terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Janeiro seco e quente. Mais de metade do país em seca severa

Resultado de imagem para Janeiro seco e quente. Mais de metade do país em seca severa

A situação melhorou face a dezembro. Ainda assim, nos últimos 15 anos, em apenas cinco choveu dentro dos parâmetros considerados normais para a época.

Quase 56% do território português está em situação de seca severa, tendo-se verificado em janeiro um valor médio da temperatura máxima superior ao normal em mais de 13 graus.

Segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final do mês passado, quase 40% do país estava em seca moderada e 4,5% em seca fraca.

Os números revelam uma melhoria face a dezembro, mês em que 58,3% do território se encontrava em situação de seca severa, 29,1% em seca moderada, 5,6% em seca fraca e 0,6% em situação normal para a época.

Havia ainda 6,4% do país em seca extrema, situação que não se verificou em janeiro.

Quanto à temperatura, o primeiro mês do ano registou, nalguns dias, valores “muito superiores ao normal” que contrastaram com outros “muito inferiores ao normal”, como se verificou no dia 15, refere o IPMA.

Em relação à precipitação, o instituto classifica o mês de janeiro como seco. E alerta: "Nos últimos 15 anos, apenas em cinco o valor médio da quantidade de precipitação em janeiro foi superior ao valor normal".

Fonte: Renascensa
Foto: Nuno Veiga/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário