quarta-feira, 25 de outubro de 2017

360º - Seis fact checks ao debate da moção de censura: as verdades e os enganos da direita e da esquerda; e apps do futuro nas mãos de 490 portugueses

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Xi Jiping foi reeleito como todo poderoso líder da China e escolheu uma equipa onde não aparecem possíveis sucessores. O que parece indicar que está cada vez mais inclinado para um terceiro mandato, a começar em 2022.

Em Espanha, onde amanhã às 10h00 Carles Puigdemont dará a resposta da Catalunha à aplicação do artigo 155, há muitas incertezas. Rajoy admite que se o líder catalão convocar eleições fica sem margem para suspender a autonomia (diz o El Español), e começam a abrir-se as primeiras brechas no apoio do PSOE ao PP (escreve o El País). Há ainda uma revolta da polícia catalã: os Mossos ameaçam com uma 'greve' de baixas médicas (noticia o El Mundo). O dia, que é de debate no Congresso, pode clarificar algumas dúvidas.

Nos EUA, as críticas a Trump sobem de tom no seu partido. Dois senadores republicanos, Jeff Flake do Arizona e Bob Corker do Tennessee, fizeram duras críticas ao presidente americano e foram aplaudidos de pé por alguns colegas (a CNN mostra).

Por cá, o Orçamento começa a ser apresentado na Assembleiao pontapé de saída é dado por Mário Centeno a partir das 10h00 (que seguiremos em direto). À tarde, é a vez de Vieira da Silva. O Governo já garantiu que não haverá Retificativo este ano e que o défice em 2018 será de 1%.

A EDP e a Endesa vão ter de devolver ao Estado 100 milhões cobrados aos clientes pela tarifa social e a contribuição extraordinária do setor em 2015. As guerras e os conflitos com a EDP são, aliás, mais que muitos, como a Ana Suspiro explica.

Dos jornais, nota para os tribunais portugueses que são dos mais entupidos da Europa com cobranças de dívidas (segundo o Público) e para os dados da OCDE que mostram que não há jovens portugueses que queiram ser professores (divulgados pelo DN). Há ainda notícia de um assalto ao ministro da Cultura (no CM).


 

Outra informação importante 
A moção de censura do CDS ao Governo chumbou, como já se esperava, mas deixou mossas. O debate entre a direita e a esquerda ficou repleto de declarações divergentes que fomos confirmar. Em seis fact checks do Observador estão as verdades e os enganos da discussão parlamentar sobre as responsabilidades e as medidas do Governo nos incêndios deste verão: o balanço dos último fogos já vai em 45 mortos

À esquerda houve uma verdadeira sessão de ginástica que se transformou em manual para evitar que a moção de censura se tornasse uma moção de confiançaBloco e PCP dosearam os ataques à direita fazendo críticas ao PS. Mas o maior aviso talvez tenha vindo novamente de Marcelo: "O Governo tem agora de justiçar a confiança", disse o Presidente.

Debate feito, ficam as contas de quem ganhou e quem perdeu no discussão da moção e a crónica de uma tarde agitada na Assembleia em que se viu a natureza, a fibra e o caráter das pessoas, segundo o Vítor Matos.

Em Guimarães começou um julgamento nunca visto em PortugalHá três acusados pela mesma morte: o sobrinho da vítima, estudante de criminologia, que já foi condenado e libertado, e o casal que mais tarde confessou ter sido o autor do assassínio. Até o arranque do tribunal foi insólito, conta a Sara Otto Coelho.

Ainda na Justiça, a Amnistia Internacional arrasa o polémico acórdão do juiz da Relação do Porto que desculpa a violência doméstica com adultério. Considera-o "violador das obrigações internacionais a que Portugal está vinculado". Há já também uma petição pública contra a decisão eos bispos reagiram dizendo que os tribunais não devem recorrer à Bíblia. No DN de hoje fala a advogada da vítima, que diz "estar farta disto tudo".

Outras decisões judiciais que seguramente não melhorarão as tensas relações entre Portugal e Angola tO juiz do julgamento diz que Manuel Vicente não tem direito a imunidade e a Relação de Lisboa recusou apreciar um recurso do ex-vice-presidente angolano. São duas notícias do Luís Rosa.

A guerra Sonae/Altice está para durar. Depois da ex-PT ter anunciado que vai processar Paulo Azevedo pelas declarações em que considerava o negócio da compra da TVI uma "Operação Marquês" 10 vezes maior", o líder da Sonae respondeu que não se deixa intimidar

O FC Porto estreou-se na Taça da Liga com um empate sem golos em casa frente ao Leixões. Sérgio Conceição voltou a apostar em José Sá e a sentar Casillas no banco, mas não foi (só) por isso que o FC Porto leva 32 meses e sete dias sem vencer nesta prova, escreve o Bruno Roseiro na crónica. Resultados à parte, um FC Porto-Leixões serve sempre para lembrar o nome que une os dois clubes: Osvaldo, o herói desconhecido que foi campeão com Pedroto, observou Ronaldo e deu uma bola a Quaresma.

No surf, acabou-se o sonho de Frederico Morais em PenicheO português não conseguiu repetir o brilharete de Jeffreys Bay e foi batido pelo campeão Mick Fanning, ficando fora da final da etapa portuguesa do Mundial.

Última nota desportiva para o atletismo, porque o Sporting foi roubar mais três meio-fundistas ao Benfica: Alberto Paulo, Miguel Moreira e Tiago Costa.
 


Os nossos especiais

O que têm os portugueses de diferente dos outros programadores? Andrés Martinez Ortiz, o responsável pelo programa de bolsas de estudo da Google para a Europa, sabe. Por isso é que já entregou 400 dessas bolsas em Portugal. Em entrevista à Ana Pimentel ele diz que as "apps do futuro são deles". Quer dizer, são nossas.




A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre a sua relação com a tecnologia: "Deveria interrogar-me, escrutinar-me, procurar um psicólogo? Estes desabafos serão o cúmulo do reacionarismo. Paciência. As coisas são o que são. O meu fastio informático/tecnológico também é o que é". 
  • Maria João Marques escreve sobre a polémica decisão do juiz do Porto: "Digo há muito tempo que os juízes deviam ser periodicamente submetidos a testes psicológicos. Alguém desprovido de empatia não é capaz de julgar o que quer que seja que envolva pessoas e vidas".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre impostos e também sobre o caso da mulher adúltera: "O regime simplificado vai passar a ser bastante complicado, o que é errado. Todos perdem. Ao contrário do que diz o governo, não basta ter o e-factura para todo este processo ser simples".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre o PSD: "A saída de Passos Coelho não só não ajudará em nada a oposição a capitalizar esta leve aragem de mudança, como nenhuma das duas candidaturas à liderança do PSD augura o que quer que seja de prometedor".



Notícias surpreendentes
Começo este bloco pelo lado lunar dos adolescentes. Por causa de mais um daqueles desafios estúpidos e disparatados no Facebook: desta vez a ideia é desaparecer de casa e ficar incontactável por dois dias, porque quantos mais alertas de desaparecimento se tiver mais pontos se receberá no final. A rede social de Zuckerberg vai investigar (e bloquear, espero).

Ainda na onda negativa, há mais um caso de acusações de abusos sexuais entre famosos: desta vez envolve o conhecido fotógrafo de moda Terry Richardson, que foi impedido de trabalhar nas revistas da Condé Nast, como a Vogue. Ele já admitiu que "interagia" com algumas modelos. Eis 30 das fotos mais polémicas (e quando digo polémicas é mesmo polémicas) de Richardson.

Vamos então a notícias positivas. A provar que Portugal continua a estar na moda, duas referências internacionais: o Best in Travel da Lonely Planet coloca-nos como o melhor terceiro país (em dez) para visitar no próximo ano; e na TripAdvisor, a Confeitaria dos Pastéis de Belém é o espaço com mais avaliações do mundo na categoria de restaurantes

Para aliviar do stress e ginasticar o cérebro, tem mais um teste matemático. Aviso desde já que mete canos, tanques e água e que como números não é comigo, não acertei no resultado final.

Por fim, quem melhor para escolher boas fotografias que fotógrafos. Estas são as imagens do ano eleitas por quem as tira: há carecas e tribos, bolos e cocktails, motards e mercados de carne.

Agora que já tem o essencial das notícias para começar o dia bem informado, já sabe onde vir ao longo do dia: no Observador ficará sempre atualizado

Boa quarta-feira, feliz e produtiva

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário