terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

TELECOMUNICAÇÕES Altice Portugal assina parceria com Cisco para desenvolver IoT

A operadora da Alice assinou uma parceria com a Cisco para desenvolver soluções com a tecnologia da internet das coisas (IoT) . Luís Alveirinho, da Meo, sublinha que este tipo de parcerias "beneficia a criação de emprego" e "o crescimento da economia do país".

Altice Portugal assina parceria com Cisco para desenvolver IoT
A Altice Portugal e a Cisco aproveitaram a feira de comunicações móveis que está a decorrer em Barcelona para darem um novo passo no desenvolvimento da internet das coisas (IoT na sigla em inglês).

A parceria que vai ser formalizada pelas empresas esta terça-feira, 27 de Fevereiro, e permitir criar "todas as condições de suporte às actividades essenciais para o desenvolvimento de soluções de IoT, as quais têm uma aplicação directa na rotina e no sucesso das organizações e das pessoas, com ganhos substanciais ao nível da sua qualidade de vida", disse ao Negócios Luís Alveirinho, Chief Technology Officer (CTO) da Meo.

O memorando de entendimento assinado no stand da Cisco, a par com as restantes parcerias que a dona da Meo tem celebrado nesta área que está em destaque na feira de Barcelona, vai possibilitar "soluções laboratoriais" que "poderão evoluir para cenários de negócio reais", acrescentou o responsável da empresa liderada por Alexandre Fonseca (na foto). 

"Comunidades de devopers, academia, start-ups têm aqui uma oportunidade para a criação das suas soluções, a materialização das suas ideias. Este tipo de sinergias beneficia, ainda, a criação de emprego, imprimindo crescimento à economia do país", comentou o responsável de tecnologia  da Meo . 

Na segunda-feira, no primeiro dia do MWC, a Altice também aproveitou a para assinar um memorando de entendimento com a Huawei para o 5G, que a par com a IoT, continua a dominar o segundo dia da feira em Barcelona, que também está a ser marcado pela neve tímida que cai na cidade espanhola. Mas, mesmo assim, suficiente para chamar a atenção dos milhares de participante que não perdem uma oportunidade para filmar e tirar fotografias aos flocos de neve que começam a cobrir os corredores que fazem a ligação entre os oito pavilhões.

Na prática, este acordo com a Cisco, visa o desenvolvimento  de um novo conceito de telemetria de água "para explorar as capacidades do sistema Ultra IoT da Cisco, visando o lançamento de novos serviços IoT". Este sistema já está apto para o 5G e "possibilita a disponibilização dos novos protocolos de rede móvel direccionados à IoT, nomeadamente o NarrowBand-IoT (NB-IoT), que consiste numa nova tecnologia para IoT que permite "comunicações num regime de baixo consumo das baterias dos equipamentos e viabiliza o aumento de vida útil dos equipamentos IoT, que poderão manter-se assim activos durante vários anos", segundo as empresas.

Sara Ribeiro
Sara Ribeiro 27 de fevereiro de 2018 às 14:31Jornal de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário