sul pode estar a treinar uma brigada para matar o ditador norte-coreano.
Na Malásia, nota de uma tragédia: um incêndio numa escola em Kuala Lumpur matou 25 professores e estudantes.
Por cá, está decidido: não voltará a haver futebol em dia de eleições. O DN avança que o Governo vai proibir a Liga de marcar jogos para datas eleitorais. Mas só depois das autárquicas (dia 1 há quatro jogos, entre eles um Sporting-FC Porto).
Anda no capítulo autárquicas, ontem à noite houve debate entre os candidatos ao Porto, com Rui Moreira a atacar jornalistas para se defender, depois do caso Selminho ter voltado às notícias.
E o Tribunal Constitucional validou a candidatura independente de Valentim Loureiro a Gondomar. O movimento pode assim concorrer à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia.
Uma polémica extra-fogos sobre o contestado comandante nacional da Protecção Civil. Rui Esteves fez 90% da sua licenciatura por equivalências, escreve o Público. Ainda sobre a Proteção Civil, a câmara de Mação achou o relatório sobre o grande incêndio insatisfatório e queixou-se à IGAI.
Mais uma notícia sobre as descidas no IRS para o próximo ano. Segundo o DN, vai surgir um escalão intermédio para rendimentos entre 7 mil e 12 mil euros, com uma taxa de 24,5%.
Outra informação importante
Pode ser o primeiro caso de plágio de música a ser resolvido em tribunal em Portugal. O Ministério Público acusou Tony Carreira de copiar 11 canções, incluindo os sucessos "Depois de ti mais nada" e "Sonhos de menino". O cantor líder de vendas fala de queixa"oportunista e injustificada" e garante não existir qualquer crime.
Para tirar as suas conclusões, pode ouvir e comparar as 11 músicas de Tony Carreira e as versões originais e tentar descobrir as diferenças. E ainda recordar as 20 maiores fraudes da história da música.
Mas não foi só Tony Carreira a ser acusado: o compositor Ricardo Landum também é arguido. Saiba quem é o alentejano do rock que revolucionou o “pimba”.
Depois do Benfica, desaire ainda maior do FC Porto na estreia da Liga dos Campeões, com a derrota em casa com o Besiktas por 1-3. Uma questão de eficácia, diz o Tiago Palma na crónica, lembrando ainda que como jogador, Sérgio Conceição teve uma estreia bem diferente na prova. No resto da jornada, destaque para os dois golos de Ronaldo e para o empate de Leonardo Jardim.
Fernando Medina publicou no seu site os documentos que garante mostrarem toda a legalidade da compra de um 'duplex' por 645 mil euros. O presidente da Câmara de Lisboa diz-se indignado com as notícias e com a investigação da PGR depois de uma denúncia anónima.
O caso Tecnoforma que envolvia Passos Coelhos e Miguel Relvas foi arquivado. O Ministério Público não encontrou provas de que a empresa de que Passos foi administrador tenha sido beneficiada na aquisição de fundos comunitários para dar formações, por interferência do então secretário de Estado. Em sentido contrário, o Organismo Europeu de Luta Antifraude considerou existirem fortes indícios de fraude.
André Ventura provocou uma 'baixa' de peso no PSD. O ex-líder da juventude social democrata Jorge Nuno Sá desfiliou-se do partido por existirem "racistas e sexistas" no PSD (além de escolhas autárquicas ilegais). E escreveu a dizer isso mesmo a Passos Coelho.
No escrutínio das promessas por cumprir dos autarcas que nos têm sido denunciadas pelos leitores, demos um salto à Guarda para perceber porque continua fechado o icónico Hotel de Turismo. Álvaro Amaro prometeu reabri-lo em 2013, mas até agora nada.
O discurso do Estado da União de Jean-Claude Juncker ficou marcado por várias propostas para a UE: um só presidente da União, um ministro europeu das Finanças e da Economia, clima e terrorismo como prioridades, e todos os países no euro. Mas uma enorme gafe deixou Portugal (e a Finlândia) fora das fronteiras da Europa junckeriana. Apesar do erro,Marcelo e Costa aplaudiram. A Inês Domingos analisa o caderno de encargo do presidente da Comissão.
Duas decisões do Governo que não devem agradar nada à EDP. O secretário de Estado da Energia anulou o despacho emitido pelo anterior executivo que permitia refletir determinados custos nos preços finais ao consumidor (o Público contabiliza uma poupança de 170 milhões para as famílias); e a elétrica foi também notificada para devolver 72,9 milhões de euros por pagamentos em excesso às centrais elétricas: o montante será abatido às tarifas de 2018.
A Volkswagen garantiu ontem que não vai tirar a produção do T-TRoc da Autoeuropa, mas deu um prazo até outubro para o conflito laboral ficar resolvido. O Governo colocou-se de fora da polémica.
Lá fora, a crise internacional mais preocupante é agora a de Myanmar. A Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, conhecida como a Mandela da Ásia, é acusada de permitir perseguições e chacinas do povo Rohingya, a minoria muçulmana mais perseguida do mundo. Guterres já se pronunciou sobre esta crise,recusando falar de genocídio, mas admitindo a "limpeza étnica". O secretário-geral da ONU defendeu também uma solução política para a Coreia do Norte.
Em Espanha continua a polémica à volta do referendo ilegal à independência da Catalunha com os juizes a mandarem fechar o site oficial e o presidente do governo regional a abri-lo. O El Mundo escreve hoje que há até indicações para cortes de luz.
Os nossos especiais
O que é que Vladimir Putin tem a ver com José Veiga? Muita coisa. O relatório de uma ONG suíça sobre a alegada corrupção na indústria petrolífera do Congo conta a origem do caso Veiga, que tem no centro um trader com ligações ao presidente russo e o ex-empresário do futebol português,detido por suspeitas de corrupção no comércio internacional. O Luís Rosa conta a história.
A nossa opinião
- Helena Garrido escreve sobre a história do estatístico grego: "O homem que calculou o verdadeiro défice público grego foi condenado a dois anos de pena suspensa. Um caso revelador das fragilidades da construção europeia. A independência passa a exigir heróis".
- Paulo Tunhas escreve sobre o PSD e Passos Coelho: "Percebo muito bem a minha saudade de alguém como Passos Coelho. Que me lembre, manteve uma razoável coerência no seu discurso. Eu, se fosse do PSD, deixava-o onde está. É melhor do que os outros".
- Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o novo site sobre o trabalho dos deputados: "Temos agora um site que permite saber o sentido de voto de cada deputado em cada diploma discutido na Assembleia da República. Todo este trabalho foi gratuito, não resultou de um subsídio".
Notícias surpreendentes
Se tem medo de palhaços, a principal estreia desta semana não é para si. “It”, o monstro cósmico do livro de Stephen King que se manifesta sob a forma de um palhaço chega ao cinema. O Eurico de Barros dá-lhe 3 estrelas e outras tantas alternativas, caso seja dos que tem tal fobia. Mas afinal, porque é que tanta gente tem medo de palhaços?
Passaram 24 horas da apresentação do novo iPhone X e ainda há coisas para dizer. Por isso é melhor espreitar a análise dos especialistas que estiveram na nova sede da Apple a assistir ao espetáculo que só teve uma mulher em palco e que tornou seis músicas em hits quase imediatos.
O recorde foi batido: Francisco Lufinha conseguiu completar a maior viagem em kitesurf. Foram 1646 quilómetros entre os Açores em Lisboa, com uns 'problemitas' pelo meio, como o provam as fotos.
Como o fim de semana se aproxima, deixo-lhe a sugestão de um bar que o pode deixar Stupido, a possibilidade de optar mudar de visual para um dos penteados mais icónicos de sempre ou simplesmente fazer uma viagem cá dentro: é que a CNN voltou a destacar Portugal e elegeu Monsaraz uma das 13 mais bonitas vilas da Europa erguidas em colinas.
Além de começar a fazer planos para os dias de descanso, tem muito para ler no Observador. Vamos mantê-lo sempre a par de toda a atualidade
Boa quinta-feira, feliz e produtiva
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário