terça-feira, 29 de maio de 2018

Música, poesia e teatro na Casa da Cultura



A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o espetáculo de música e poesia “Flor de Lácio”, o teatro infantil “Caminho Marítimo para a Desgraça” e o concerto de “Duo Campos” no mês de junho.

A programação do Teatro Stephens para o mês de maio é a seguinte:

CASA DA CULTURA TEATRO STEPHENS

9 de junho .  21h30
FLOR DO LÁCIO | Espetáculo de música e poesia o Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas
Sinopse |
A Flor do Lácio assinala e celebra a receção da língua portuguesa como especiaria não declarada nos manifestos da carga transportada no bojo das caravelas e dos navios negreiros. Canções bem conhecidas do público convivem com textos e poemas que as inspiraram, e alguns poemas, porventura menos conhecidos, inspiraram novas canções. O título remete para o poema do poeta brasileiro Olavo Bilac, “Soneto para a Língua Portuguesa”, à qual ele chama “última flor do Lácio”, uma língua aí metaforicamente descrita como sendo a última flor a brotar da árvore da raiz latina.
A lista de autores inclui Caetano Veloso, Camões, Bernardo Soares, Oswald de Andrade, João Melo, Luandino Vieira, José Craveirinha, Chico Buarque, Ruy Guerra, Fernando Pessoa, Agostinho Neto, Murilo Mendes, Casimiro de Abreu, José Paulo Paes, Natália Correia, Olavo Bilac, Jorge Vera-Cruz Barbosa, Vasco
Graça-Moura, Joaquim Nabuco, Jorge de Lima e António de Castro Alves.

Ficha Artística |
André Gago – Voz e flauta
Carlos Mil-Homens – Percussão
João Penedo – Viola
Pedro Dias – Guitarra Portuguesa
Duração | 60m
Classificação Etária | M/6 anos
Preço | 5€


16 de junho . 16h00 
CAMINHO MARÍTIMO PARA A DESGRAÇA . Teatro infantil
Sinopse | 
No dia 7 de julho de 1497, Lisboa estava nos preparativos para a saída das naus de Vasco da Gama rumo à Índia: enfeitavam-se as ruas, ensaiavam-se cantos, assava-se o porco e, como culminar do festejo, enforcavam-se dois bandidos. Imperava um clima de esperança e alegria, mas havia algo que unia aquele lindo porco que já rodava no espeto e aqueles dois tristes bandalhos: ambos iam morrer inocentemente para que a festa pudesse prosseguir. 
No entanto, a vida reservou-lhes uma última tentativa, quando o dedo grande do pé já mal chegava a tocar no estrado, chegou-lhes a boa nova de que poderiam ser homens livres se embarcassem com a frota do Vasco da Gama até à Índia e voltassem. É disto que o “Caminho Marítimo Para a Desgraça” fala - daqueles que através do seu infortúnio construíram os grandes feitos dos quais ainda hoje nos podemos orgulhar.

Ficha Artística e Técnica|
Produção DRA MAT
Direção artística e musical - Hugo Inácio e Telmo Ferreira 
Intérpretes - Hugo Inácio e Telmo Ferreira 
Desenho de luz - Club.e - Pedro Santos & Tadeu Silva 
VÍDEO ART - Bianca Ferreira
Duração | 60m
Classificação Etária | M/6 anos
Preço | 3€


22 de junho . 21h30
DUO CAMPOS - LUCIANO
Sinopse |
O trabalho de Luca Luciano tem sido descrito como “romântico, emotivo e tecnicamente soberbo”. Com um repertório que abrange mais de dois séculos de música ocidental, Luca é considerado um dos músicos mais versáteis de sua geração. Luciano apresenta novos trabalhos (ou suas composições ou músicas especialmente escritas / arranjadas para ele) e raramente tocava em alguns dos locais mais estabelecidos do Reino Unido, Europa e América. Ele é principalmente ativo como artista solo apresentando projetos originais através de concertos e recitais. A sua experiência inclui performances de TV e rádio, master-classes, cinco álbuns a solo, com orquestra e música de câmara. 
José Henrique de Campos é mestre em música pela Universidade de São Paulo. Foi convidado para diversos festivais, seminários e simpósios de violão no Brasil e no exterior, como o 24º Festival de Brasília, o 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão e o 1º Intercâmbio Brasil-França. Lançou dois álbuns aclamados pela crítica e tem levado a sua música regularmente pelo Brasil, América Latina e Europa. Nos últimos três anos a dupla tem-se dedicado a concertos tocando no St. Martin in the Fields em Londres, Cambridge University, Festival Internacional Guitarres en Picardie França e na Dinamarca para o Projeto LMS.

Ficha Artística |
Luca Luciano – Clarinete 
José Henriques Campos – Guitarra
Duração | 60m
Classificação Etária | M/6 anos
Entrada gratuita sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala 
Este espetáculo está inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural


Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário