quinta-feira, 13 de setembro de 2018

360º- Porque estão os furacões a tornar-se umas ‘bestas’; Apple apresentou iPhone de 1300€ e um guardião da saúde; Rio processa mais um autarca do PSD

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o furacão Florence perdeu intensidade e desceu para categoria dois, mas as autoridades mantêm os avisos.
Aquele que se teme ser o furacão mais devastador das últimas décadas deve provocar ainda assim "cheias catastróficas" e afectar zonas onde vivem mais de dez milhões de pessoas. Nestas 51 fotos, pode ver como os norte-americanos se prepararam para a sua chegada.


O FMI reviu em baixa o crescimento do PIB português para 2,3% em 2018. O Fundo alerta ainda para vários riscos, caso não sejam adoptadas reformas significativas e pede um novo brilharete no défice.

Um membro da banda russa Pussy Riot foi internada por possível envenenamento. Pyotr Verzilov está em estado grave, perdeu a visão e a capacidade de falar.

Há mais uma suspeita sobre um doutoramento de um político em Espanha. Agora é o próprio chefe do Governo o visado: Pedro Sánchez é acusado de ter feito plágio, embora a Universidade o negue. O ABC garante que houve cópia, o El Mundo diz que a tese foi feita por um assessor e no El Espãnol escreve-se que estes últimos casos podem levar mesmo o país para eleições antecipadas.

Outra informação relevante 

Rui Rio vai avançar com mais um processo a um 'autarca' do PSD por endividamento. Depois do candidato à câmara da Covilhã, o visado é Ângelo Pereira, vereador de Oeiras e vice da distrital de Lisboa. Deixou cem mil euros de dívidas, com milhares gastos em brindes de campanha, como preservativos e ambientadores. Ele queixa-se de "perseguição" por ter apoiado Santana e não Rio. A notícia é do Rui Pedro Antunes.

À noite, no Conselho Nacional do PSDRui Rio falou directamente para os críticos: "Estou cheiinho de medo", disse. Mas, mesmo assim, o verniz começou a estalar e dominou toda a reunião. Ah, já me ia esquecendo, o presidente do PSD também anunciou uma proposta de combate à especulação imobiliária. 

Enquanto isso, Bloco e PS mantêm o braço-de-ferro sobre a 'taxa Robles'. Bloquistas e socialistas desmentiram-se mutuamente. Em conferência de imprensa marcada à última hora, o líder parlamentar do BE acusou António Costa e Carlos César de fazerem "jogo político". Antes, em entrevista à Lusa, César tinha insistido que a "proposta do Bloco nunca foi apresentada".

Noutros campos, o Instituto do Desporto também fez queixa por espionagem informática a investigações ao Benfica. A famosa toupeira consultou processo-crime sobre claques ilegais que acabou arquivado.

Um estudo da Entidade Reguladora da Saúde revela os vários erros dos serviços de saúde em Portugal. Há casos de quedas da cama, altas antecipadas e compressas esquecidas nos sítios menos apropriados

Depois do debate sobre o Estado da União (ou de desunião?), o Parlamento Europeu conseguiu uma aprovação inédita: a do relatório que condena o governo da Hungria por “risco manifesto de violação grave dos valores europeus”. Mas a votação de dois eurodeputados portugueses não podia ser mais surpreendente: o PCP votou contra; Marinho e Pinto absteve-se

Azeredo Lopes continua sem ter certezas de nada sobre Tancos. No Parlamento disse que não sabia se todo o material roubado foi ou não recuperado. O PSD pressionou-o e admite voltar a chamá-lo para mais esclarecimentos: "Mentiu ou mentiram-lhe?", perguntou.

Ainda no Parlamento, Governo, PSD e CDS trocaram culpas pelo estado da ferrovia"Se tivessem comprado comboios em 2012, estavam a chegar agora", acusou o ministro Pedro Marques. E porque não os compraram vocês em 2016?, contestou o PSD.

As suspeitas na reconstrução de casas de Pedrogão Grande levou ontem a PJ a fazer buscas na câmara. Mas o autarca Valdemar Alves garantiu de novo que todas as casas são de primeira habitação e que não “não houve desvios” nem “compadrios". A última frase com que justificou a sua defesa é que deixou mais dúvidas: é uma terra onde são todos "primos e primas", disse (?). 


O Papa Francisco convocou uma reunião inédita com os líderes da Igreja de todo o mundo para discutir o escândalo dos abusos sexuaisO encontro decorrerá na cidade do Vaticano entre 21 e 24 de fevereiro de 2019. Ontem soube-se que só na Alemanha foram registados 3.776 casos de abuso sexual de menores entre 1946 e 2014.

federação de futebol espanhola quer contar com Portugal para co-organizar o Europeu de 2028. A última vez que Espanha organizou um Europeu ou um Mundial foi já em 1982. Portugal recebeu o Euro 2004.

Os nossos Especiais
Bento dos Santos é um dos maiores especialistas (e agora produtor) de vinhos em Portugal. Mas é também engenheiro químico, trader de metais, enófilo, um dos maiores gastrónomos nacionais e o homem que ajudou a lançar o chef José Avillez. Em mais uma conversa nas Summer Sessions do Observador falou de todos esses temas com o Diogo Lopes (apreciando um dos seus brancos reserva). Pode ver o resumo da conversa neste vídeo.

A nossa opinião
  • Maria João Avillez escreve "As cidades capturadas": "Um dia Veneza será afogada pelos turistas, Barcelona fechará as portas, o Monte de São Michel soçobrará, Roma sucumbirá. E Florença talvez já tenha colapsado sem que ainda não se tenha dado por isso".
  • Helena Garrido escreve "E se fosse proibido mudar impostos todos os anos?": "Todos os anos, por esta altura, vive-se em estado de susto. Exagero? Nem por isso, pelo que criar um limite para alterar impostos contribuiria para a disciplina financeira e o crescimento da economia".
  • Miguel Pinheiro escreve "Ganhar dinheiro? Só pouco e devagarinho": "Catarina Martins e Rui Rio estão de acordo: quem se atreve a ganhar muito dinheiro muito depressa deve ser condenado ao tipo particular de Inferno que está reservado a alvos da Autoridade Tributária"
  • Paulo Tunhas escreve "Os idiotas polivalentes": "A sociedade, para o idiota polivalente, é uma superfície lisa onde todas as diferenças não apenas são artificiais (como, em certa medida, de facto o são), mas também elimináveis da primeira à última".
  • Miguel Moreira Rato escreve "Descongele-se a Educação": "A criação de caminhos alternativos para o acesso ao ensino irá criar apetência pela profissão de professor e gerar uma educação mais inclusiva. Este é um debate que deve arrancar o quanto antes". 
Notícias surpreendentes 
A comédia romântica “Do Jeito que Elas Querem", de Bill Holderman, é o destaque das estreias nas salas de cinema. O Eurico de Barros diz que não consegue estar à altura do quarteto de veteranas atrizes que a interpreta e dá-lhe duas estrelas. Mas há outras opções para ir ver.

A morte de Paulo Macedo apanhou o mundo da moda portuguesa desprevenido. Referência do styling, durante anos diretor criativo da Vogue Portugal, o Mauro Gonçalves recorda a sua herança: "Prefiro ver uma pessoa com mau gosto, do que uma pessoa sem gosto nenhum”, costumava dizer.

Três novos iPhones e um Apple Watch inovador. Foram estas as principais novidades apresentadas por Tim Cook no grande evento anual da marca. Sem grandes surpresas, a maior foi mesmo o preço dos telemóveis: teremos o iPhone com o maior ecrã de sempre, mas que será também o mais caro de todos os tempos.


Para se manter actualizado o resto do dia ou ler boas histórias é só passar pelo Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário