Em pleno período niilista da cultura ocidental, no qual os valores, convicções, sentidos e «porquês» parecem desvalorizados, conheça os pensamentos de Martin Heidegger, um dos maiores filósofos do século XX em Estudos sobre Heidegger, um livro de Mafalda de Faria Blanc.
O nome do filósofo alemão Martin Heidegger continua a gerar controvérsia. Desde logo pela filiação no Partido Nazi, de Adolf Hitler, da qual nunca se desculpou. Depois pelo profético desvelamento poético da verdade, que reabre um novo começo da história, em oposição ao niilismo que reina na sociedade ocidental desde o início do século XX.
Da sua Ontologia, corrente de pensamento que situa o ser humano num contexto de ser-para-a-morte, resulta uma divergência: se por um lado os chamados filósofos continentais observam a sua obra como um marco de inovação, por outro os filósofos analíticos rejeitam o seu pensamento.
Mafalda de Faria Blanc, professora de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê em Martin Heidegger a sua maior referência, motivo pelo qual se tem vindo a especializar na obra do alemão desde a década de 1980. O percurso filosófico da autora assenta no estudo da Ontologia, da Metafísica e da História da Filosofia.
Da admiração pela obra do filósofo alemão, nasce Estudos sobre Heidegger, um livro que analisa a evolução diacrónica da ontologia de Heidegger ao longo de três grandes períodos: o da Analítica existencial, o da História do ser e o da Topologia do ser.
Sobre Martin Heidegger, Mafalda de Faria Blanc já publicou: O Fundamento em Heidegger, Introdução à Ontologia, Metafísica do Tempo,Estudos sobre o Ser I e II e Crise de Sentido e Tarefa do Pensar.
Um livro com a chancela Guerra & Paz, essencial para quem estuda filosofia.
Estudos sobre Heidegger
Mafalda de Faria Blanc
Não Ficção / Filosofia
344 páginas · 15x23 · 18,00€
Nas livrarias a 16 de Outubro
Guerra e Paz, Editores
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 213 144 488
Nenhum comentário:
Postar um comentário