terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Fórum “Envelhecimento Ativo” mobilizou perto de 100 participantes


Foi no Salão Nobre dos Paços do Concelho que se falou sobre a temática.
Organizado pela Rede Social do Concelho, em parceria com o Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal, o Fórum Participativo contou com a participação de representantes destas instituições; de Palmira Sousa, da Fundação Mariana Seixas e de António Silvestre, da USCSAL – Universidade Sénior de Carregal do Sal.
Moderado por Tiago Caio, da EAPN, e participado por idosos do Concelho, profissionais da área da Saúde, das Forças de Segurança, de IPSS e de técnicos de Câmaras Municipais, o Fórum começou com as boas vindas pela Presidente da Rede Social concelhia, Ana Cristina Borges. 
A responsável começou por referir a importância da análise e discussão da temática e sublinhou que esta “é uma caminhada que se faz a passos curtos, mas firmes”, lembrando, a propósito, as diversas iniciativas que se têm realizado em termos concelhios com enfoque nos idosos. 
Aproveitou ainda para agradecer a parceria/colaboração das diversas entidades com quem tem trabalhado a Rede Social e, de forma particular, à EAPN pela presença na iniciativa em causa.
Cátia Azevedo, da EAPN da Guarda fez depois a apresentação dos resultados do estudo referente aos Fóruns Participativos que decorreram entre março e agosto de 2017, em 9 distritos.
Desde logo, referiu que o Envelhecimento Ativo é um Envelhecimento Positivo lembrando algumas conclusões retiradas da participação dos idosos nessas iniciativas:
- Envelhecer positivamente é ter saúde; 
- As acessibilidades e os transportes são essenciais;
- Os idosos querem serviços mais humanizados; 
- Estar ocupado é estar envolvido e, logo, participar; 
- A precaridade económica é incompatível;
- A família é muito importante no acompanhamento do processo.
Seguiram-se intervenções breves sobre testemunhos pessoais por parte dos elementos da mesa e logo depois um espaço para troca de ideias e perguntas/respostas.
Antes do final do fórum Participativo, Mimi Fontes declamou o poema de Manuel Alegre “Trova do tempo que passa” e Inês Ribeiro e Orísia Silvestre, alunas da Universidade Sénior de Carregal do Sal, apresentaram o momento de animação da iniciativa - o sketch teatral “Demónios”.


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário