quinta-feira, 5 de abril de 2018

360º - Lula fica a centímetros da cadeia depois da votação renhida no Supremo. Como a ciência explica o pontapé de bicicleta de Ronaldo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Lula ficou esta madrugada a centímetros da cadeia, com o Supremo Tribunal brasileiro a rejeitar o seu pedido de habeas corpus numa votação renhida por 6-5. Detalhe: apesar disso, o petista, que anda em campanha, ainda pode ser candidato às presidenciais de outubro. Detalhe do detalhe: Lula terá admitido sair da corrida eleitoral.

Lula passou o dia da votação, que se prolongou por mais de 10 horas, com arroz, feijão e batucada. E ainda teve tempo para comentar o pontapé de bicicleta de Ronaldo.

No Observador também seguimos a votação ao minuto.Se quiser conhecer todos os detalhes do que aconteceu, só precisa de vir aqui.

O Brasil ainda está a digerir a notícia:

  • Folha de S. Paulo escreve que "a possível prisão de Lula cria vácuo no PT a 6 meses da eleição";
  • Estado de S. Paulo noticia que "Lula admite a aliados que está fora das eleições";
  • O Globo analisa que "o Supremo julgou Lula com a baioneta no pescoço".

Mais informação importante
Como dizia Mário Soares, o dinheiro sempre aparece: António Costa anunciou hoje que a cultura vai termais 2,2 milhões de euros para acabar com as críticas das companhias de teatro que não receberam subsídios. O anúncio foi feito numa carta divulgada esta manhã onde o primeiro-ministro elogia "o intenso trabalho" do ministro e do secretário de Estado da Cultura na criação do novo regime de apoio às artes.

A decisão surge quando a contestação continuava a arregimentar aliados políticos: o PCP disse ontem que quer a correção dos resultados das candidaturas ao apoio às artes, quer a revisão do modelo e quer o reforço do financiamento. Traduzindo em dinheiro: quer mais sete milhões de euros

Jorge Salavisa, bailarino, professor e antigo diretor da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro São Luiz,escreve uma carta aberta a defender o secretário de Estado da Cultura: “Miguel Honrado é a pessoa no sítio certo”.

A falta de dinheiro na cultura (e não só) também mobiliza o BE. Catarina Martins descobriu uma nova frase de efeito: “Para Centeno brilhar, os serviços públicos não podem ficar às escuras”. A líder do Bloco deu uma entrevista à Renascença e ao Público a exigir mais milhões para a cultura, a criticar o excesso de empenho na redução do défice, a atacar os reitores que diz estarem a "boicotar" a integração de precários e a lançar avisos contra a aproximação do PS ao PSD.

O Parlamento discutiu ontem a estratégia para os incêndios deste ano:
  • O ministro da Administração Interna explicou que a rede de comunicações SIRESP esteve indisponível durante nove mil horas em 2017;
  • O PS acusou as empresas de meios aéreos de combate aos fogos de “cartelização”;
  • O Governo explicou que quer aplicar uma multa de quatro milhões à empresa que faz a manutenção dos helicópteros Kamov.

O Governo assinou um despacho que permitiu que no Hospital de Cascais o número de enfermeiros necessários para assegurar os serviços mínimos durante a última greve, de 22 e 23 de março, fosse maior do que em todos os outros hospitais do país. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses fala em “ilegalidade”.

As famílias carenciadas que têm os filhos a estudar em colégios privados com contratos simples ou de desenvolvimento não irão receber apoio estatal se o valor global a distribuir por todos os alunos carenciados de determinada escola for superior ao disponibilizado no ano letivo anterior. Já seguiram queixas para a Provedoria da Justiça e para a Presidência da República.

O procurador Orlando Figueira, que está a ser julgado por corrupção no caso Manuel Vicente, pediu ontem para prestar esclarecimentos sobre os contactos e as reuniões que manteve com o advogado Proença de Carvalho. E garantiu: “Os telefonemas com Proença de Carvalho eram telegráficos porque ele preferia falar nas reuniões”.

Renato Silva, o jovem português baleado durante um ataque terrorista em França, já saiu do coma. O rapaz de 26 anos, natural de Coimbra, chegou a ser dado como morto pelo governo.

A polícia sueca deteve um homem suspeito de provocar um incêndio na embaixada de Portugal em Estocolmo. O fogo provocou pelo menos 14 feridos.

O escândalo Cambridge Analytica saltou ontem de 50 milhões para 87 milhões de perfis de Facebook. A empresateve acesso a muito mais dados do que  tinha sido inicialmente divulgado,  admitiu um responsável um responsável do Facebook.

Já depois de ser conhecida a notícia, Mark Zuckerberg respondeu a várias perguntas numa conferência telefónica com jornalistas de todo o mundo, da qual o Observador fez parte. O fundador do Facebook falou sobre o escândalo e garantiu: “No final do dia, se alguém é responsável, sou eu”. Mas, sobre a possibilidade de deixar de ser presidente do conselho de administração da empresa, desviou: “Que eu saiba, não há conversas sobre isso”.

O Barcelona goleou a Roma no Camp Nou por 4-1. Há umestranho caso estatístico: o Barça tem apenas três golos sofridos nos nove encontros realizados na prova mas conta já com cinco autogolos a seu favor.


Os nossos Especiais

Vivem na Buraca, na Cova da Moura, no Zambujal, no Bairro da Serafina. Com o projeto Acorde Maior, estes miúdos passaram as férias da Páscoa fora dos bairros, a aprender música no Village Underground. Vão dar um concerto esta sexta às 17h.


A nossa Opinião

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandes diz que "Não, não somos todos Mário Centeno" e lembra que "a carga fiscal em 2017 foi a mais elevada dos últimos 22 anos".

Helena Garrido escreve "A cultura da Cultura e do Governo": "Tal como os que estão habituados a sentarem-se à mesa do Orçamento, há na Cultura uma espécie de direito divino sobre o dinheiro dos contribuintes. Agora perceberam que ainda estamos em austeridade".

Filomena Martins escreve "O papel de Costa na farsa dos apoios à Cultura": "A relação de Costa com a Cultura começou com uma opereta de interesses recíprocos, passou por uma cena queirosiana falhada e está a ter o final previsível: o primeiro-ministro a desresponsabilizar-se".

Paulo Tunhas escreve "Acreditar, sem mais": "Não há nada como o discurso político para por vezes revelar o perigo da abolição do intervalo entre a crença e a realidade, pois trata-se de um discurso inteiramente colocado sob as ordens da vontade".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “The Wailing”, o multipremiado filme de terror de Na Hong-jin. Eurico de Barros dá cinco estrelas a este enredo sobre uma presença maléfica que espalha a morte e o medo numa vila do interior da Coreia do Sul.

Há mais dois filmes para ver esta semana: "Chavela" é um documentário sobre a cantora Chavela Vargas; e "Madame" é uma comédia romântica passada em Paris.

Como se faz uma boa patanisca lisboeta e porque é o petisco ideal? O assunto é especialmente importante porque vem aí o 2.º Concurso da Patanisca Lisboeta. O Diogo Lopes foi atrás de respostas.

O mundo continua a discutir aquele golo que vocês sabem. E nós, no Observador, também:
Com os pés assentes na terra (achavam que eu deixava passar este trocadilho fácil?), continuamos a dar todas as notícias aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário