Reguengos de Monsaraz assinou no dia 22 de maio um protocolo de geminação com Cricova, numa cerimónia realizada nesta cidade da República da Moldávia. Desta forma pretende-se promover o diálogo, a cooperação e a troca de experiências e intercâmbios entre as duas cidades e as suas populações, realizar manifestações de caráter sociocultural e desportivo com o envolvimento das associações e concretizar projetos mútuos ligados à vitivinicultura, ao turismo e ao lazer.
As caves de Cricova são a principal atração turística da Moldávia e o seu complexo subterrâneo de túneis alberga a maior adega do mundo, com mais de 120 quilómetros de armazéns de vinho. Na sequência da distinção de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho 2015 e da promoção internacional da marca territorial “Reguengos de Monsaraz - Capital dos Vinhos de Portugal”, a autarquia pretende instituir laços de amizade e de cooperação com cidades com forte tradição vitivinícola e assim promover a sua marca e abrir novos mercados para os vinhos produzidos no concelho.
A proposta de geminação com Cricova foi aprovada por unanimidade na Reunião de Câmara de 12 de abril de 2017 e constituiu um ponto de partida para mobilizar a cooperação entre os dois municípios. Este acordo é fundamental para favorecer e incrementar o crescimento económico local, promover parcerias e cooperação entre as cidades e aprofundar o conhecimento dos costumes e tradições dos dois povos através de visitas e de participações em festivais, exposições e outras manifestações culturais. Reguengos de Monsaraz tem cerca de meia centena de cidadãos moldavos a residir no concelho e representam uma das suas maiores comunidades estrangeiras.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve na semana passada em Cricova e no dia 21 de maio reuniu com o Secretário de Estado da Agricultura, Vasile Luca, no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Regional e Ambiente, e com o Diretor da Agência Nacional da Vinha e do Vinho, Gheorghe Arpentin. O autarca participou ainda numa mesa redonda com os presidentes das localidades vinícolas da Moldávia.
No dia 22 de maio decorreu a visita à cidade subterrânea do vinho, a assinatura do protocolo de geminação e o espetáculo “Hoje é festa na nossa cidade” com a participação de artistas locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário