O IX Encontro Ibérico de Enfermagem recebeu o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro), em parceria com o Ilustre Colegio de Enfermería de Cáceres, o IX Encontro Ibérico de Enfermagem irá decorrer no dia 19 e 20 de Outubro de 2018, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Para Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, “é uma honra este evento ter recebido o ilustre selo presidencial, facto que atribui um elevado grau de reconhecimento e importância a este Encontro que vai reunir Enfermeiros portugueses e espanhóis”.
Realizado bienalmente, fruto da relação de parceria estabelecida há vários anos entre a SRCentro e o Ilustre Colegio de Enfermería de Cáceres, o IX Encontro Ibérico de Enfermagem conta já com centenas de Enfermeiros inscritos.
O Encontro procura intensificar o contacto e a troca de experiências entre os profissionais de enfermagem da Região Centro (que engloba os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu – a área de abrangência da Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros) – e o Colegio de Enfermería de Cáceres (na Comunidade Autónoma Espanhola da Estremadura).
O programa deste Encontro irá debruçar-se sobre o ciclo de vida dos utentes que recorrem, todos os dias, às instituições prestadoras de cuidados de saúde. Além disso, também poderão ser submetidos pósteres científicos ligados ao tema do Encontro, havendo prémios para as melhores investigações.
Ricardo Correia de Matos sublinha que o “IX Encontro Ibérico de Enfermagem é um momento chave para a SRCentro da Ordem dos Enfermeiros porque nos permite, de dois em dois anos, a aproximação com os nossos parceiros de Cáceres. É um evento único no qual trocamos ideias e preocupações e tentamos alcançar soluções para os problemas vividos pelos enfermeiros, tanto em Portugal, como em Espanha. Além disso, o convívio que se estabelece enriquece-nos profissionalmente e contribui para a valorização do trabalho que, todos os dias, desenvolvemos junto dos nossos utentes”.