terça-feira, 14 de novembro de 2017

O 2º aviso dos cientistas à humanidade # Lisboa e Porto divididos em T0 e T1

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Vamos lá à terça-feira? Aqui vão as últimas:

Chegou um 2º aviso dos cientistas à humanidade. 25 anos depois de um primeiro alerta, 15 mil especialistas de todo o mundo juntaram-se para nos dizer isto: continuamos a destruir a Terra - e há danos “irreversíveis” e “substanciais”. Leia, por favor. É mesmo importante.
A Venezuela está a entrar em "default". A agência de rating S&P disse esta noite que o país já não consegue pagar os juros da sua dívida, deixando o Governo de Maduro em maus lençóis nas negociações com os credores dos 150 mil milhões de dólares que pediu emprestados, explica o Wall Street Journal.
Na América, meia vitória para Trump: o procurador-geral Jeff Sessions pediu que fossem investigadas "algumas matérias" relacionadas com a Fundação Clinton - incluindo as suas relações com a Rússia. Há meses que o Presidente o pedia e que os republicanos puxam pelo caso no Senado, lembra a CNN.
Mas meia vitória vem com dois problemas: esta noite ficámos a saber que o Wikileaks pediu favores a filho de Donald Trump (durante a campanha); e que os republicanos estão à voltas com um candidato ao Senado que já não querem (o problema? Foi acusado de abusar de duas menores).
"Finito", a Itália está fora do Rússia 2018. Sim, para quem gosta de futebol é um choque: pela primeira vez em 60 anos, a squadra azzurra fica fora de um mundial de futebol. Foi um muro amarelo a conseguir a proeza.

O que marca o dia

A nossa manchete mostra uma realidade em transformação: as casas de Lisboa e Porto estão a ser transformadas em T0 e T1, destinadas agora a alojamento local de curta duração. A legislação, entretanto, mudará para se adaptar, explica a Luísa Pinto.
... Esta será uma missão para Medina e Moreira, sendo que nenhum deles tem que se preocupar com esta outra notícia: há 20 autarcas que vão ter que governar em minoria. O PS foi quem mais falhou acordos de governabilidade (sendo certo que é também quem tem mais câmaras). Mas o PCP não se cortou em todos os casos, certo Sónia Sapage e Maria Lopes?
Os incêndios voltaram à ordem do dia, com um pedido de Marcelo ao Governo para que também indemnize os feridos graves - e não só as famílias de quem morreu. Na TSF, esta manhã, o CDS diz que vai apresentar uma proposta no Orçamento contra o "regateio" de Costa - e o PSD fala numa "trapalhada" de uma portaria que contraria o que a esquerda aprovou na AR.
Na política fala-se ainda do caso do Panteão, onde o PSD fez 10 perguntas incómodas a António Costa. Mas a Lucinda Canelas descobriu também esta notícia: imagine que no Palácio da Ajuda houve uma festa no sábado que rendeu 14 mil euros ao Ministério da Cultura. E aqui, também vai ser proibido?
Na Educação há um problema mais complicado: já há duas greves em curso e a terceira será total. A palavra-chave é "apagão". Mas no Superior também: osreitores estão preocupados com um “atraso inexplicável” de verbas do Governo. E ainda podíamos juntar este, que é um alerta vindo da mulher que recebeu o prémio da Universidade de Lisboa: “Qualquer português medianamente inteligente terá vergonha” de perder os seus melhores cientistas, disse ontem Maria de Sousa.
Na saúde também não faltam notícias. Mas começo por este alerta: a diabetes ainda causa três amputações por dia em Portugalapesar da melhoriaregistada nos últimos seis anos. Outro dado importante: há 271 crianças com menos de 14 anos à espera de bombas de insulina. Como hoje é Dia Mundial da Diabetes, já agora entre por aqui - um grupo de cientistas fez-nos uma belíssima BD para nos ajudar a perceber melhor a doença.
No Parlamento, o ministro também deu explicaçõesum pedido de desculpa, por causa do surto de legionella; e uma surpresa de 1,4 mil milhões, para pagar... vá, mais de metade da dívida do SNS.
Sobre o Orçamento, agora é o PSD quem toma a iniciativa: eis nove medidas de Passos para apoiar as empresas (hoje avançadas no Negócios e ECO).
Falando em contas, ontem o BCP mostrou números bons (com queixas sobre a factura do BES). Enquanto a Sonaecom só deu mesmo as boas notícias (incluindo sobre o PÚBLICO, de que é proprietária).
A ANA celebra um sucesso com um problema à vista: aos 75 anos, o aeroporto de Lisboa vai superar os 26 milhões de passageiros (o que significa um limite atingido). E só de pensar que no princípio era assim.
Na Justiça, prepare-se para mais uma guerra diplomática: o juiz da comarca de Lisboa quer o ex-vice Presidente de Angola constituído arguido na chamadaOperação Fizz. Falta agora uma resposta de Luanda.
E para fechar, que tal uma nota de bom humor? Ora veja esta notícia sobre o caso dos Vistos Gold: o arguido diz que se referia a vinho quando falou em arrebanhar. Isso, vinho.

Três belas entrevistas

1. Steven Pinker, psicólogo especializado em ciências cognitivas, esteve em Portugal para falar sobre o declínio da violência e sobre o progresso. Nesta conversa com a Andrea Cunha Freitas, esfrega-nos os dados do passado na cara para nos convencer de que vivemos agora um dos momentos mais pacíficos de sempre: “Estamos a viver mais, estamos a matar-nos menos. Os dados falam por si”.Mas nem tudo é optimismo.
2. Matt Brittin, o presidente do Google para a Europa, garante que a empresa está a apertar a luta contra as notícias falsas. Mas diz que não é possível assegurar que um surto de fake news não volta a acontecer. A frase de Brittin ao João Pedro Pereira, como já verá, vale para muitas coisas: na Internet “nunca é possível dar 100% de garantia”.
3. Jordi Nofre, investigador que estuda a noite lisboeta há oito anos, critica a inexistência de um plano estratégico para a vida nocturna, acusa a câmara de passividade perante os problemas, fala da discriminação racial em discotecas e propõe formação contínua para seguranças. A frase que o João Pedro Pincha reteve no título é esta: "A noite de Lisboa é de exclusão social"

Agenda do dia

O INE mostra como andou a economia no terceiro trimestre, com os analistas a esperar uma desaceleração. Com António Costa a percorrer alguns concelhos atingidos pelos incêndios de Outubro, o ministro da Agricultura vai à AR falar do OE2018 (onde ainda faltam uns milhões para a reforma do combate aos fogos). E o ministro do Ensino Superior também.
Lá por fora, destaque para mais uma discussão sobre o Brexit, desta vez no Parlamento e sobre a transferência da legislação comunitária para a legislação britânica. Nos EUA, os senadores tentam perceber como impedir o Presidente de fazer um ataque nuclear sem pré-aviso. Enquanto o procurador Jeff Sessions é ouvido sobre o papel da Rússia nas eleições passadas.
Mais logo, em Leiria, a selecção portuguesa joga contra precisamente contra os EUA, numa espécie de última oportunidade para os mais novos se mostrarem a Fernando Santos antes do Mundial da Rússia.  
Logo à noite, pode também fazer como a Mariana ensina no P3: organizar a casa para arrumar a vida. Agora, vamos lá ao trabalho. 
Um dia bom! E até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário