quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Abertura do Ano Letivo com a presença do Secretário de Estado da Educação


A habitual abertura do ano letivo escolar de Figueiró dos Vinhos ocorreu ontem pelas várias escolas do concelho. Este ano, a abertura oficializou-se pelas 10h, na Escola Básica José Malhoa, com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa e da Delegada Regional da DGEsTE, Dr.ª Cristina Oliveira. Uma sessão onde estiveram presentes muitos pais que puderam assistir às intervenções das Equipas de Saúde Mental e Saúde Pública, da Directora do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, Prof. Fernanda Dias, do Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, e do próprio Secretário de Estado, Dr. João Costa.

A sessão abriu com a intervenção da Prof. Fernanda Dias, que fez um balanço do último Ano Letivo, cujo final foi fortemente abalado pelo Incêndio Junho. Agradeceu a disponibilidade e as medidas de apoio proporcionadas às famílias e alunos figueiroenses pelo Município, pelos docentes e não-docentes do AEFV, pelos Bombeiros e pelo Estado, nomeadamente no adiamento da realização dos exames, entre outros.

Este ano, o agrupamento, em conjunto com o Ministério da Educação e o Município, adotou mais algumas iniciativas no sentido de promover o sucesso escolar dos seus alunos, bem como incentivar a vinda de outros alunos para o concelho de Figueiró dos Vinhos.

Neste sentido, foram autorizados ao agrupamento dois psicólogos com horário completo, um de orientação pré-escolar e outro especialista em situações de catástrofe “de modo a promover o bem-estar psicológico dos nossos alunos que vivenciaram de perto o Incêndio de Junho”; existirão duas unidades de apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais, uma unidade na Escola Básica e outra na Escola Secundária; as turmas de pré-escolar e ensino básico foram todas aprovadas com número reduzido e as turmas de ensino secundário terão mais ofertas educativas: Cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Sócio-Económicas, Línguas e Humanidades e Cursos Técnicos de Desporto e de Apoio Familiar e Apoio à Comunidade; o Município oferecerá, pelo 3.º ano consecutivo, os manuais escolares e fichas de trabalho, alargando essa oferta aos alunos do 2.º ciclo; irá, ainda, comparticipar o pagamento dos transportes escolares a todos os alunos que venham frequentar o ensino secundário para o concelho, e além dos já instalados equipamentos informáticos e mobiliário, encontram-se em fase de conclusão as obras de intervenção e requalificação dos espaços escolares que se iniciaram no período de interrupção letiva.

O Sr. Secretário de Estado da Educação visitou, também, algumas das salas da Escola Básica e da Escola Secundária, deixando votos de um “Feliz Ano Novo, porque para os nossos alunos o ano não começa necessariamente em janeiro, mas, sim, em setembro.”

Telf. 236 559 558
Telf. 236 559 550 / Ext. 309Fax 236 552 596Praça do Município3260-408 Figueiró dos Vinhoswww.cm-figueirodosvinhos.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário