terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

360º - Pânico em Wall Street. Crise no Sporting. E será possível acabar com as listas de espera em Portugal?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os investidores em Wall Street entraram em pânico e o Dow Jones afundou. Foi a maior queda em pontos da História. O receio dos investidores que provocou isto é que venha aí uma subida das taxas de juro e da inflação.

Com esta queda, as 500 pessoas mais ricas do mundo (Warren Buffett, Mark Zuckerberg, etc.) perderam muito, muito dinheiro. A Bloomberg fez as contas e nem tenho coragem de escrever o número - eles dizem-lhe aqui.

Já é a segunda semana de quedas, mas o The New York Times garante que não há motivo para ter medo: "É bom para a saúde mental de todos termos a capacidade de olhar para lá das manchetes do dia".

Donald Trump também diz que não está preocupado.Segundo o Presidente americano, os "fundamentos" da economia continuam a ser "excepcionalmente fortes".

De qualquer forma, os efeitos da queda estrondosa de ontem já chegaram aos mercados europeu e asiático: o PSI-20, em Portugal, desceu quase 3%; o Ibex, em Espanha, caiu 3,3%; o FTSE 100, no Reino Unido, também; e por aí adiante.


Mais informação importante
O Governo prolongou por mais 30 dias o período de restrição que obriga a Celtejo a reduzir a produção e as descargas no Rio Tejo, por causa da poluição. Mais: a redução pode ser prolongada até ser emitida uma nova licença, mais restritiva, à empresa de celulose.

Não está a ser fácil perceber o que se passa. A Inspeção-Geral do Ambiente enfrentou “constrangimentos inusitados” e só à quarta tentativa conseguiu recolher amostras da Celtejo na investigação à poluição no Tejo. O Inspetor-Geral diz que "nunca tinha acontecido antes".

O que se passa no Tejo é um desastre ambiental anunciado. A Ana Suspiro e a Vera Novais olharam para os documentos, para as denúncias e para os números e explicam todos os detalhes de uma história que convém conhecer.

Vamos às nossas crónicas judiciais do dia, todas em fato e gravata:
  • No caso Vistos Gold, o ex-ministro Miguel Macedo foi finalmente defender-se em tribunal. Acusou o Ministério Público de ser “descuidado” na acusação e de ter cometido "erros dificilmente explicáveis";
  • No processo Manuel Vicente, o advogado Paulo Blanco, que já defendeu o ex-vice-Presidente angolano e agora é arguido, também atacou o Ministério Público, dizendo que os procuradores “desconsideraram criminosamente” uma escuta que, em sua opinião, envolveria Daniel Proença de Carvalho no caso. E ainda teve uma discussão com outro arguido, Orlando Figueira.

A Proteção Civil não cumpriu as recomendações do Tribunal de Contas. Essa é a conclusão de uma auditoria que critica a "grande rotatividade dos cargos de direção" e o "inadequado acompanhamento" da atividade de associações de bombeiros.

Ao que parece, Fernando Medina está cheiinho de vontade de devolver com juros a taxa de Proteção Civilque foi cobrada de forma ilegal. Mas, infelizmente, diz, não há "base legal" para isso. Mas o PSD e o CDS discordam e vão mesmo exigir os juros.

Um estudo da Comissão Europeia critica o Governo por não estar a fazer nada para permitir os despedimentos de trabalhadores efetivos, ao mesmo tempo que elogia os planos para penalizar os contratos a prazo. A notícia é avançada pelo DN.

O caso está a deixar Espanha perplexa. E preocupada. Uma rapariga de apenas 11 anos acaba de ter um filho e o pai é o irmão de 14 anos. Os pais de ambos dizem não se ter apercebido da gravidez.

Bruno de Carvalho esperou 46 horas depois de uma Assembleia Geral turbulenta para anunciar que vai esperar por uma nova Assembleia Geral, que será no dia 17 e pode ser igualmente turbulenta, para decidir se sai ou fica. Vai pôr a votos os novos estatutos, o regulamento disciplinar e a continuidade ou não dos órgãos sociais. Se nos dois primeiros pontos não conseguir 75%, vai-se embora.

Em reação, Pedro Madeira Rodrigues, que foi candidato contra Bruno de Carvalho, acusou o presidente do Sporting de querer "silenciar, controlar e perseguir os adversários".

O Partido Socialista também ficou chocado com a conferência de imprensa de ontem de Bruno de Carvalho, especialmente com a frase (alerta: os mais sensíveis não devem continuar a ler isto) "Eu não sou daqueles que dorme com um olho aberto. Eu quando durmo tenho os três olhos fechados". Num tweet, o PS usou apenas uma frase para comentar: "Assustador". Não, afinal não foi o PS: foi alguém com acesso à conta oficial do partido que se enganou. Pouco depois veio o pedido de desculpas.


Os nossos Especiais
 
Em Portugal, espera-se anos por uma consulta ou por uma cirurgia no Serviço Nacional de Saúde. Isso é inevitável? E como se pode melhorar? Em mais um dos Ensaios do Observador, que regularmente analisam os grandes problemas da sociedade portuguesa, Mário Amorim Lopes explica o problema e dá três soluções.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos pergunta: "Querem uma justiça diplomática?". "As relações entre Lisboa e Luanda assentam demasiado na promiscuidade entre as duas oligarquias, portuguesa e angolana. O pior que há em Portugal tende a reforçar o pior que há em Angola, e vice-versa".

José Manuel Fernandes escreve que "afinal a culpa é do Ministério Público, não dos corruptos": "Em Portugal não há corruptos. Há vítimas do Ministério Público e das violações do segredo de Justiça. Seria patético se não fosse trágico e sinal de que há um alvo a abater: a PGR Joana Marques Vidal".

Helena Cristina Coelho escreve "Os inconsequentes":"Não sei o que é pior: se ver as falhas da Proteção Civil expostas numa auditoria do Tribunal de Contas, se descobrir que as recomendações feitas há dois anos foram na maioria ignoradas ou adiadas".

Laurinda Alves escreve "Kafka à beira de um ataque de nervos": "Dá imenso jeito revisitar Franz Kafka numa crónica em que falo sobre a missão impossível do cidadão comum quando, sem culpa nem vontade, fica enredado na burocracia das companhias de seguros".

Paulo de Almeida Sande escreve "A arte do insulto": "O insulto fácil e límbico, a injúria, rebaixam quem os usa e quem os recebe. Ao invés, a estética do insulto inteligente é a da beleza sublime. Quem insulta sem graça nem elevação perde a razão".


Notícias surpreendentes

O chef José Avillez venceu o Grand Prix de L'Art de La Cuisine, um dos mais prestigiados prémios de cozinha do mundo. É o primeiro português a ser escolhido. "É um orgulho tremendo", diz o chef. Pois é.

A Super Lua Azul de Sangue deixou os canais de Veneza quase sem água. As fotos das gôndolas atracadas em lodoimpressionam.

Kim Cattrall, a Samantha de "O Sexo e a Cidade", revelou que o irmão mais novo foi encontrado morto na sua propriedade no Canadá. Christopher Cattrall estava desaparecido desde 30 de janeiro.

Os fãs já podem ver o primeiro ‘teaser trailer’ de "Solo: A Star Wars Story". Há várias pistas para a história do filme, que estreia em Maio.

O foguetão Falcon Heavy vai partir hoje para o espaço com um carro Tesla a bordo. É um primeiro teste para futuras missões a Marte.

Está mesmo aí a chegar o novo projeto editorial do Observador. Chama-se MAGG e é uma magazine digital pensada para mulheres. Tem um foco, uma equipa e um site próprios. O José Manuel Fernandes explica aqui porque é que estamos a fazer isto; e o Ricardo Martins Pereira, que estará à frente da MAGG, dá todos os detalhes neste Explicador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário