quarta-feira, 25 de outubro de 2017

“Os Desafios Contemporâneos do Movimento Olímpico” vão estar em análise em Reguengos de Monsaraz





A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz vai
receber entre os dias 27 e 29 de outubro a 28ª Sessão Anual e a 9ª Sessão para Membros da Academia Olímpica de Portugal. Esta iniciativa do Comité Olímpico de Portugal e do Município de Reguengos de Monsaraz será subordinada ao tema “Os Desafios Contemporâneos do Movimento Olímpico” e terá comunicações que vão desenvolver o tema central e outros de âmbito olímpico.

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, às 19h, será inaugurada a exposição “Mascotes Olímpicas. De talismãs a símbolos de identidade”, que vai estar patente até ao dia 18 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Esta mostra pode ser apreciada durante a semana das 9h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30, e aos sábados das 14h às 19h. O programa integra outra exposição, sobre filatelia, que vai estar patente na Biblioteca Municipal durante os dias do evento.

A cerimónia de abertura da 28ª Sessão Anual e da 9ª Sessão para Membros da Academia Olímpica de Portugal realiza-se pelas 21h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Segue-se às 21h50 a conferência sobre “O Movimento Olímpico e a integridade no desporto”, proferida por João Paulo Almeida, diretor-geral do Comité Olímpico de Portugal.

No sábado, os trabalhos continuam na Biblioteca Municipal, pelas 9h30, na sala 1, com o primeiro painel, sobre “Os Jogos Olímpicos da Antiguidade”, por Gustavo Marcos, vice-presidente da Academia Olímpica de Portugal, e moderado por Marta Lopes, vogal do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal.

À mesma hora, na sala 2, decorre outro painel, com o jornalista da RTP Carlos Manuel Albuquerque, que vai falar sobre “A importância da difusão televisiva dos grandes eventos desportivos na lógica do desenvolvimento de uma cultura desportiva”, com moderação de José Esteves, vice-presidente da Academia Olímpica de Portugal.

A partir das 10h45, na sala 1, será apresentada a comunicação “Pierre de Coubertin: o antes e o depois”, pelo professor Ilídio Torres e com moderação de Tiago Viegas, presidente da Academia Olímpica de Portugal, enquanto na sala 2, Vitor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, vai falar sobre “Canoagem em Portugal. Passado, presente e futuro”. A fechar a manhã de trabalhos, pelas 11h30, Tiago Viegas vai abordar o tema “Academia Olímpica de Portugal – Desafios”.

Às 13h30, os participantes da 28ª Sessão Anual e da 9ª Sessão para Membros da Academia Olímpica de Portugal vão visitar a vila medieval de Monsaraz e a Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval. Os trabalhos prosseguem a partir das 18h com o terceiro painel sobre “Os Desafios Contemporâneos do Movimento Olímpico”, por Artur Lopes, José Costa e Paulo Barrigana, com moderação de Artur Madeira. O quarto painel, intitulado “Festival Olímpico da Juventude Europeia – Győr 2017”, decorre a partir das 19h30 e será apresentado por Catarina Monteiro, que foi a chefe de missão nacional, e será moderado por José Esteves.

No domingo, os trabalhos iniciam-se às 9h30 na Biblioteca Municipal com a “Apresentação dos relatórios das sessões AOI – 57ª Sessão para Jovens”, por Andreia de Almeida e com moderação de Marta Lopes. As “Apresentações de atividades de membros AOP” vão decorrer às 10h10 e estão a cargo de Teresa Rocha.

Pelas 10h30, o escritor Leonardo Mataruna vai falar sobre “FootPrints nos Jogos Olímpicos: o caso Rio 2016”, com moderação de Tiago Viegas. Uma hora depois, Leonardo Mataruna vai apresentar o livro que escreveu com Bianca Pena, intitulado “Mega Events FootPrints – Past, Present and Future”, uma obra que avança 82 estudos sobre as consequências da organização de diferentes eventos olímpicos e paralímpicos nos últimos anos.

Os temas são abordados por investigadores universitários e tratam desde o ponto de vista do Estado brasileiro sobre os Jogos Olímpicos de 2016 até uma análise retrospetiva dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e de Atenas 2004, passando pela relação dos meios de comunicação social com os Jogos Olímpicos, pela ligação entre desporto e educação, pelos Jogos Paralímpicos e ainda por aspetos sombrios relativos à cidade anfitriã.

Segue-se a apresentação das conclusões dos grupos de trabalho e às 13h a cerimónia de encerramento da 28ª Sessão Anual e da 9ª Sessão para Membros da Academia Olímpica de Portugal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário