quinta-feira, 12 de outubro de 2017

360º - Dossier Acusação a Sócrates: o esquema montado desde que foi para PM, como gastava os milhões em luxo, o papel de Salgado, o grupo Lena e o TGV

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... foi conhecida muita mais informação sobre o caso que marcou o dia de ontem (e que seguramente continuará a dominar a atualidade nos próximos tempos): a acusação contra José Sócrates e Ricardo SalgadoNo Observador, estivemos desde manhã em liveblog a anotar as principais linhas do despacho, mas também a preparar vários trabalhos sobre os 31 crimes de que o ex-primeiro-ministro é acusado e sobre todas as outras ligações desta investigação inédita em Portugal.

 
 

Outra informação importante
Começo pelo furacão Ophelia, que pode atingir a costa portuguesa este domingo. O furacão está ao largo dos Açores e as previsões põem-no na rota do continente, onde poderá chegar já como depressão pós-tropical, mas com ventos ainda muito fortes. Seria a terceira vez na história que um fenómeno desta dimensão antigiria Portugal. Vale a pena ainda anotar o grande simulacro anti-sismo de hoje, quando o DN escreve que Lisboa é a segunda cidade com maior risco sísmico da Europa. 

Passo de seguida para o Orçamento do Estado, quase "concluído" segundo o Governo (depois de uma reunião de Costa com o PCP logo no pós autárquicas), que tem várias novidades já conhecidas: 

No PSD, Rui Rio apresentou a sua candidatura recolocando o partido"O PSD não é um partido da direita, é um partido do centro", disse. O Vítor Matos ouviu as declarações (sem direito a perguntas) e traduziu a mensagem de Rio nas entrelinhas do que ele disse e do que quis dizer

Uma frase de Rui Rio deixou contudo muitas dúvidas: a de que havia três candidatos à liderança. Será José Eduardo Martins, que ontem lançou o "Manifesto PSD 2017" uma hora antes de Rio falar? (é que Pinto Luz decidiu não avançar)

Em Espanha, o dia depois da independência da Catalunha esteve centrado em MadridRajoy deu o primeiro passo para a ativação do Artigo 155, dando um prazo de oito dias a Puigdemont para recuar mas, por outro lado, abriu a porta a uma reforma constitucional. As movimentações estão no nosso liveblog.

Notas ainda para a aprovação da Comissão Europeia à venda do Novo Banco à Lone Star (o Negócios acrescenta que uma das exigências é cortar salários) e para o substituto de Santana Lopes à frente da Santa Casa.



A nossa opinião

  • Helena Garrido escreve sobre o problema do excesso de sucesso na Economia: "Há riscos no excesso de optimismo como no excesso de pessimismo. Um sublinhado do FMI que se aplica bem à economia portuguesa".
  • Paulo Tunhas escreve sobre nacionalismos: "Muito do que Orwell diz sobre os nacionalismos ajuda-nos a perceber o que se passa no mundo e em Portugal, mesmo em relação aos mais recentes acontecimentos. Certamente diz-nos mais que Marques Mendes".



Notícias surpreendentes
E se de facto o outono está para chegar este fim de semana, nada melhor que um bom vinho a acompanhar. A Ana Cristina Marques sugere 8 feiras de vinho onde pode aproveitar o tempo mais fresco de copo na mão.

Da música vem mais um protesto do rapper Eminem contra Donald Trump. Este mais violento que nunca.São quatro minutos e meio em que improvisa e fala de Charlottesville, Coreia do Norte, NFL, Porto Rico e Las Vegas. Está lá tudo.

No cinema, o destaque das estreias da semana vai para "Lumière", uma compilação de 108 filmes do próprio. Mas há outras opções.

Como será a vida das tripulações nos bastidores das grandes viagens de avião? Não precisa imaginar: uma hospedeira da Virgin America decidiu fotografar tudo e publicar as imagens.

E sabe o que é o eCall? Pois é melhor que saiba. Vai ser obrigatório em todos os carros novos.

Penso que já lhe deixei um bom leque de grandes artigos para ficar a par de toda a acusação contra José Sócrates, Ricardo Salgado e restantes arguidos da Operação Marquês, e também um resumo do resto da informação. Para mais e melhor, é só passar pelo Observador 

Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário