terça-feira, 29 de maio de 2018

360º - Como está a contagem de votos sobre a eutanásia. O sequestro a conta-gotas que envolve a tatuagem de um dragão e um dente de marfim

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A eutanásia vai dividir o Parlamento até ao último voto. Depois de muitas horas de contactos e telefonemas durante o dia de ontem, o Observador ficou com uma ideia mais clara do que se passa neste momento:
  • No PCP e no CDS todos os deputados votam contra (Teresa Caeiro, que estava indecisa, acabou por adoptar a posição da maioria da sua bancada);
  • O Bloco, os Verdes e o PAN estão, obviamente, a favor, até porque têm projectos de lei nesse sentido;
  • No PS, apenas Ascenso Simões vota contra a sua bancada;
  • Resta o PSD, onde há liberdade de voto. Depois de muitas dúvidas e hesitações, havia ontem ao fim da noite oito votos social-democratas a favor da legalização, o que quer dizer que fica a faltar apenas um para a aprovação.
     
Está, portanto, tudo em aberto. Hoje, é preciso perceber duas coisas:
  1. Se alguém mudou de ideias durante a madrugada. Ontem havia ainda algumas indecisões e muitos contactos de ambos os lados para convencer quem está em cima do muro;
  2. Se há deputados que faltem à votação. As ausências levarão a refazer as contas, uma vez que alteram o número de votos necessário para chegar a uma maioria.
     
A votação será feita hoje a partir das 15h. Os deputados vão levantar-se um a um. A ordem é a seguinte: começa-se pelo partido mais votado e, dentro de cada bancada, a chamada é por ordem alfabética. Uma vez em pé, cada deputado diz qual o seu sentido de voto para cada um dos quatro projectos.
 
Detalhe interessante: se no final da primeira votação houver um empate, o processo repete-se imediatamente.Se o empate continuar, a legalização chumba.
 
Vamos ter troca de argumentos até ao fim. No Observador, José Manuel Pureza (pelo sim) e Isabel Galriça Neto (pelo não), juntaram-se para explicar o que os divide. Veja o vídeo aqui.
 
E ainda: José Manuel Fernandes juntou os melhores textos de opinião sobre o assunto, na sua newsletterMacroscópio dedicada à eutanásia, que pode ler aqui.
 
 
Mais informação importante
 
O Governo vai passar a tratar ministros e secretários de Estado como se fossem crianças da primária. Tendo em conta os "lapsos" recentes do ministro Siza Vieira e do próprio primeiro-ministro na entrega de declarações ao Tribunal Constitucional, vai ser criada uma lista com todas as obrigações dos governantes - para eles não se perderem.

A Autoridade da Concorrência bloqueou a compra da Media Capital pela Altice. Agora, a empresa terá de apresentar novos compromissos que garantam que não são violadas as regras de concorrência.

No caso Manuel Vicente, foram ontem ouvidos em tribunal dois investigadores da PJ. Ficou a saber-se duas coisas, enfim, curiosas:
  1. A ligação entre o ex-vice-Presidente de Angola e a empresa que contratou o procurador Orlando Figueira foi feita através de uma busca no Google;
  2. Durante uma vigilância a Orlando Figueira, a PJ acabou, sem saber, na casa do juiz Carlos Alexandre.

As universidades portuguesas não estão a reconhecer médicos vindos de fora da União Europeia, que podem ter de esperar até três anos para poderem exercer. A denúncia vem no Público.

O regime ditatorial da Guiné Equatorial estará a fazer esforços para organizar uma cimeira da CPLP. O caso envolve uma carta misteriosa que o governo daquele país tentou entregar a Marcelo e que agora irá para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, escreve o Público.

Continua a crise política em dois países europeus:

Em França, Mamoudou Gassama passou de imigrante ilegal a herói nacional. O maliano escalou um prédio de vários andares para salvar uma criança que estava pendurada numa varanda. Emmanuel Macron decidiu atribuir-lhe a cidadania francesa (pode ler aqui o texto e ver aqui o vídeo).

O Sporting continua na sua fase "Guerra dos Tronos".Ontem à noite, a direção respondeu à decisão de Jaime Marta Soares de designar uma comissão de fiscalização para exercer as funções do Conselho Fiscal. Diz que é um “golpe palaciano de assalto ao poder”.

Portugal empatou 2-2 com a Tunísia num jogo de preparação para o Mundial, o que deixou Fernando Santos muito, muito descontente. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve: "A defesa ainda não está no ponto. Nem o meio-campo está. Valeu este jogo de preparação pelo golaço (que golaço foi...) de João Mário e o rasgo (ainda que algo tímido) de Quaresma e Bernardo".

André Silva foi o primeiro a marcar. E fez bingo: foi o golo 1.000 da história da seleção portuguesa.


Os nossos Especiais

Há uma tatuagem de um dragão, um dente de marfim e um assalto que correu mal e se transformou num sequestro a conta-gotas. A Carolina Branco conta os detalhes de um crime fora do comum.
 
São histórias do tempo em que Miguel Sousa Tavares era Miguel “carapau”. E estão no livro de memórias de infância do escritor. Pode ler aqui um dos capítulos de "Cebola Crua com Sal e Broa".
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "A política da morte": "A constituição impõe maiorias de dois terços para aprovar legislação em matérias fundamentais. Não deveria a legalização da eutanásia ser tratada como o equivalente de uma lei em matéria fundamental?"

Laurinda Alves escreve "Hoje é o dia": "Mais tarde ou mais cedo todos seríamos elegíveis para sermos eutanasiados. Deputados e filhos dos deputados, bem como os seus pais, familiares e amigos incluídos. É arrepiante, não é?!"

Paulo de Almeida Sande escreve "Mamoudou Gassama": "Na Hungria, na Polónia e nos Balcãs culpam-se os estrangeiros, imigrantes e refugiados de todos os males. Em França, um imigrante maliano ilegal, sem papéis, salvou uma criança de cair para a morte".


Notícias surpreendentes

“Arrested Development” está de volta. A Netflix resgatou uma das melhores séries dos últimos anos e hoje há uma quinta temporada com oito novos episódios. André Almeida Santos explica porque é que não podemos perder isto.
 
O peixe mais pequeno do mundo, o dodó ou o tigre-de-dentes-de-sabre. A Alfândega do Porto está cheia de animais extintos. A exposição veio do Museu de História Natural de Londres.
 
Meghan Markle, a duquesa de Sussex, já tem um brasão. E, obviamente, o assunto deu polémica: parece que há um problema com o pássaro que representa Meghan.
 
Já sabe que foi lançado há dias o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário