quarta-feira, 25 de outubro de 2017

VI Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas encheu Casa da Mutualidade em Coimbra

imagem
VI Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas encheu Casa da Mutualidade em Coimbra

A intervenção do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e o debate sobre as principais linhas estratégicas do Movimento Mutualista em Portugal marcaram o VI Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas, que decorreu esta quarta-feira na Casa da Mutualidade d’A Previdência Portuguesa, em Coimbra.

O evento, promovido anualmente pela União das Mutualidades Portuguesas, reuniu cerca de 60 responsáveis de Associações Mutualistas nacionais e teve a presença, entre outros, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), Luís Alberto Silva, e do presidente do Conselho de Administração d’A Previdência Portuguesa – Associação Mutualista, António Martins de Oliveira.

O programa do VI Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas era composto por três temáticas: o “Movimento Mutualista Jovem”, cuja apresentação esteve a cargo de Emanuel Bandeira, representante do Movimento Mutualista Jovem (MMJ); “Instrumentos Financeiros ao Serviço das Mutualidades”, apresentado por João Costa Pinto, presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal; e “Inovações Tecnológicas e Comunicação Digital”, um tema apresentado por Ana Maria Silva, membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Mutualidades (AIM).

O rejuvenescimento em curso do Movimento Mutualista em Portugal foi o mote para a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. “Já passámos a fase em que não ouvíamos os jovens, e também já passámos a fase de apenas ouvirmos os jovens. Agora, queremos sobretudo envolvê-los, torná-los parte do movimento associativo e dos processos de decisão”, referiu João Paulo Rebelo, dando como exemplo a Movijovem, entidade que gere as Pousadas de Juventude e o Cartão Jovem.

Luís Alberto Silva, o presidente do Conselho de Administração da UMP, destacou a relevância do debate no seio do próprio Movimento Mutualista. “As temáticas do rejuvenescimento, dos instrumentos financeiros ao serviço das Mutualidades, da inovação tecnológica e da aposta na Comunicação são muito importantes para a afirmação do Movimento Mutualista no presente e, sobretudo, no futuro. São temas que nos poderão posicionar, cada vez mais, como uma força motriz do modelo social português, enfrentando e respondendo de forma capaz aos novos contextos e novas exigências das sociedades modernas”, afirmou Luís Alberto Silva, realçando a representatividade e a intervenção das Mutualidades na sociedade portuguesa.

Chama Mutualista viajou de Braga até Coimbra

Depois de uma sessão de debate em que os participantes do evento puderam colocar questões aos três oradores do programa, o Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas encerrou com um momento de grande simbologia: a entrega da Chama Mutualista à Previdência Portuguesa – Associação Mutualista.

A Chama Mutualista é uma iniciativa criada pela UMP para representar, através de um objeto luminoso, a vitalidade e a coesão do Movimento Mutualista português. A Chama Mutualista percorre um roteiro pelas Associações Mutualistas de vários pontos do país, realçando momentos festivos das próprias Mutualidades (aniversários, efemérides, etc.) e promovendo o contacto de Associações Mutualistas de diferentes áreas geográficas. Depois de albergar a Chama Mutualista, compete a cada Mutualidade entregar a Chama à congénere seguinte.

O roteiro da Chama Mutualista vai já na sua segunda edição e passou recentemente pela Familiar de Grijó – Associação Mutualista (concelho de Vila Nova de Gaia), sendo depois entregue à Restauradora de Ramalde – Associação Mutualista (Porto), que por sua vez a entregou à Associação de Socorros Mútuos Familiar Bracarense.

A propósito do Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas, a Chama Mutualista viajou desde a cidade de Braga até Coimbra, sendo entregue à Previdência Portuguesa – Associação Mutualista, num ato pleno de simbolismo pois foi precisamente em Coimbra que a Chama Mutualista foi acesa pelo presidente do CA da UMP, Luís Alberto Silva, em outubro de 2016. No evento desta quarta-feira, o presidente do CA d’A Previdência Portuguesa, António Martins de Oliveira, recebeu a Chama Mutualista das mãos de Luís Alberto Silva.

(clique nas imagens para descarregar em alta resolução)
imagem
imagem
imagem
imagem
Com os melhores cumprimentos,
 
Ricardo S. Araújo
Gabinete de Comunicação e Imagem | União das Mutualidades Portuguesas
+351 964 038 930 | raraujo@mutualismo.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário