quarta-feira, 31 de outubro de 2018

360º- 7 respostas sobre mais uma greve a parar os comboios; 5 momentos que marcaram a era Merkel e quem se lhe segue; e o debate do OE em versão bolso

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... acordo entre sindicatos e o Governo falhou e a greve da Infraestruturas de Portugal manteve-se. O que significa que hoje, em véspera de feriado e de possível fim-de-semana prolongado, não haverá comboios nem serviços mínimos, as alternativas estão lotadas e o trânsito ficará caótico. Sete perguntas e respostas para perceber mesmo o que se vai passar (e promete um dia bem complicado).


Luís Filipe Vieira saiu em defesa da continuidade de Rui Vitória no Benfica depois do vídeo em que é apanhado a tentar 'vendê-lo' ao Everton. Em entrevista à TVI, disse que não queria a saída do técnico, mas não "corta as pernas a ninguém" e que por ele Vitória fica até ao fim do contrato. O presidente garantiu ainda que se demite caso se provem os casos de corrupção no clube, ao mesmo tempo que anunciava a recandidatura.

A cristã paquistanesa condenada à morte por blasfémia no Paquistão vai ser libertada. Presa desde 2009, Asia Bibi foi absolvida pelo Supremo Tribunal. Mas já há protestos nas ruas.

Foram descobertas baterias em risco de explosão nas trotinetes elétricas que invadiram Lisboa. A Lime, a startup norte-americana de bicicletas e trotinetes partilhadas, tirou milhares das ruas depois devido ao risco de explodirem e pegarem fogo, segundo o Washington Post.

Outra informação relevante 
Jair Bolsonaro foi ontem a um culto evangélico onde admitiu algumas fraquezas"Não sou o mais capacitado para as funções, mas Deus capacita os escolhidos", disse o novo Presidente eleito do Brasil.

Ainda no Brasil, Sergio Moro, o juiz que mandou prender Lula e lidera o caso Lava Jato, está a reflectir se aceita ser ministro da JustiçaMas já um nome garantido na Economia: Paulo Guedes, um "Chicago boy", ultra-liberal e defensor do Estado mínimo.

Está confirmado: não havia mesmo material a mais nas caixas recuperadas do material roubado em Tancos mas sim a menos. No documento enviado para o Parlamento, confirma-se que estão em falta cinco granadas e mais de 30 cargas de explosivos. Finalmente é possível comparar as listas. Mesmo assim, o CDS diz que não correspondem às que o governo já tinha divulgado.

O fisco deu no ano passado benefícios no valor de 2,5 milhões de euros distribuídos por mais de 35 mil contribuintesA EDP levou a maior fatia: 108 milhões, sobretudo com isenção sobre o imposto dos combustíveis, escreve o CM.

A Agência Portuguesa do Ambiente quer destruir o polémico Edifício Transparente no Porto. Ao edifício, construído em 2001, quando a cidade foi capital europeia da cultura, juntam-se mais 34 marcados como destruidores das dunas entre Caminha e Espinho, diz o JN.


Marcelo fez ironia e admitiu pela primeira vez um segundo mandato presidencial... graças à Web Summit. Mas na verdade o tabu da recandidatura já tem pelo menos 13 versões
 
A taxa de desemprego subiu em Agosto pela primeira vez desde Fevereiro de 2016Está agora em 6,9%.

A prisão de Lisboa vai encerrar até 2020. Mas há um diferendo: os valiosos terrenos podem dar lugar ao novo Campus da Justiça, como quer o Governo, ou à construção de casas e hotéis por privados, como prevê o Plano de Pormenor da Câmara de Lisboa.

É mais uma medida polémica de Trump. O presidente dos EUA planeia abolir os direitos de cidadania às crianças cujos pais não sejam norte-americanos.

Na Alemanha um enfermeiro admitiu em julgamento ter assassinado 100 doentesProvocava-lhes overdoses para depois os tentar salvar e assim impressionar os colegas.
 
Os nossos Especiais
Em mais de 10 anos no poder, Merkel deixou uma marca profunda na Alemanha e na Europa. Agora que a chanceler anunciou a saída, estamos perante o fim de uma era? E há vida depois dela? A Cátia Bruno procura responder.

Os pobres, o Opus Dei, o Vaticano II e o Grupo da Luz. Na pré-publicação do livro "Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente dos afetos", vários relatos mostram o lado católico do chefe de Estado, a vida de fé de Marcelo.


A nossa opinião
  • Maria João Marques escreve "Bolsonaro, Trump e a alma da direita": "Esta nova direita pode ter sucesso eleitoral, mas é bom lembrar o que Santo Inácio de Loyola disse a São Francisco Xavier para o levar a ser jesuíta: o que te vale ganhares o mundo se perderes a alma?".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve "António Costa de parabéns": "António Costa domesticou o principal foco de populismo em Portugal, o Bloco de Esquerda, transformando-o num partido institucional. Daqueles que se curvam perante a realidade".
  • Eu escrevo "Não, Isabel não podia estar a pintar as unhas no Parlamento": "Podem dizer que é um fait divers no meio de tanto assunto sério sobre o país. Pois é exatamente por isso que ela não podia estar a fazer o que estava. A futilidade é um tremendo sinal de desrespeito".
  • Nuno Crato escreve "Nunca tinha ido a Moscovo": "Na última edição do estudo TIMSS, em 2015, os nossos estudantes passaram à frente de 36 países, incluindo a Finlândia! Como é possível ter passado à frente do país modelo da educação europeia?".
  • André Abrantes Amaral escreve "É fácil ser de esquerda em Portugal": "Ser de esquerda em Portugal é demasiado fácil porque se diz o que vem à cabeça sem que daí se retirem quaisquer consequências. É fácil, mas também perigoso".
  • Alexandre Borges escreve "De como Bolsonaro pode salvar o mundo": "Onde não se fala explicitamente de “Farenheit 541”, mas onde se defende, nas entrelinhas, que ler continua a ser das melhores ideias para matar fascistas".
  • Teresa Cunha Pinto escreve "O Brasil é uma lição": "O Brasil é uma lição que nos mostra até onde o desânimo é capaz de levar uma nação. Até onde vai a capacidade de revolta das pessoas quando nenhuma solução as faz acreditar que a mudança é possível".
Notícias surpreendentes 
O gangster que inspirou filmes como “The Departed -Entre Inimigos” ou “Jogo Sujo” foi encontrado morto na sua cela numa prisão da VirginiaJames "Whitey" Bulger, condenado por 11 homicídios, tinha chegado um dia antes à cadeia e há suspeitas de envolvimento da máfia. Jack Nicholson interpreta-o magistralmente sob direção de Martin Scorsese.

Hoje estreia o novo filme de Michael Moore. Em “Fahrenheit 11/9” retrata Donald Trump como um Hitler em potência e os seus eleitores como um conjunto de supremacistas brancos, grunhos e malucos por armas. Henrique de Barros dá-lhe 1 estrela.

A Apple apresentou ontem mais quatro novidades depois de ter revelado os iPhone XHá um MacBook Air, um Mac Mini e dois iPad Pro sem botões com um ecrã de canto a canto.

Na concorrência há o Huawei Mate20 Pro, um smartphone que começa inovar e não só a imitar. Fica a análise em 7 gifts àquele que pode ter sido o melhor lançamento do ano, segundo o Manuel Pestana Machado.

Há sete lojas novas em Lisboa e no Porto que chegam mesmo a tempo do NatalTêm moda portuguesa, peças de designers internacionais, malhas italianas e jóias feitas aquém e além-fronteiras.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem a partir de hoje uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium
Boa quarta-feira, bom feriado e até sexta
(e em noite de bruxas, conheça a verdadeira história do Halloween)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário