terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

No dia 23 de fevereiro Biblioteca Municipal de Cantanhede acolhe ação de Formação de Formadores “Corpo-Mapa-Livro”



Cerca de 20 participantes estiveram presentes na ação de Formação de Formadores “Corpo-Mapa-Livro”, que decorreu no passado dia 23 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
A iniciativa contou com a coordenação de Nabais e Joana Pupo e surge no âmbito do espetáculo homónimo, que se centra essencialmente no tema “Livro”. Sob uma perspetiva artística, este projeto explora novas formas de descobrir o Livro através de técnicas de teatro, dança e performance, integrando-o na própria composição coreográfica.
No seguimento da ação de Formação de Formadores, foi apresentado no dia seguinte, sábado, 24 de fevereiro, um espetáculo sobre a mesma temática “Corpo-Mapa-Livro”, em que as autoras começam por desarrumar a Biblioteca, proporcionando aos leitores uma experiência em que o Livro é visto enquanto objeto específico e como indutor de experiências transformadoras do CORPO, propondo-se uma multiplicação de vivências plásticas, que nos levam numa viagem onde se revelam MAPAS.
Com esta apresentação pretendeu-se apresentar uma dimensão do livro, enquanto mapa, lugar da viagem corporal e uma dimensão do corpo, em que a inscrição é traduzível em livros.
Esta é uma peça para um público que já lê e que dá conta de si mesmo enquanto leitor dinâmico e em crescimento.

Sobre Marina Nabais
Marina Nabais nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro e em Amesterdão. Reside atualmente em Lisboa onde desenvolve o seu trabalho artístico e pedagógico. Mestre em Artes Performativas, fez o bacharelato no ramo de espetáculo e uma pós-graduação em Amesterdão. Em 2003 criou a menina dos seus olhos, associação cultural, e fez vários projetos de dança/teatro. Em 2008 começou o seu percurso como coreógrafa. Em 2013 nasce Marina Nabais Dança, associação cultural, onde começa a desenvolver o seu projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores de outras áreas artísticas e parcerias com diversas instituições. Como intérprete tem trabalhado nas áreas de dança, teatro e vídeo. Desenvolve, paralelamente, um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não profissionais na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados.

Sobre Joana Pupo
Joana Pupo é mestre em Teatro do Movimento, licenciada em Filosofia e formada em Teatro. Paralelamente, persegue uma formação em movimento, dança e improvisação vocal, desde 2003. Foi selecionada para a Nouvelle École des Maîtres ‘05 e colaborou com a École des Maîtres. É membro da SEE (SITI Extended Ensemble) e segue os treinos Suzuki e Viewpoints com a SITI Company (Nova Iorque), desde 2010.
Tem trabalhado em criação e investigação, com peças que exploram a relação entre o movimento, a interdisciplinaridade e a dramaturgia. Tem mostrado o seu trabalho em diversos teatros e outros espaços não convencionais.
As iniciativas realizaram-se no âmbito do Festival de Artes Performativas.
O Teatrão idealizou um Festival de Artes Performativas para os mais novos a decorrer na região de Coimbra, em parceria com os Municípios de Cantanhede, Condeixa, Coimbra, Figueira da Foz, Mira, Soure e Tábua. Esta primeira edição apresenta espetáculos de dança ou teatro que partem da importância dos livros, da palavra escrita e de alguns autores portugueses. Aldara Bizarro, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Leonor Barata e o Teatrão andarão com as suas criações pelos teatros ou bibliotecas da região, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário