quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Portugal. O único que saiu da crise menos desigual

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Estudo académico olhou para os países do sul da Europa e, criticando a política da austeridade, destaca Portugal como o único destes países onde o "aperto do cinto" causou menos desigualdade.
Ainda esta semana e também durante novembro há várias paralisações marcadas, a começar na função pública e a acabar nos árbitros de futebol, que vão fazer greve aos jogos da Taça da Liga.
Centeno garantiu mais medidas para a floresta, mas disse que parte delas não terá impacto orçamental. BE questionou cativações. Direita acusou Governo de aumentar carga fiscal. E PCP fez exigências.
Os dois candidatos à liderança do PSD, Rui Rio e Pedro Santana Lopes, vão participar nas jornadas parlamentares do partido, que se realizam na segunda e terça-feira no Minho.
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse à Lusa que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem "áreas importantes para a reprodução da espécie".
Julián Fuks, autor de "A Resistência", é o vencedor do Prémio Literário José Saramago, atribuído pela Fundação Círculo de Leitores. O anúncio foi feito ao final da manhã desta quarta-feira em Lisboa.
Atriz Heather Lind, de 34 anos, acusa o antigo presidente norte-americano, de 93 anos, de lhe ter tocado "por trás" durante uma fotografia. Porta-voz de Bush já pediu desculpa.
O presidente da Catalunha rejeitou o convite para debater a aplicação do Artigo 155 e pode estar mais perto de declarar a independência. Anúncio pode ser feito quinta-feira à tarde.
O músico Fats Domino, pioneiro do rock'n'roll, morreu esta quarta-feira aos 89 anos. O americano vendeu mais de 65 milhões de cópias e deu voz a temas como "Blueberry Hill" ou "Ain't That a Shame".
Há 23 anos, a fotógrafa Elisabeth Blanchet entrou num orfanato romeno e fotografou as crianças que lá viviam. Passados 23 anos, tentou encontrá-los. E fotografou-os novamente. Estão assim.
Casillas mostrou que continua ativo nas redes sociais, mas desta vez tinha alvos bem concretos: em 17 minutos, o guarda-redes andou a ler e a responder ao que se escreve dele em Espanha... com ironia. 
Opinião

José Manuel Fernandes
O país que ardeu é um país que Lisboa desconhece. Nele o grande desafio será encontrar energia e gente para reconstruir, mais difícil ainda para reformar. Por isso dói tanto a arrogância da ignorância

Maria João Avillez
Deveria interrogar-me, escrutinar-me, procurar um psicólogo? Estes desabafos serão o cúmulo do reacionarismo. Paciência. As coisas são o que são. O meu fastio informático/tecnológico também é o que é.

Luís Aguiar-Conraria
O regime simplificado vai passar a ser bastante complicado, o que é errado. Todos perdem. Ao contrário do que diz o governo, não basta ter o e-factura para todo este processo ser simples.

Maria João Marques
Digo há muito tempo que os juízes deviam ser periodicamente submetidos a testes psicológicos. Alguém desprovido de empatia não é capaz de julgar o que quer que seja que envolva pessoas e vidas.

Rui Ramos
É assim que António Costa vive: garantido pelo BCE, focado nas suas clientelas, e contando com o silêncio do PCP e do BE. A oligarquia encontrou a receita perfeita para gerir o declínio do país.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário