EMF Champions League 2017 – L.Lourosa/Florgrade caiu na Fase de Grupos pela diferença de golos e Bonde Sem Freio perdeu no Play Off
 Decorreu no fim-de-semana passado em Catez, Eslovénia, a II Edição da EMF Champions League, que colocou frente a frente a as melhores equipas europeias de MiniFootball. A representar Portugal esteve o L.Lourosa/Florgrade de Aveiro, actual campeão nacional da SuperLiga Futebol 7, e o Bonde Sem Freio de Lisboa, que agarrou uma das vagas atribuídas pela European MiniFootball Federation - entidade que rege o MiniFootball na Europa – à Associação Portuguesa MiniFootball. Esta competição foi jogada em 6x6 e teve a particularidade de ser na sua totalidade disputada em relva natural.
As duas equipas portuguesas entraram a ganhar na prova. Os lisboetas Bonde Sem Freio jogaram o jogo de abertura e bateram os eslovacos Brothers por 2-1. O primeiro golo surgiu logo no pontapé de saída por Amadou Bah. A equipa eslovaca respondeu no segundo tempo e conseguiu o empate aos 39 minutos, mas ao cair do pano os portugueses conseguiram o golo da vitória através de Evenilton Junior. O L.Lourosa/Florgrade defrontou sob chuva intensa os israelitas Zenit Nord, com a vitória para os portugueses por 2-0, com um domínio total os golos foram marcados pelos internacionais portugueses de MiniFootball Nuno Capela e José Carlos.
Na 2ª Jornada, o Bonde Sem Freio defrontou os búlgaros Active Commerce Sofia e até começou bem ao adiantar-se no marcador por intermédio de Wallace, no entanto a equipa portuguesa deixou fugir os 3 pontos na segunda parte, na qual sofreu os dois golos. O L.Lourosa/Florgrade foi batido por expressivos 5-1 pelo Dentim Clinic Katowice, tendo chegado a estar a perder por 5-0. O golo de honra foi apontado a 5 minutos do fim por Hugo.
Na última jornada da Fase de Grupos, para garantirem a passagem ao play off, o Bonde Sem Freio estava obrigado a pelo menos pontuar com o detentor do título europeu proveniente da Hungria, Aramis SE Mad Dogs, o L.Lourosa/Florgrade tinha de ganhar ao campeão da República Checa. A equipa de Lisboa entrou na partida de forma destemida e surpreendeu o campeão europeu, com um golo logo aos 2 minutos por Wallace. Motivados e com uma intensidade superior, o Bonde Sem Freio acabou por fazer mais três golos ainda na primeira parte e dilatou o marcador já na segunda. Daí em diante os húngaros colocaram GR avançado mas o Bonde Sem Freio aguentou e venceu por 6-4, apurando-se para o play off de acesso aos 16avos Final. No jogo do L.Lourosa/Florgrade, os checos fizeram cedo o 1-0, mas a equipa portuguesa pegou no jogo e chegou ao 1-1 de forma natural. O equilíbrio predominou, num jogo onde o empate poderia servir a ambas as partes, mas a vontade de vencer da equipa portuguesa foi superior.
Nesta EMF Champions League, o apuramento para a fase seguinte consistiu num modelo em que os primeiros classificados entraram directamente nos 16-avos Final enquanto os segundos classificados e os 7 melhores terceiros classificados jogaram entre si um play off de acesso aos 16-avos Final. Após a fase de grupos, o L.Lourosa/Florgrade acabou como 8º terceiro melhor classificado e foi afastado da competição, mesmo tendo 4 pontos, devido ao número de golos marcados – 1 golo de diferença para o último apurado. Já o Bonde sem Freio foi 2º classificado e no play off jogou contra o conjunto “Polimark” da Sérvia. Com sinais de cansaço notórios a equipa voltou a entrar ao ataque e mais uma vez a estratégia resultou e chegou ao 1-0, novamente por Wallace, através da cobrança de um livre directo. Minutos mais tarde o Polimark empatou, apanhando de surpresa a defesa portuguesa. A sorte acabou por sorrir aos sérvios que depois de se colocarem em vantagem pela primeira vez, não mais a deixaram fugir.
Esta II edição da EMF Champions League foi vencida pelos montenegrinos Dadi/Eurozox NO-M, que bateram na final o ECOS nas grandes penalidades, sagrando-se assim  campeões europeus de MiniFootball.