quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Dador de Medula Óssea

PST assinala Dia Mundial com cerimónia de agradecimento.
No âmbito das comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) celebra o Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, que se assinala a 15 de setembro.
Esta iniciativa decorre em Lisboa, no Museu da Carris, pelas 17 horas, e consiste numa cerimónia de agradecimento a todos os dadores de células para transplantação que, de forma efetiva, já contribuíram para salvar uma vida.
O IPST pretende, deste modo, manifestar o seu agradecimento a todos os dadores efetivos e também àqueles que, uma vez inscritos no CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão), aguardam pela oportunidade de um dia serem chamados para salvar a vida de um doente.
Por todo o mundo diversos países assinalam esta efeméride das mais diferentes formas, partilhando o lema comum da Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (World Marrow Donor Association) – «Obrigado, dador!» -, reconhecendo e agradecendo a todos os homens e mulheres que, pelo mundo inteiro, doaram as suas células para salvar vidas.
Portugal, além de ter um dos maiores registos do mundo, já conta, neste momento, com 995 dádivas efetivas de células para doentes portugueses e estrangeiros, o que, com as novas colheitas já agendadas, permitirá ultrapassar as mil dádivas durantes as próximas semanas.

 Consulte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário