quarta-feira, 12 de setembro de 2018

360º - Pode a polémica com Serena minar a luta feminista?; os bastidores e as negociações dos quatro dias de vida da taxa Robles; e o Estado da União

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o último debate do Estado da União com Jean-Claude Juncker como presidente da Comissão Europeia arrancou com um apelo forte: Parem de arrastar o nome da UE pela lama”, pediu Juncker no Parlamento, admitindo problemas de unidade, mas rejeitando responsabilidades. O Pedro Benevides está em Estrasburgo a seguir tudo em directo.

Ontem à noite, o PPE falhou o consenso para deixar cair, numa votação inédita, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Ele vitimizou-se, desafiou a UE e dividiu a direita europeia.





Outra informação relevante 

A taxa Robles teve vida curta: morreu em quatro dias de muita polémica. A estocada final foi dada por António Costa, mas na certidão de óbito Catarina Martins fez questão de revelar que o Governo já a andava a discuti-la há três meses. O Nuno Vinha e a Rita Tavares contam os bastidores e os pormenores das negociações de uma taxa sobre a qual PS, Governo e especialistas concordam: as mais-valias já são tributadas.

O dia foi um autêntico carrossel de declarações contraditórias. Primeiro o PS disse que votaria contra a taxa, depois o Bloco, via Mariana Mortágua, sublinhou que o Bloco manteria a proposta e pelo meio aconteceu isto:


Ainda na política, esta noite há Conselho Nacional do PSD onde Rio vai adiar a alteração dos estatutos. Os críticos temem a blindagem ao líder e dizem que "há pouca vontade de dialogar".

Há mais um arguido da Operação Marquês a requerer a abertura de instrução. Diogo Gaspar Ferreira, ex-diretor executivo do empreendimento de luxo Vale de Lobo, acusado de dois crimes de branqueamento e três de fraude fiscal, sustenta que não houve branqueamento e a fraude prescreveu

Ainda na Justiça, o Conselho Superior da Magistratura decidiu suspender, de novo, Fátima GalanteA magistrada, arguida na Operação LEX, foi agora suspensa por mais quatro meses.

Na Saúde, os hospitais estão a cobrar taxas moderadoras de forma ilegal nas pequenas cirurgias. A justificação é de que a prática se deve a uma insuficiência informática, mas uma deliberação da ERS recomenda a clarificação das normas. A notícia é da TSF.

Entre esta quarta-feira e a próxima segunda, todos os alunos têm de voltar à escola. Vão encontrar nove grandes mudanças no novo ano lectivo: a flexibilidade chega a todas as escolas, a Educação Física volta a contar para a média, as turmas serão mais pequenas, os manuais gratuitos para muitos alunos...

Mas o início do ano escolar ficou marcado pelo caricato episódio de confrontação entre Mário Nogueira e António Costa no meio da ruaO líder da Fenprof fez uma espera ao primeiro-ministro que visitava uma escola em Penacova e os dois envolveram-se num debate quentinho.

Para aquecer mais o debate, Assunção Cristas, em entrevista à RTP, diz que os professores foram "aldrabados" pelo Governo.


Todos os dias, cinco crianças são vítimas de crimes sexuais em Portugal. Os dados revelados pela PJ ao JN indicam que, do total de 1518 casos relacionados com crimes sexuais nos primeiros seis meses do ano, 885 foram com crianças e adolescentes.


Montepio ainda só recebeu das Misericórdias 91 mil euros dos 48 milhões previstos. A parceria com as instituições de solidariedade foi assinada em junho, mas o objetivo está longe de ser cumprido, escreve o Público.

No Brasil, Lula foi obrigado a atirar a toalha ao chão e desistiu da candidatura às eleições presidenciais. Com mais uma derrota na Justiça, o ex-presidente, que seguia à frente nas sondagens, saiu de cena e cedeu o seu lugar 'chapa 2', Fernando Haddad.

Já Jair Bolsonaro ouviu pela primeira vez o seu atacante justificar o esfaqueamento. Disse sentir-se "literalmente ameaçado" pelos discursos do candidato de extrema-direita.


Os nossos Especiais
Pode a polémica com Serena Williams minar a luta feminista? As opiniões dividem-se. E muito. A Marta Leite Ferreira falou com movimentos de defesa das mulheres e feministas conhecidos, juntou-lhe a visão de desportistas portuguesas e no fim não chegou a conclusão nenhuma. Uns afirmam que a luta não se faz "pela destruição de raquetes". Outros defendem que o árbitro foi mais rígido por Serena ser mulher.

Entretanto, os árbitros de ténis admitem mesmo boicotar Serena depois da polémica com Carlos Ramos.


A nossa opinião
  • José Manuel Fernandes escreve "Robles, Catarina, Rio – a mesma luta": "Não interessa perceber como funciona o mercado ou como melhorá-lo. Ao Bloco (e aparentemente também a Rio) só importa o discurso moralista e a aposta no preconceito contra quem faz bons investimentos".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Culpado por ser português": "Não interessa o que se passou no court de ténis. Para saber que Carlos Ramos é culpado basta ter dois dados em conta: 1º, Serena Williams é uma mulher negra; 2º, Carlos Ramos é um português branco".
  • Maria João Marques escreve "Finanças querem multar antipatia": "A Autoridade Tributária – filha dos governos de todos os partidos – é uma organização perigosa, com tiques totalitários, que ninguém para na voracidade de arrecadar – a bem ou à força – mais impostos".
  • João Marques de Almeida escreve "Brasil: a eleição entre o diabo que conhecemos e o diabo que não conhecemos": "Os dois candidatos à frente das intenções de voto são também os que têm a maior taxa de rejeição. É muito provável que acabe por ganhar o que for menos detestado por dezenas de milhões de brasileiros".
Notícias surpreendentes 


"Bohemian Rhapsody", o filme que retrata 15 anos da vida de Freddie Mercury, chega a Portugal em Novembro. A estreia vai ser em Wembley, onde os Queen fizeram história em 1985, e Rami Malek, o actor que interpreta Mercury, guardou a dentadura que o pode ajudar a ganhar um Óscar.

Na moda nacional, houve uma união há muito desejadaa ModaLisboa e o Portugal Fashion juntaram os trapinhos. Será o fim da rivalidade?

Para o fim uma sugestão: que tal conhecer o novo habitante do zoo de Lisboa? Trata-se de um simpático panda-vermelho bebé.

A atualidade com todas as notícias do dia continuará no Observador, E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário