sábado, 19 de maio de 2018

11 dias de festa, uma estátua e o Presidente da República

A Capela de São João da Ponte foi novamente o palco escolhido para a apresentação do programa das Festas de São João de Braga, que irão decorrer entre 14 e 24 de Junho.
Um dos grandes destaques da apresentação é a inauguração de uma estátua em honra de São João Baptista, que ficará implantada no Largo de São João da Ponte. Este monumento evocativo ao patrono das festas resulta de uma gentil oferta do artista bracarense Alberto Vieira, que conceberá a obra, e do Mercado da Pedra, que outorga a matéria-prima.
«O grande momento da festa é um sonho que tínhamos e que achávamos não ser possível tão cedo. O São João é algo imaterial, mas é também honrar a memória de um homem, e às vezes esquecemo-nos disso. Homens grandes merecem festas grandes, mas também uma estátua, e vai ter», referiu o Presidente da Associação de Festas de São João.
«João Batista é fulcral no Cristianismo. O homem que, por dizer a verdade, defender valores e honrar compromissos, foi assassinado. Trata-se de um exemplo para a nossa sociedade, um homem de palavra, um exemplo brilhante», acrescentou.
A inauguração da estátua está prevista para as 12h30 do dia 23 de Junho, contando com a esperada presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Quase duas décadas depois da vinda de Jorge Sampaio por ocasião das comemorações do bimilenário da cidade, as Festas de São João voltam a acolher um Presidente da República, sendo momento de particular regozijo.
Tradições seculares
As tradições seculares da Dança do Rei David e do Auto do Carro dos Pastores são os elementos mais autênticos do programa, mas não faltam outros aliciantes como um inédito festival de cavaquinhos, exposições, concertos com artistas de renome, exibições de rua, cortejos, procissão, zés-pereiras, desgarradas e bandas filarmónicas, entre outros focos de exteriorização de alegria. A realização do XXIX Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos no primeiro sábado das festas, bem como a Parada Folclórica, o maior desfile do género em Portugal, completam o cartaz tradicional. No cartaz musical deste ano sublinhe-se a atuação de Quim Barreiros, dos Minhotos Marotos ou de Sérgio Mirra, bem como os grandes concertos com C4 Pedro e Anjos. A Noite Académica, Cantares ao Desafio, Encontro de Concertinas completam o cartaz musical.
Com mais de 251 horas de programação num total de 148 ações previstas, 10 mil pessoas envolvidas e 338 entidades implicadas, a organização deseja consolidar a posição das sanjoaninas de Braga na rota das principais festas populares portuguesas.
Significado da imagem 2018
O imaginário deste ano é marcado pela tradição das ervas de cheiro e das flores, um dos elementos indispensáveis em qualquer celebração sanjoanina, algo que ficará bem explicito pelo cartaz, ornamentações e identidade gráfica que caracteriza as festas deste ano. A imagem gráfica é um excelente trabalho da Pi Creative Studio, de Braga, que colabora com a AFSJB há vários anos.
Na apresentação pública do programa das festas marcaram presença Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, Nuno Bernardo, diretor executivo de marketing da Super Bock, Marco Sousa, representante da Entidade de Turismo do Norte de Portugal e o Cónego Roberto Rosmaninho Mariz, representante do Cabido da Sé, além de outros convidados e parceiros.
O programa completo das sanjoaninas bracarenses pode ser consultado no site oficial do São João de Braga.
Algumas fotografias disponíveis no link seguinte. Legenda das fotos “AFSJB / WAPA Photo”https://we.tl/P4HDybZicz


Para mais informações:
Gabinete de Comunicação e Imagem
ou contactar o presidente da AFSJB: Rui Ferreira, 965 015 385


Logo_cores_assinatura
Abel Rocha
Gabinete de Comunicação e Imagem                
Associação de Festas do São João de Braga
“A Maior Festa Popular de Portugal”
Tlm. 96 214 55 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário