Foi na sequência do TOP Campus Natal (19 e 20 Dezembro de 2017) e do TOP Campus Escola (30, 31 Janeiro e 1 de fevereiro) que decorreu, no passado dia 2 de Fevereiro de 2018, no Cine-Teatro de Estarreja, o VI Seminário de Empreendedorismo Jovem. Todas estas atividades integram o projeto “TOP – Training Opportunities and Pitch” e têm sido organizadas pelos Municípios de Vagos e de Estarreja.
O Seminário de Empreendedorismo Jovem foi o culminar do TOP Campus, atividade de formação intensiva em regime residencial para alunos do 10º ao 12º ano das Escolas do Município de Estarreja e Vagos, e consistiu na apresentação (Pitch) dos projetos/ideias de negócio desenvolvidos ao longo dos dois Campus.
Spoon-full (TOP Campus Natal) e Health4you do Agrupamento de Escolas de Vagos (AEV) e Amphibius da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV) – ambos participantes no TOP Campus Escola, foram os projetos desenvolvidos e apresentados no VI Seminário de Empreendedorismo, representando as escolas do Concelho de Vagos.
Após 5 minutos máximos de pitch por grupo e de uma avaliação atenta por parte da mesa de júri convidada (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA, Associação Industrial de Vagos – AIDA, e Incubadora de Ovar), eis que surgem os vencedores do VI Seminário de Empreendedorismo Jovem:
  • 1º Prémio TOP Campus Escola (12º anos) Município de Vagos – Health4You (Agrupamento de Escolas de Vagos);
  • 1º Prémio TOP Campus Escola (12º anos) Município de Estarreja – ACASave (Agrupamento de Escolas de Estarreja);
  • 1º Prémio TOP Campus Natal (10-11ºanos) Município de Vagos – Spoon-full ( 3 elementos do Agrupamento de Escolas de Vagos e 1 elemento do Agrupamento Escolas Estarreja).
Todas as ideias/ projetos estão de parabéns pela criatividade, empenho e proatividade demonstrada por todos os elementos participantes.
O TOP é um programa de empreendedorismo jovem que, através de atividades intensivas de formação (training), de geração de oportunidades (opportunities) e apresentações pessoais (pitch), pretende fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa.
Este projeto foi desenvolvido  e está a ser operacionalizado pelos Municípios de Vagos e de Estarreja e integra, também, o projeto europeu KA2 - Youth Inclusive Entrepreneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Ação, tendo como parceiros europeus os Municípios de Cinisello Balsamos (Itália), Karditsa (Grécia), Caracal (Roménia) e Rezekne (Letónia)