terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

360º- Entrevista com Diogo Piçarra, o rapaz que esgotou Coliseus, arrasou no festival e foi acusado de plágio; e seis respostas sobre a crise na Síria

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Diogo Piçarra deu ao Observador a primeira entrevista depois das acusações de plágio no Festival da Canção. Disse que não conhecia a música e que o que lhe aconteceu foi apenas "sina de compositor". Eis a conversa fantástica do Gonçalo Correia com o rapaz que começou a tocar covers em Faro, esgotou os Coliseus e a quem a música "salvou a vida". E o vídeo com cinco das respostas mais importantes.

Depois do erro na contagem dos votos na primeira meia-final, a polémica nesta na segunda eliminatória está na comparação entre a "Canção do Fim" e "Abre os Meus Olhos", uma música evangélica da IURD de 1979 (11 anos antes do Piçarra nascer). O cantor reagiu de imediato nas redes sociais e a RTP anunciou que estava a acompanhar a situação. 

Mas Diogo Piçarra está longe de ser o único. Há pelo menos mais onze casos conhecidos de acusações de plágios entre músicos. Muitas não se confirmaram.

A Rússia impôs um corredor humanitário diário na Siría. A pausa vai começar terça-feira e acontecerá todos os dias entre as 9h e as 14h. Putin acha que isso permitirá à população fugir dos conflitos sangrentos em Ghouta. Os EUA pedem mais: querem que russos obriguem o regime de Assad a parar com a ofensiva.

Mas porque falhou em poucas horas o cessar-fogo decretado sábado pelo Conselho de Segurança da ONU?O João de Almeida Dias construiu um explicador com seis respostas para perceber tudo o que se passa em Goutha, onde está a acontecer aquilo que já é conhecido como o massacre do século XXI.


O Sporting voltou a vencer nos descontos, mas ontem bastaram dois minutos para lá dos 90 para Gelson marcar. Aquele que é um dos jogadores-chave dos leões decidiu dedicar o golo ao seu amigo Ruben Semedo (detido em Espanha), despindo a camisola e mostrando uma mensagem. Resultado: viu o segundo amarelo e não vai  jogar daqui a quatro dias no clássico no Dragão (por erro, ontem disse que o jogo era em Alvalade). Quem não gostou nada foi Jesus, que ainda por cima tem metade da equipa com uma virose gripal, daí esta crónica do Bruno Roseiro.
 

Outra informação importante 
Nos julgamentos mediáticos em curso sucedem-se as surpresas. Ontem, a sessão do caso Vistos Gold, com o ex-ministro Miguel Macedo em tribunal, foi interrompida por uma discussão violenta entre advogados“Se é para continuar este Carnaval, não”, disse o juiz. E o episódio acabou com um intervalo compulsivo. O ex-MAI foi acusado de mentir sobre o contrato dos Kamov.

Já no caso Fizz, o empresário que representa o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente garantiu... o que tinha de garantirQue nunca conheceu o ex-procurador Orlando Figueira.

A segunda semana de Rui Rio na liderança do PSD promete ser tão má ou pior que a primeira. Ontem, para o almoço privado com Marcelo (o segundo encontro entre ambos), Rio não levou não levou qualquer “pasta com propostas e projetos de lei”. Problema: o Presidente quer "convergências" já e "não em ano eleitoral" e esperou à tarde por Rio na reitoria da Universidade de Lisboa para lho dizer em público.

Com os avisos presidenciais no ouvido, Rio reuniu-se depois com Fernando Negrão para acertar a estratégia para o resto da semana. É que quarta-feira há o primeiro debate quinzenal da nova era social-democrata. E há outros temas importantes em cima da mesma até sexta, como a justiça e o financiamento dos partidos. Ao DN, para que não fiquem dúvidas, Rio disse que vai "manter uma estreita colaboração com a bancada parlamentar".

Ora nem a propósito, sobre justiça e um dos temas mais caros a Rio, a PGR revelou dados curiosos. Entre 1 de setembro de 2014 e 31 de dezembro de 2017, houve 111 inquéritos por violação do segredo de justiça, que resultaram apenas em "cinco acusações".

Rui Rio recebeu também recados do BlocoCatarina Martins diz não sentir "necessidade de diálogo com o PSD". Mas nas jornadas parlamentares bloquistas sairam também exigências ao Governo que o Bloco apoia: a líder do BE deu até março para António Costa regularizar a questão dos precários e pressionou-o ainda com a revisão urgente da lei laboral.

Para já o Governo recuou no agravamento da TSU para os contratos a prazo. A ideia passava por agravar a Taxa Social Única a empresas com contratos a prazo e aliviá-la a contratos sem termo, mas PCP e BE só queriam uma parte e, assim, nenhuma avança, diz o Negócios.


Não é o único pagamento que o Estado tem em atrasoAs dívidas aos fornecedores cresceram 276 milhões (só nos hospitais ja há 339 milhões por pagar). Assim é mais fácil apresentar um excedente de 775 milhões nas contas do Estado na execução orçamental de janeiro. O saldo subiu 153 milhões com mais impostos cobrados.


A arrastar-se continua um velho problema nacional: a falta de condições nas prisões. O Comité para a Prevenção da Tortura voltou a alertar para a pouca segurança, a sobrelotação, a violência contra os reclusos e a necessidade de renovação e limpeza, por causa da "humidade" e dos "ratos".

Por falar em prisões, das jornadas parlamentares do Bloco saiu outra denúnciao historiador Fernando Rosas diz que “há pisos a abanar na Fortaleza de Peniche” depois de uma visita guiada com os deputados bloquistas. O local foi um dos que o Governo recusou entregar a gestão privada. 

A partir de maio, a Europa vai impor mais segurança nos carros novos. E isso inclui, avança o CM, a obrigatoriedade de limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e caixas negras para registar os dados nos momentos anteriores aos acidentes.

Nos EUA, Trump 'no se calla' e alimenta a polémica sobre o tiroteio no liceu de Parkland, na Florida. Agora veio criticar os seguranças e dizer que ele próprio "teria ido à escola parar o atirador”.  

Ainda dos Estados Unidos, reapareceu uma velhinha polémica. 20 anos depois, Monica Lewinsky associou-se ao movimento #MeToo dizendo: “Nada retira a minha responsabilidade no que aconteceu. Arrependo-me todos os dias”.

Na China, a Apple vai instalar um centro de dados para alojar as contas de iCloud dos utilizadores chineses. Mas os ativistas dos direitos humanos temem um caso semelhante ao da Yahoo: o uso das informações para identificar e perseguir dissidentes.

Os nossos especiais 

E que tal um carro estacionar-se sozinho? Porreiro, não é? E um robô nunca mais o deixar ganhar nos matrecos? Isso é que já não lhe deve parecer nada bem. Pois o Edgar Caetano passou pelas duas experiências na Bosch Connected World. E, claro, só gostou da primeira. Apesar dos percalços.
 
A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a ajuda que Rui Rio está a dar a António Costa: "Rui Rio diz que está a “recentrar” o PSD. De facto, o que está a fazer é a “recentrar o PS”, promovendo-o outra vez, como entre 1976 e 1978, a “partido-charneira” do regime".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre a necessidade de tornar a saúde a prioridade das prioridades: "Estamos face a um problema estrutural do Estado que não é de hoje, é necessário acabar com a sub-orçamentação, o que exige que o SNS seja não uma das, mas a prioridade política do resto da legislatura".
  • Nuno Crato escreve sobre a importância do 'aprender a aprender': "A partir de experiências clássicas desenvolvidas nas últimas décadas, a psicologia cognitiva concluiu que as capacidades não podem ser adquiridas independentemente das matérias concretas estudadas".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre a riqueza de ser europeu: "Enquanto os políticos nacionais não assumirem as consequências da construção europeia, as aves de mau agouro continuarão a ter na opinião pública terreno fértil para as suas mensagens xenófobas".
  • Laurinda Alves escreve sobre a morte de um amigo: "A morte de um amigo tira as dúvidas sobre a certeza da brevidade da vida. Tudo passa tão depressa, é tão efémero, que após o seu último dia sabemos ser intoleráveis todos os momentos que desperdiçamos."
Notícias surpreendentes
Foram anunciados mais nomes para o Rock in Rio que se despede com Katy Perry a 30 de junho. Estão confirmados ainda Jessie J, Ivete Sangalo (lá podia faltar?!) e Hailee Steinfeld.

No futebol, uma declaração surpreendente do sempre quero mais-alguma-coisa-Ronaldo. A um canal de Youtube brasileiro, CR7 disse: "Conquistei tantas coisas bonitas que não tenho mais sonhos". E é hoje que se vai saber em que equipa vai jogar o ex-homem mais rápido do mundo, Usain Bolt.

A Padaria portuguesa tem um novo laboratório. Mas não se assuste: não há tubos de ensaio. As novidades vão dos cinco pães de fermentação natural às saladas, bolos e menus.

O mau tempo chegou com chuva e vento. O frio e a neve também vêm aí. Mas não como em Itália, onde uma vaga vinda da Sibéria fez nevar de Roma (onde tal não acontecia há seis anos) quase até Nápoles (uma raridade)Claro que houve fotos para mais tarde recordar, desde a Praça de S. Pedro ao Coliseu.

Já tem muito para ler no Observador. E terá muito mais ao longo do dia. Passe por cá

Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário