Enquanto dormia...
... foi conhecida muita mais informação sobre o caso que marcou o dia de ontem (e que seguramente continuará a dominar a atualidade nos próximos tempos): a acusação contra José Sócrates e Ricardo Salgado. No Observador, estivemos desde manhã em liveblog a anotar as principais linhas do despacho, mas também a preparar vários trabalhos sobre os 31 crimes de que o ex-primeiro-ministro é acusado e sobre todas as outras ligações desta investigação inédita em Portugal.
- Como Sócrates terá sido corrompido desde o primeiro dia, do Luís Rosa, explica a visão do MP sobre a teia de interesses montada logo em 2005, quando chegou a primeiro-ministro, que se manteve já depois de ter deixado o cargo com descrições impressionantes.
- Onde foram gastos os 34 milhões que Sócrates terá recebido, da Sónia Simões, revela que o dinheiro iria sobretudo para casas, viagens e ajudas a amigas, numa vida de luxo.
- O estratagema montado para o Grupo Lena ganhar o TGV foi esmiuçado pela Ana Suspiro, que mostra como o MP concluiu que Sócrates terá sido pago para garantir que a obra era feita.
- O Grupo Lena terá sido também ajudado por Sócrates a ganhar negócios na Venezuela. Segundo o que leu o Miguel Santos Carrapatoso na acusação, o ex-primeiro-ministro usaria as relações diplomáticas privilegiadas com Chávez e terá ganho muitos milhões com isso.
- Tem ainda as reações da defesa de Sócrates, os prazos, os próximos passos do processo, quem está nas escutas da investigação e os 58 milhões que os 28 arguidos terão em dívida ao fisco (19,5 milhões só de Sócrates).
- Num olhar para o passado, da origem deste processo aos outros casos investigados, passando pelas principais frases de Sócrates sobre a investigação e as fotos da vida política do ex-primeiro-ministro, tem ainda vários outros artigos que estão reunidos aqui.
- Termino este bloco com a opinião do José Manuel Fernandes: "O que o despacho de acusação nos mostra é que este não é um mero caso de Justiça, é muito mais do que isso. Mostra até onde chegou a concentração de poder e a sofreguidão do duopólio Sócrates-Salgado".
Outra informação importante
Começo pelo furacão Ophelia, que pode atingir a costa portuguesa este domingo. O furacão está ao largo dos Açores e as previsões põem-no na rota do continente, onde poderá chegar já como depressão pós-tropical, mas com ventos ainda muito fortes. Seria a terceira vez na história que um fenómeno desta dimensão antigiria Portugal. Vale a pena ainda anotar o grande simulacro anti-sismo de hoje, quando o DN escreve que Lisboa é a segunda cidade com maior risco sísmico da Europa.
Passo de seguida para o Orçamento do Estado, quase "concluído" segundo o Governo (depois de uma reunião de Costa com o PCP logo no pós autárquicas), que tem várias novidades já conhecidas:
- O descongelamento de carreiras vai ser feito em apenas dois anos, depois de um acordo com a esquerda.
- O aumento extraordinário das pensões deverá ser válido só para quem tiver mais de 75 anos.
- Há muitas mudanças no IRS: dois novos escalões, novos limites e novo mínimo de existência.
- Más novas para as contas: a despesa com pessoal deve derrapar 430 milhões e o Governo só espera receber dois terços da garantia do BPP.
- E mais taxas e taxinhas: subida de imposto na cerveja e bebidas espirituosas e o trabalho por conta própria a pagar mais IVA.
No PSD, Rui Rio apresentou a sua candidatura recolocando o partido. "O PSD não é um partido da direita, é um partido do centro", disse. O Vítor Matos ouviu as declarações (sem direito a perguntas) e traduziu a mensagem de Rio nas entrelinhas do que ele disse e do que quis dizer.
Uma frase de Rui Rio deixou contudo muitas dúvidas: a de que havia três candidatos à liderança. Será José Eduardo Martins, que ontem lançou o "Manifesto PSD 2017" uma hora antes de Rio falar? (é que Pinto Luz decidiu não avançar)
Em Espanha, o dia depois da independência da Catalunha esteve centrado em Madrid. Rajoy deu o primeiro passo para a ativação do Artigo 155, dando um prazo de oito dias a Puigdemont para recuar mas, por outro lado, abriu a porta a uma reforma constitucional. As movimentações estão no nosso liveblog.
Hoje vai ser conhecido o relatório da Comissão Técnica Independente ao fogo de Pedrógão Grande. Mas já há críticas do PCP pelo atraso na lei de apoio às vítimas.
Notas ainda para a aprovação da Comissão Europeia à venda do Novo Banco à Lone Star (o Negócios acrescenta que uma das exigências é cortar salários) e para o substituto de Santana Lopes à frente da Santa Casa.
A nossa opinião
- Helena Garrido escreve sobre o problema do excesso de sucesso na Economia: "Há riscos no excesso de optimismo como no excesso de pessimismo. Um sublinhado do FMI que se aplica bem à economia portuguesa".
- Paulo Tunhas escreve sobre nacionalismos: "Muito do que Orwell diz sobre os nacionalismos ajuda-nos a perceber o que se passa no mundo e em Portugal, mesmo em relação aos mais recentes acontecimentos. Certamente diz-nos mais que Marques Mendes".
Notícias surpreendentes
E se de facto o outono está para chegar este fim de semana, nada melhor que um bom vinho a acompanhar. A Ana Cristina Marques sugere 8 feiras de vinho onde pode aproveitar o tempo mais fresco de copo na mão.
Da música vem mais um protesto do rapper Eminem contra Donald Trump. Este mais violento que nunca.São quatro minutos e meio em que improvisa e fala de Charlottesville, Coreia do Norte, NFL, Porto Rico e Las Vegas. Está lá tudo.
No cinema, o destaque das estreias da semana vai para "Lumière", uma compilação de 108 filmes do próprio. Mas há outras opções.
Como será a vida das tripulações nos bastidores das grandes viagens de avião? Não precisa imaginar: uma hospedeira da Virgin America decidiu fotografar tudo e publicar as imagens.
E sabe o que é o eCall? Pois é melhor que saiba. Vai ser obrigatório em todos os carros novos.
Penso que já lhe deixei um bom leque de grandes artigos para ficar a par de toda a acusação contra José Sócrates, Ricardo Salgado e restantes arguidos da Operação Marquês, e também um resumo do resto da informação. Para mais e melhor, é só passar pelo Observador
Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário